Marca Maxmeio

Notícias

Saraus, lançamentos de livros e outras publicações, feira de livros novos e usados, apresentações de dança, teatro, bate-papos com temas variados e muito mais atividades culturais. A programação completa do FlipAut! 2018 – nono festival literário alternativo de Pipa – que acontecerá na cosmopolita praia potiguar de 6 a 8 de dezembro, já está circulando nas redes sociais.  O lançamento oficial do FlipAut! acontecerá em Natal na segunda, 3 de dezembro no Nalva Melo Café Salão, a partir das 16h, e a programação impressa será distribuída para os interessados.

O festival conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, que disponibiliza toda a infraestrutura necessária, do Preserve Pipa, dos Mecenas da Pipa e o indispensável apoio do setor hoteleiro; além da colaboração de muitos membros da comunidade, que participam de forma voluntária ao grande esforço coletivo, pelo bom êxito deste evento cultural “non profit”, sem fins lucrativos.

A maior novidade deste ano é o destaque dedicado às apresentações cênicas, sejam teatrais como folclóricas. Por acontecer o evento a menos de uma semana de distância de um festival musical, a coordenação do FlipAut! optou por apresentar ao público da Pipa espetáculos de outro gênero.

Foram assim selecionadas algumas boas peças de novos grupos teatrais potiguares e firmada a colaboração com o grupo folclórico dos Macambirais, de Passa e Fica/RN, que realizará um grande desfile na rua principal de Pipa, no sábado 8, com etapas na frente dos locais parceiros e apresentação final na Praça do Pescador, encerrando as atividades do sábado, com o “Auto do Boi de Reis”.

Na quinta-feira, às 22h, a apresentação cênica vai ficar por conta do Grupo Sostô Teatro, com a peça “Não Me Cegue”; na sexta, sempre às 22h, será apresentado o “Espetáculo Vaca Amarela”, com Deborah Custódio e Valéria Chaves. Ainda na sexta, mas às 19h, “DubididumTaratatá”, uma peça de teatro infantil será apresentada pelo grupo Comboio de Teatro, no jardim da Refugo Galeria.

Sexta edição este ano da Feira de Livros Novos & Usados do FlipAut! A feira nasceu em 2013, quando o festival literário alternativo, em sua quarta edição, ganhou a praça da cidade como sede do evento e foram convidados pela primeira vez os amigos sebistas, livreiros e editores de Natal a trazer suas mercadorias preciosas: livros, cordéis, zines, HQs etc. Este ano, já está confirmada a presença de 15 feirantes: Sebo Vermelho, Sebo Cata Livros, Seburubu, Cooperativa Cultural, Biblioteca Itinerante de Troca, Book Shop Pipa, Sebo Virtual Letra N’Ativa, Estação do Cordel. Espaço Leitura na Praça, IFRN Campus Canguaretama, Sebo Curió Gajeiro, Editora Castanha Mecânica, Sebo Rasta, Insurgências Poéticas e Sebo Zahir. Milhares de livros novos e usados, que serão um grande incentivo à leitura para moradores e turistas de Pipa e região. Todas as noites das 17h30 às 23h, na Praça do Pescador.

Cada noite, são quatro as propostas no palco ao público, sendo a última a apresentação cênica, que encerra as atividades na praça. “Não está fácil destacar uma das outras”, diz Jack d’Emilia, produtor do evento, “porque são todos temas atualíssimos e interessantes”. Na quinta (6), logo depois da abertura oficial do festival, a cordelista Tonha Mota, estará lançando um cordel dedicado a Ariano Suassuna e comemorando o sucesso da associação Estação do Cordel; a seguir a escritora amazonense Regina Melo apresentará o terceiro título de uma trilogia, “A Fênix e o Dragão”. Ainda na quinta, o bate-papo “Mobilidade da Literatura e Autopublicação Coletiva”, com Themis Lima, Claudia Gazola e Natalia Mont, que foram as organizadoras de três diferentes livros multi-autorais.

Na sexta-feira (7), de dezembro, após um sarau poético aberto ao público, o primeiro encontro no palco leva à tona uma realidade séria e urgente de denúncia: a violência doméstica contra a mulher. No palco do FlipAut! Vani Fragosa apresenta seu livro e conversa com o público sobre o tema. A seguir, o lançamento de “Bissexto” o novo livro de um poeta por todos querido há décadas, João Batista Morais Neto; o livro é a primeira criatura do recém-fundado Selo Curió Gajeiro, de Oreny Junior. Outro lançamento de livro de poesia, com mais de cem poemas, “Meio-dia” é um projeto realizado com financiamento público pelo ator e poeta natalense, Thiago Medeiros.

No sábado (9), após uma hora inteira dedicada às atividades para o público infantil do festival, o primeiro encontro no palco, às 19h, “O Mundo Mágico do Youtube”, verá os professores André Renan (CEP) e Bruno Gomes (IFRN) apresentar seus projetos realizados com os alunos das respectivas instituições; a seguir o historiador Francisco Fernandes Marinho e o editor Abimael Silva nos levarão todos para o passado, numa viagem na Pipa dos séculos XVI e XVII. Para encerrar as atividades no palco em beleza, um bate-papo com um tema atual e polêmico: “Jornalismo e Fake News”, com Rafael Duarte e Cefas Carvalho, conceituados jornalistas de Natal.

Encerradas as atividades na Praça do Pescador, toda noite haverá um sarau poético diferente no Hostel Alumbrado, local parceiro do festival, onde irão acontecer também as projeções de vídeos selecionados, a partir das 22h.

Na quinta-feira, será a vez do Sarau de Resistência Poética; na sexta, o poeta Thiago Medeiros será o Mestre de Cerimônia do Sarau Memórias do Mar; enfim, no sábado, haverá o tradicional Sarau de Poesia Erótica, durante o qual será lançado um minilivro de um único conto da jornalista Eliade Pimentel, assessora de imprensa deste festival.

Fora isso, ainda haverá ao longo do inteiro evento rodas de conversa e várias oficinas, seja com estudantes, nas escolas, que para público livre; muitas serão também as exposições de arte, pintura e fotografia, em locais parceiros, que compõem o Circuito Cultural do FlipAut! 2018; vale a pena conferir a programação completa no blog do festival.

 

SERVIÇO

FlipAut!  2018

9º festival literário alternativo da Pipa

6 a 8 de dezembro na Praça do Pescador – Pipa/RN + Circuito cultural

e-mail FlipAut@yahoo.com.br

blog http://flipaut.blogspot.com.br

 

 

QUINTA, 6

 

18h15 Performance “O Som das Palavras”
Coordenação: Espaço Tantra

18h30 Abertura oficial do festival literário

19h00 “Estação do Cordel em Atividade”
com Tonha Mota e convidados

20h00 “O Mundo, os Mitos e a Amazônia”
na visão de Regina Melo

21h00 “Mobilidade da literatura e autopublicação coletiva”
com Themis Lima, Claudia Gazola e Natalia Mont

22h00 “Não Me Cegue”
Apresentação cênica do Grupo Sostô Teatro

SEXTA, 7

18h00 Sarau Poético Aberto

18h45 Entrega dos troféus do
8º Torneio de Xadrez “Praia da Pipa”

19h00 “Violência Doméstica contra a Mulher:
da invisibilidade à luta pela superação”
com Vani Fragosa

20h00 “Um Poeta Bissexto”
com João Batista Morais Neto e Oreny Junior

21h00 “Meio-dia: amor, resistência e memória”
com Thiago Medeiros e convidados

22h00 “Espetáculo Vaca Amarela”
Apresentação cênica de
Deborah Custódio e Valéria Chaves

SÁBADO, 8

18h00 Especial Leitura Na Praça
Atividades lúdico-educativas para o
público infantil do festival literário

19h00 “O Mundo Mágico dos Youtubers”
com  André Renan, Bruno Gomes e
os alunos dos projetos CEPlay e LEIAÍ

20h00 “Cartografias e Roteiristas na Praia da
Pipa nos Séculos XVI e XVII”
com Francisco Fernandes Marinho e Abimael Silva

21h00 “Jornalismo e Fake News”
com Rafael Duarte e Cefas Carvalho

22h00 “Auto do Boi de Reis”
Apresentação cênica do Grupo Folclórico Macambirais
de Passa e Fica/RN

FEIRA DE LIVROS

Todos os dias das 17h30 às 23h
Praça do Pescador – Pipa

EDITORA SEBO VERMELHO
SEBO CATA LIVROS
COOPERATIVA CULTURAL
BIBLIOTECA ITINERANTE DE TROCA
SEBURUBU
ESTAÇÃO DO CORDEL
SEBO VIRTUAL LETRA N’ATIVA
BOOK SHOP PIPA
IFRN CAMPUS CANGUARETAMA
SEBO & SELO CURIÓ GAJEIRO
EDITORA CASTANHA MECÂNICA
SEBO ZAHIR
INSURGÊNCIAS POÉTICAS
SEBO RASTA
ESPAÇO LEITURA NA PRAÇA

EXPOSIÇÕES

Refugo Galeria
Exposição fotográfica
“Natureza criativa”  de Pry Lins

Pizzaria Calígula
Exposição de pintura
“Longas Primaveras” de Ambrosio Santana

Pizzaria Pipa Brasil
Exposição de pintura
“O canavial” de Lenilson Teimoso

Hostel Alumbrado
“36 poemas do amor e do ódio”
Exposição de poesia visual
de Falves Silva

Vila Mangueira
“Pelo Pescoço”
Exposição de Daniel Torres

Galeria Manchas em Movimento
Exposição permanente
de Jorge Silva Santos

A dois Comida & Arte
Exposição permanente
de Demetrius Montenegro

Ateliê Juliano Holanda
Exposição permanente

OUTRAS ATIVIDADES

Quinta, 6 de dezembro

20h Live Painting
com Juliano Holanda, na Praça do Pescador

23h Sarau de Resistência Poética
no Hostel Alumbrado

Sexta, 7 de dezembro

19h DubididumTaratatá
Apresentação cênica para público infantil
do Grupo Comboio do Teatro
na Refugo Galeria

20h Pintura ao vivo
com Demetrius Montenegro
no A dois – Comida & Arte

23h Sarau Memórias do Mar
com Thiago Medeiros
no Hostel Alumbrado

Sábado, 8 de dezembro

8h Oficina de Xilogravura,
com Erick Lima, na Refugo Galeria

15h30 Roda de conversa: “Grupos de Leitura,
uma proposta alternativa de resistência,
experimentação e disseminação literária”
com Literatopia Natal , Leia Mulheres Natal,
Doses de Filosofia e Glitteratura.
Concentração na Praça do Pescador e
descida do grupo à praia

20h Feira de Troca de Fotos
com Michelle Rolim e convidados
Arvore do flipAut! – Praça do Pescador

20h Desfile na rua principal de Pipa
do Grupo Folclórico Macambirais
de Passa e Fica/RN

23h Sarau de Poesia Erótica
no Hostel Alumbrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores