Marca Maxmeio

Notícias

 

Emoção marcou a entrega de medalhas e menção honrosa no segmento da cultura potiguar

Por Celso Amâncio

Uma noite dedicada a personalidades que contribuem para a cultura do Rio Grande do Norte. Assim foi a quarta-feira, 19 de dezembro, no Teatro de Cultura Popular (TCP), quando a Fundação José Augusto e o Conselho Estadual de Cultura concederam as medalhas Deífilo Gurgel e Alberto Maranhão a 12 homenageados.

Depoimentos emocionados, o legado e a trajetória dos homenageados no segmento cultural, atraiu atenção da plateia e arrancou aplausos durante a festa de premiação, conduzida pelo presidente da Fundação José Augusto, jornalista Amaury Júnior e pela Secretária Chefe da Casa Civil do Governo do RN, Tatiana Mendes Cunha, que na ocasião representou o Governador Robinson Faria.

Homenageado com a Medalha Deífilo Gurgel, o sebista/editor Abimael Silva, fundador da editora Sebo Vermelho, com mais de 500 livros lançados em quase 33 anos de existência foi um dos homenageados com a Medalha Deífilo Gurgel. Emocionado, ele agradeceu a homenagem, falou um pouco de sua vida de sebista e destacou que será muito grato por toda vida pela indicação para receber a medalha.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, o médico e escritor Iaperi Araújo e pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, Ormuz Barbalho Simonetti. O IHGRN é a mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte.

O jornalista Paulo Macedo foi homenageado na ocasião com uma Menção Honrosa. Outra condecoração igual foi entregue na noite anterior em Mossoró ao governador Robinson Faria, durante a festa de inauguração da reforma do Teatro Lauro Monte Filho-o mais importante templo da cultura mossoroense.

As duas medalhas são consideradas as mais importantes comendas culturais do estado do Rio Grande do Norte, sendo um reconhecimento importante do legado de grandes exemplos para a cultura do Estado e do Brasil. Presente ao evento, a Secretária Estadual de Educação e Cultura, Claudia Santa Rosa também compôs a mesa de autoridades e ao final da solenidade parabenizou os homenageados.

Homenageados:

Medalha Deífilo Gurgel:

Abimael Silva
Daliana Cascudo
Dimas Carlos
Gutemberg Costa
Olímpio Maciel
Vatenor de Oliveira

Medalha Alberto Maranhão:

Diana Fontes
Fernando Luiz
Linus Lerner
Monsenhor Pedro Ferreira
Sônia Santos
Zilda Lopes Rêgo

Menções Honrosas:

Governador Robinson Faria
Jornalista Paulo Macedo

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores