Marca Maxmeio

Notícias

Seu Inácio. Personagem/Cinema

 

Seu Inácio. Personagem/Cinema

Por Mariane Zendron
Do UOL, em São Paulo

Quem já passou pelo centro de Natal (RN) pode ter reparado na banca 7ª Arte, famosa por vender filmes raros e pirateados. Para os clientes do local, tão importante quanto os cineastas Jean-Luc Godard e Ingmar Bergman é Seu Inácio Magalhães de Sena, 75 anos. Ele não é funcionário da banca, mas está lá todas as segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, dando dicas de cinema a qualquer um que estiver interessado.

Ex-funcionário dos Correios e ex-arquivista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Seu Inácio, que só estudou até a quarta-série, afirma ter visto mais de 20 mil filmes. E, como tanto conhecimento dificilmente poderia ser guardado somente na memória, traz consigo cadernos com anotações sobre a maioria das películas que viu –ao lado do item 16.165 de um dos cadernos, por exemplo, lemos o título “118 Dias” (2014), com Gael García Bernal, classificado como “bom” pelo cinéfilo.

Graças à fama que conquistou na cidade e ao seu amor pelo cinema, Seu Inácio acabou se tornando, ele mesmo, tema de um filme. Virou personagem do documentário em curta-metragem “Sêo Inácio (ou o Cinema do Imaginário)”, primeira produção potiguar a ser selecionada para o Festival de Gramado, que neste ano será realizado entre 7 e 15 de agosto.

Leia matéria completa em www.uol.com.br

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores