Marca Maxmeio

Notícias

Aconteceu na noite de ontem, terça-feira, 7 de novembro o jantar de confraternização da diretoria, coordenadores, conselheiros e convidados da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). A Federação, juntamente com a Feapaes/RN e Apae Natal, realiza a partir de hoje o 26 Congresso Nacional das Apaes.

 

SOBRE O EVENTO:

O 26º Congresso Nacional das APAES, que começa hoje e segue até a próxima sexta-feira (10) no Centro de Convenções de Natal, vai debater direitos e inclusão das pessoas com deficiência e reunirá cerca de três mil pessoas. Simultaneamente ao congresso será realizado o 7º Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família – evento que reúne especialistas, coordenadores das Apaes e pessoas com deficiência para discussão de ideias e proposição de ações que melhorem a vida daqueles que vivem em situação de deficiência.

 

A abertura oficial do congresso acontece nesta quarta (8), a partir das 19h30, no Centro de Convenções de Natal. Abordando o tema central “APAE 60 anos: celebrando conquistas, assumindo novos desafios”, a programação, com cursos, palestras e mesas-redondas, contará com a participação de renomados especialistas de todo o Brasil que vão tratar de assuntos relacionados à Saúde, Educação e Assistência Social das pessoas com deficiências intelectual e múltipla, como também discutir os avanços conquistados pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – ao longo desse período e os desafios futuros para a Instituição.

Entre os temas que serão abordados: Conquistando a inclusão social por meio do trabalho, emprego e renda: experiências de sucesso; Violência e violação de direitos contra a pessoa com deficiência; Neurociências e desenvolvimento humano: diálogo com a deficiência; Família e autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla; Políticas Públicas: Diálogo intersetorial para atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla; A arte e a pessoa com deficiência: intelectual e múltipla; A inclusão de alunos com deficiência intelectual e múltipla e autismo: mediação e tecnologia; Práticas pedagógicas inovadoras; Envelhecimento e aprendizado e Acessibilidade e lazer.

O Congresso é o maior evento do Movimento Apaeano e reúne milhares de pessoas a cada três anos em um estado brasileiro para o compartilhamento de métodos e conhecimentos, teóricos e práticos.

O 26º Congresso Nacional das APAES é uma realização da Federação Nacional das APAES – Fenapaes; Federação das APAES do Rio Grande do Norte – Feapaes-RN; e da Associação dos Amigos dos Excepcionais de Natal (APAE Natal), em parceria, no tocante à organização científica, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que também chancelará os certificados dos congressistas.

PROGRAMAÇÃO:

08/11

19h30 – solenidade de abertura

09/11 – *palestras e cursos*

8h00 – Apae 60 anos: celebrando conquistas, assumindo novos desafios.

10h00 – Neurociências e desenvolvimento humano: diálogo com a deficiência

10h00 – Envelhecimento e Aprendizado ao longo da vida.

14h00 – Violência e violação dos direitos contra a pessoa com deficiência.

14h00 – Vida Afetiva, gênero e sexualidade da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

14H00 – Práticas pedagógicas inovadoras para aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla

14h00 – Capacidade legal e tomada de decisão apoiada com base na Lei Brasileira de Inclusão

14h00 – Grandes conquistas, novos desafios: protagonismo das pessoas com deficiência

14h00 – Gestão e responsabilidade socioambiental

14h00 – Atendimento educacional especializado: experiência de CAEE

14h00 – As práticas corporais e a pessoa com deficiência: da inclusão na escola ao esporte de rendimento

14h00 – O papel do profissional de saúde no atendimento interdisciplinar com deficiências intelectual e múltipla: desafios e possibilidades

14h00 – A arte e a pessoa com deficiências intelectual e múltipla

10/11 – palestras e cursos

8h00 – A pessoa com deficiências intelectual e múltipla e o desenvolvimento ao longo da vida

11h00 – As perspectivas atuais do emprego apoiado para pessoas com deficiência intelectual na Espanha

11h00 – Neurorrelacionamentos multifocais com foco no rendimento escola

14h00 – Acessibilidade e lazer para a pessoa com deficiência no Brasil: realidade ou utopia?

14h00 – Deficiência múltipla no contexto da educação escolar

14h00 – A inclusão de alunos com deficiência intelectual e múltipla e autismo: mediação e tecnologia

14h00 – Tecnologia Assistiva

14h00 – Família e autonomia da pessoa com deficiências intelectual e múltipla

14h00 – Conquistando a inclusão social por meio do trabalho, emprego e renda: experiências de sucesso

14h00 – Políticas públicas: diálogo intersetorial para atenção à pessoa com deficiências intelectual e múltipla

14h00 – Modelo de avaliação biopsicossocial: Índice Brasileiro de Funcionalidade (IFBR)

14h00 – Resiliência e subjetividade em tempos atuais

14h00 – Gestão do terceiro setor

17h00 – cerimônia de encerramento
*
7º FÓRUM NACIONAL DE AUTOGESTÃO, AUTODEFENSORIA E FAMÍLIA*

O Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família é realizado desde 2001, a cada três anos, em paralelo ao Congresso Nacional das Apaes. O evento é o um desdobramento do Programa Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família presente em todas as Apaes do Brasil. Ele tem o objetivo de abrir espaço para que as próprias pessoas com deficiência debatam ideias e proponham iniciativas que façam parte da realidade que enfrentam diariamente.

A ideia é estimular o desenvolvimento da independência e autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, nas mais distintas áreas da vida cotidiana, bem como formá-las quanto aos seus direitos sociais e civis. Como resultado desse esforço, cada vez mais a própria pessoa com deficiência tem assumido a defesa de seus direitos e lutado pela melhoria da sua qualidade de vida.

O Fórum congrega ainda um casal de autodefensores de cada estado brasileiro, eleito em suas etapas, municipal e estadual, para que na etapa nacional tenha a oportunidade de ser eleito Autodefensor Nacional.

O Autodefensor Nacional tem o papel de ouvir os anseios observados pelos Autodefensores estaduais e das Apaes, levar essas demandas ao conhecimento do Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), propor ideias que ajudem a enfrentar essas adversidades, além de fiscalizar e garantir os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em busca da inclusão.

Ao final do evento é redigida uma carta de propostas para o avanço de diversos temas, com destaque para saúde, educação e assistência social, que é encaminhada para todos os órgãos de governo, conselhos e organizações privadas ligadas ao tema.

SERVIÇO

26º Congresso Nacional das Apaes / 7º Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família
Local: Centro de Convenções de Natal
Data: 8 a 10 de novembro de 2017
Realização: Fenapaes; Feapaes/RN e Apae Natal
Site: http://congresso.apaebrasil.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores