Marca Maxmeio

Notícias

A Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil, realizará visitação pública neste sábado (13) e domingo (14) no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal. O navio regressa ao Brasil após permanecer seis meses como Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

O deslocamento para a missão foi iniciado em 4 de agosto de 2018, levando a bordo 200 militares comandados pelo Capitão de Fragata Cláudio Henrique Teixeira Correia, incluindo um destacamento aéreo embarcado, para operar com a aeronave orgânica Super Lynx, e um grupo de Fuzileiros Navais.

A missão no Líbano ocorreu de 15 de setembro de 2018 a 15 de março de 2019, quando a Fragata “Liberal” foi substituída por outro navio da Marinha do Brasil, a Fragata “União”.

Como Navio-Capitânia da FTM-UNIFIL, a Fragata “Liberal” socorreu, em outubro do ano passado, 31 refugiados de um barco à deriva na Costa do Líbano. Entre os socorridos estavam mulheres e crianças que estavam sem comida e água há três dias. Os passageiros, bastante debilitados, informaram que eram sírios, e que estavam tentando chegar ao Chipre.

Desde 2011, a FTM-UNIFIL é comandada por um Almirante brasileiro, atualmente o Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland, e é composta, além do navio brasileiro, por navios da Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia.

A FTM-UNIFIL foi criada em outubro de 2006, para apoiar a Marinha Libanesa no monitoramento de suas águas territoriais, visando a impedir a entrada de armas ou materiais relacionados não autorizados, sendo esta a primeira e única Força-Tarefa Marítima da Organização das Nações Unidas.

Após desatracar do Porto de Beirute, no Líbano, no dia 16 de março, a Fragata “Liberal” passou pelos portos de Valência (Espanha), Las Palmas (Espanha) e Natal para reabastecimento e manutenção logística de rotina.

Serviço

Evento: Visitação pública da Fragata “Liberal

Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Natal

Data: 13 e 14 de abril

Horário: 14h às 17h

Entrada: Gratuita

Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.


Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval

 

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores