Marca Maxmeio

Notícias

O governador Robinson Faria, ao lado da secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, da reitora da UFRN, Ângela Paiva inauguram, na próxima segunda-freira (19) a Rede Giga Metrópole, projeto que oferece internet banda larga para 346 escolas públicas do Estado. O evento contará com a presença do ministro da Educação, José Mendonça Filho, do diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões da Silva e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio de Sousa Pinheiro. O lançamento acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep) a partir das 10h.

Todas as escolas públicas de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíbajá estão utilizando a internet em alta velocidade, somando 346 instituições de ensino. O projeto é uma parceria entre o Instituto Metrópole Digital, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e o Ministério da Educação (MEC), sendo este responsável pelo financiamento. No total, foram investidos no Rede Giga Metrópolemais de R$ 11 milhões, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a SEEC.

Até dezembro de 2012, segundo estudo publicado pelo instituto Metrópole Digital da UFRN metade das escolas públicas da região metropolitana de Natal não possuíam conexão com internet e a outra metade tinha acesso somente a uma banda média de 370 kbps. A partir desta constatação, foram iniciados entendimentos entre SEEC, UFRN através do Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Ministério da Educação com o objetivo de conectar, através de uma rede de alta velocidade, todas as escolas públicas da região metropolitana de Natal.

 

A solução encontrada foi a criação da rede Giga Metrópole, uma extensão de uma rede metropolitana anterior chamada de Rede Giga Natal, de onde foi compartilhado o uso de um par de fibras ópticas, cedido pela RNP ao Governo do Rio Grande do Norte visando implantar uma rede corporativa de alta velocidade interligando os diversos setores de interesse do governo.

 

Atualmente, graças ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) a maioria da gestão da educação estadual tem sido realizada de forma informatizada, iniciando uma nova fase onde está sendo possível acompanhar indicadores, o monitoramento da evolução dos estudantes e a atuação de professores e escolas. Apesar disso, como o SIGEDUC só funciona em ambiente web, até a criação do Giga Metrópole ainda existiam diversas fragilidades nas escolas em relação ao uso desse sistema.

 

Para a interligação física das diversas escolas da rede pública de ensino ao backbone (espinha dorsal) da Rede Giga Metrópole foram implantadas redes de acesso utilizando tecnologia óptica e sem fio. Todo o procedimento para implantação da Rede e dos laboratórios de ensino foram conduzidos pelas equipes do Centro de Operações da Rede Giga Natal e da SEEC, respectivamente, designadas para essa finalidade.

 

Serviço:

Inauguração Rede Giga Metrópole

Dia 19 de junho, às 10h

Local: Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep)

 

 


Jussara Correia
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores