Marca Maxmeio

Notícias

A Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria (ANP) está lançando nesta segunda-feira (02) a campanha Setembro Amarelo no Rio Grande do Norte. Criada no ano de 2014, a iniciativa é da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, mas cada estado do país conta com sua programação. Aqui não será diferente e uma série de ações estão marcadas para o mês inteiro.
Para o presidente da ANP, Dr. Gustavo Xavier, falar de suicídio ainda é um tabu, o que deve ser combatido de forma permanente. “A cada ano temos novos parceiros, a sociedade vem encorpando a campanha. De uns três anos para cá as associações estão investindo nisso e as instituições vão tomando ciência do problema e compartilhando as ideias”, disse.
De acordo com os últimos estudos, são registrados no Brasil anualmente cerca de 12 mil suicídios e mais de um milhão em todo o mundo. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Primeiramente a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias entorpecentes. De acordo com o presidente da ANP, é preciso que as pessoas aprendam tudo isso, para que o combate seja efetivo.
“Falta desmistificar o transtorno mental. Saber que o suicídio é um desfecho trágico de um transtorno que pode ser tratado, assim como outras doenças clínicas podem ser tratadas e ele pode ser prevenido. Há pessoas que acham que o pensamento suicida vai ficar sempre na cabeça do paciente. E não é bem assim, caso haja tratamento”, esclareceu o psiquiatra.
Estão programados para o Setembro Amarelo no RN o II Curso de Prevenção ao Suicídio para Profissionais da Comunicação, o lançamento de um vídeo explicativo produzido juntamente com o Conselho Regional de Medicina (CREMERN), um curso de prevenção para profissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes, uma caminhada no Parque das Dunas, além das palestras realizadas o mês interior por psiquiatras da ANP, em diferentes instituições do estado e a iluminação de prédios públicos com as cores da campanha.
“O que nós esperamos é que cada potiguar abrace esta campanha. Esta causa é de todos nós. Cada pessoa pode ir até nossos sites, baixar o material educativo e fazer suas próprias ações. Não só no mês de setembro ou no dia 10, que é o dia mundial de prevenção ao suicídio. Mas durante o ano todo”, disse o Dr. Gustavo Xavier. Mais detalhes e todo o material alusivo a campanha pode ser encontrado no site www.setembroamarelo.com. E a programação local, nas mídias sociais da ANP (@anprn no Instagram e www.facebook.com/anprn no Facebook).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores