Marca Maxmeio

Notícias

A novidade deste ano é a categoria Pérolas do RN, que visa promover o turismo do Estado potiguar

 

A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (Finc) abriu inscrições para três mostras competitivas. Além do Concurso de Curtas-Metragens de 15 minutos com temática livre e do tradicional Festival de Curtas de 1 minuto, que este ano tem a temática ‘Mulheres’, a novidade é a mostra competitiva, também de 1 minuto, com a temática Pérolas do RN, com objetivo de promover as belezas naturais do Estado potiguar.

 

O Finc tem apoio do Governo do Estado, por meio da Setur RN e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), que incentivaram a criação da nova categoria competitiva do Festival. “A ideia do apoio ao Festival e desta mostra é fazermos uma ponte entre cultura, economia e turismo. O turista que visita nosso Estado sempre procura algo além do Sol e Mar. E esse festival é potencial para divulgarmos o que temos de melhor”, destacou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

 

As inscrições permanecem abertas até 10 de novembro e podem ser feitas pelo site www.fincbf.com , onde se encontra também o regulamento completo. Uma curadoria será responsável pela seleção dos melhores em cada categoria. O Finc acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com telão instalado na Baía e acesso livre ao público. A programação completa ainda será divulgada, mas conta também, além das mostras de filmes, com oficinas gratuitas.

 

PÉROLAS DO RN

 

Os vídeos de 1 minuto, filmados em qualquer plataforma digital, podem retratar novos ou já conhecidos recantos turísticos do Rio Grande do Norte. Os dez selecionados serão exibidos durante os dois dias do Finc, também serão veiculados no site da Setur RN, no canal 100 da Cabo Telecom e ainda no mais importante festival de cinema independente da Europa, o Off Camera 2019, promovido na Polônia. E o autor dos três melhores será premiado com fins de semana em hotéis do RN e passeio de buggy.

 

MULHERES E MOSTRA POTIGUAR

 

Assim como a categoria Pérolas do RN, os vídeos de 1 minuto com temática sobre Mulheres (apta à exibição pública e sem manifestações partidárias, religiosas, racistas ou de gênero) e com a Mostra de filmes de até 15 minutos terão seus dez melhores vídeos exibidos no Festival de Cinema Off Camara, na Polônia, durante a mostra especial de cinema brasileiro, e o autor dos filmes vencedores em cada categoria também participará do festival, com todas as despesas pagas e acesso a toda uma programação voltada ao cinema e ao turismo da capital polonesa, a Cracóvia.

 

Além do apoio da Setur RN e da Emprotur, o evento tem realização da GREMI Film, com patrocínio da Cosern e a Cabo Telecom por meio da Lei Câmara Cascudo; Governo do Estado, Fundação José Augusto e Dragmor Brasil. O festival conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Projeto Eco Estrela, Associação do Empresários de Baia Formosa, Sterbom, Marazul, Michelletour. Em cooperação com IFRN e Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

 


Papo Cultura Assessoria de Imprensa
Sergio Vilar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores