Marca Maxmeio

Notícias

Os festejos juninos tomaram conta do Rio Grande do Norte e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, realizou um trabalho de inspeção e manutenção para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico potiguar e garantir o brilho, a energia e a segurança em todas as regiões do estado.

 

Batizada de “Operação Festas”, a ação mobilizou diversos setores da concessionária potiguar e concentrou-se, principalmente, naqueles municípios onde há eventos de maior porte tais como Mossoró, Natal e Assu (confira mais detalhes abaixo).

 

De forma geral, a Cosern realizou:

 

  • Inspeção visual e termográfica nas subestações e linhas de transmissão que suprem os maiores centros urbanos do Estado;
  • Inspeção visual e termográfica nos alimentadores que atendem áreas de concentração turística;
  • Revisão preventiva dos equipamentos telecomandados da rede de distribuição;
  • Revisão preventiva nas três subestações móveis que ficam estacionadas e de sobreaviso em Natal, Caicó e Mossoró;
  • Poda de árvores quando necessário; e
  • Reforço das equipes de plantão.

 

Mossoró:

A Cosern fez inspeção visual e termográfica em 3,5 quilômetros da rede elétrica com auxílio de um veículo especial para identificar possíveis pontos quentes e prevenir ocorrências. No total, a rede elétrica do município passou por 20 manutenções preventivas com vistas às festividades.

 

Além disso, a Cosern substituiu cerca de 1.000 metros da rede elétrica na região dos festejos por multiplexada (protegida), uma tecnologia que convive melhor com o meio ambiente, evita poda de árvores, reforça a confiabilidade do sistema e o nível de segurança do fornecimento.

 

Durante três dias da semana passada, uma Unidade Móvel de Atendimento da Cosern ficou à disposição dos comerciantes que vão montar suas barracas nas festas para agilizar os pedidos de ligações provisórias. Durante a realização dos eventos, equipes de plantão da Cosern vão inspecionar e desativar ligações clandestinas (o popular “gato”) que por ventura sejam identificadas.

 

Somente este ano, 07 pessoas já foram presas em flagrante pela polícia em todo estado por causa das ligações clandestinas. Além de ser crime, a infração coloca em risco a vida das pessoas nas proximidades e poder provocar queima de equipamentos e perturbações no fornecimento de energia. O volume recuperado pela Cosern com as ações de fiscalização de janeiro até maio daria para abastecer, por exemplo, um município do porte de Patu durante um ano.

 

Natal:

Na capital potiguar, os festejos se concentram nas áreas externa do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, e da Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova. Na Zona Norte, a Cosern inspecionou 18 quilômetros da rede elétrica e fez a poda de 19 árvores, além de substituir 1,2 quilômetros da rede elétrica pelo tipo “Space”, mais compacta.

 

Para reforçar o fornecimento na região da Arena das Dunas, a Cosern fez uma inspeção termográfica na Subestação Elétrica Lagoa Nova e nos circuitos de alimentadores e sistemas da região, além da poda de 16 árvores. Nessa região, haverá uma concentração de shows de grande porte no período de 12 a 16 de junho, mas a programação junina segue até o final do mês com a realização do festival de quadrilhas.

 

Assu:

Na maior cidade da região do Vale, os grandes shows acontecerão na praça central da cidade no período de 14 a 24 de junho. A Cosern realizou no município a inspeção termográfica de 4,5 quilômetros da rede elétrica e realizou a poda das árvores no entorno do local dos festejos juninos.

 

Dicas de segurança Cosern para o período junino:

 

  • Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.
  • Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.
  • Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.
  • Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
  • Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

 

Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:

  • Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.
  • Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores