Marca Maxmeio

Notícias

Foto: Pedro Vitorino


Com o tema “Santa Teresinha: Filha Exemplar de Maria”, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no bairro do Tirol, realiza entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro os festejos à Santa Padroeira. As celebrações serão na Igreja Matriz da paróquia, nos dias 28 e 29 de setembro, às 19h. Já nos dias 30 de setembro e 1º de outubro às 17h.
A primeira noite (28) de festa será dedicada à juventude. O monsenhor Lucas Batista fará a celebração que terá como tema “Uma jovem Devota da Virgem do Sorriso”. No dia 29, será a noite das famílias com o tema “Uma Família de Devoção Mariana”. A missa será presidida pelo padre William Bruno. Já no dia 30, será a noite da comunidade celebrada pelo Pe. Flávio Herculano e terá como tema “Uma Vida de Serviço”.
O encerramento da festa, no dia 1º de outubro, ficará a cargo do Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo. Ele celebrará a missa com o tema “A Pequena Flor do Carmelo”.
Pe. Charles Dickson Macena, pároco de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, fala da expectativa para a Festa: “Com muita alegria e fé vamos iniciar os festejos à Nossa Padroeira, Santa Teresinha, Filha Exemplar de Maria, conhecida por seu jeito prático e simples de abordar a vida espiritual”.

Foto: Pedro Vitorino

 
Evento será em 17 e 18 de outubro no Holiday Inn Natal, das 9h às 21h
Natal sediará um grande evento em outubro voltado para o público 50+. Trata-se da Feira Vida Mais RN, cuja segunda edição se realizará nos dias 17 e 18 de outubro nos salões Índico e Pacífico, no andar térreo do hotel Holiday Inn Natal.

Com estandes comerciais, auditório formatado para 400 pessoas (onde haverá palestras e debates sobre a temática do envelhecimento ativo), oficinas terapêuticas e lounge interativo, a Vida Mais RN tem formato único no país e proposta igualmente exclusiva.

No ano passado, em dois dias, a feira atraiu cerca de duas mil pessoas. Para este ano, os organizadores (Argus Eventos e Agência Lar) estimam, com base nas inscrições já realizadas, mais de três mil participantes nos dois dias. Detalhe: o acesso é gratuito, mediante rápida inscrição no site www.vidamaisrn.com.br.

A ideia da feira em outubro surgiu mediante dois acontecimentos marcantes do mês: o Dia do Idoso (1º de outubro) e o Outubro Rosa, uma série de ações preventivas ao câncer de mama. Apesar de ser voltada para pessoas com mais de 50 anos, que estão mais atentas a certas prevenções, a edição do ano passado reuniu muitos jovens, que levaram, pais ou avós para o evento.
Com propostas bem atuais e pertinentes ao atual momento de prevenção com a saúde, a 2 ª Feira  Vida Mais RN debaterá, entre outros temas, “Rompendo tabus do envelhecimento”, a cargo de geriatras; “Viver melhor é possível em qualquer idade”, debate com sexólogo e autor de livros sobre o tema; “O impacto do envelhecimento na dinâmica familiar”, com advogados e médica perita do INSS; e até mesmo “O gerenciamento do estresse”, que terá à frente psiquiatra e psicóloga.

Shows e espetáculos de dança farão o encerramento (nos dois dias), assim como apresentações culturais. Haverá ainda sorteios de brindes e serviços médicos diversos nos estandes, como aferição de pressão arterial e de batimentos cardíacos, entre outros benefícios.
Entre os expositores, diversas empresas terão espaço no evento para mostrar suas novidades a um mercado que se mostra bastante consumidor. Alguns estandes da feira: Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), Cirúrgica Bezerra, Essencial Centro Dia, Agência Lar, Natal Lab, Escola de Postura, Royal Prestige, Orto Rio, Jeunesse, Vidágua, Kensho Spa (Serhs Natal Grand Hotel), Roval Pet, Nutri Care, Ginástica do Cérebro, Clínica Simbios Care, Matiz Arquitetura, Viver Mais Home Care, programa e revista Viver Bem, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati, da UnP).

Foto: Jorginho

Pediatras alertam para riscos de expor os filhos a outras doenças de forma desnecessária ao levar os filhos a uma unidade de urgência e emergência

 

Natal, 22 de setembro de 2017 – “Será que é caso para uma emergência? Uma urgência? Será que dá para esperar para levar ao pediatra?” Essas três perguntinhas podem ser consideradas um verdadeiro dilema para os pais quando se trata de um filho doente. Mas é importante entender que nem todo sintoma que os pequenos apresentam é caso para se levar a uma unidade de urgência e emergência.

Para Isa Schmmit, pediatra do Hapvida, é preciso que os pais não deixem que a preocupação em excesso seja a responsável pelas decisões na hora em que os filhos estão doentes. “O que é necessário aqui é informação, compreensão do que está acontecendo com o filho e entender que nem todo episódio será resolvido pelo médico da urgência e emergência”, afirma.

O pediatra é um dos principais profissionais no processo de um crescimento saudável de uma criança. Ele é o responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento dos pequenos, conhecendo bem inclusive as doenças e identificando quando algo está errado.

“Antes de levar o filho a uma emergência, deve-se acionar o pediatra que faz o acompanhamento da criança”, afirma Isa. “Ele poderá indicar se o episódio é motivo ou não para levar o pequeno à emergência”, destaca.

Cuidado

A pediatra alerta que as emergências e urgências podem ser locais de risco para a saúde das crianças. “Assim como os pais buscam a emergência para levar seus filhos, outros pais e adultos também buscam a unidade e, devido a isso, há um trânsito de pessoas com diversas patologias. Por exemplo: se você procurar um hospital que tenha tido circulação de uma criança com catapora, seu filho pode sim desenvolver essa patologia. Por isso que é importante que a criança seja levada somente quando necessário”, diz Isa.

“O primeiro passo de tudo é entender o que está acontecendo com seu filho”, afirma a pediatra. Se a criança apresenta febre com menos de 48 horas, coriza, tosse seca, diarreia (mas que não ocorre com frequência, fazendo a criança desidratar), não é necessário levar ao pronto socorro.

Não levar à emergência não significa, porém, que nenhum cuidado precise ser adotado. “Não é para ficar sentado esperando a criança se curar sozinha. É preciso que entrem em contato com o pediatra que faz o acompanhamento da criança, porque ele poderá explicar o que pode ser feito para que a criança melhore”, comenta a médica.

Sinais

Para a pediatra é importante ficar alerta a alguns indícios de que a situação pode ser mais grave. “Caso de desconforto para respirar, convulsões, rebaixamento do nível de consciência, febres que não melhoram mesmo depois do uso de medicações, lesões de pele que não estejam melhorando, sinais de desidratação, vômitos persistentes, entre outras situações mostram que é sim a hora de levar o pequeno a uma unidade de urgência e emergência”, afirma Isa.

Espaços lúdicos

Nada melhor que contar com um espaço bem preparado e equipado para os filhos. Pesquisas revelam que ter um espaço lúdico no local do tratamento também auxilia no processo de melhor aceitação do atendimento e dos medicamentos.

Brincadeiras, espaços mais coloridos, até mesmo uma decoração voltada para os pequenos, ajuda na adaptação dos pequenos. Para a diretora do Hospital Antônio Prudente da Hapvida Saúde, Morgana Dantas, também é necessário preparar bem a equipe de atendimento. “Se você trabalhar bem o setor de atendimento, motivando e mostrando a importância de atender bem, de fazer um trabalho humanizado, isso resulta em um atendimento de qualidade”, ressalta.

Urgência e emergência

De acordo com Isa Schmmit, a urgência é para casos onde haja uma situação de desconforto, uma situação que não existe risco de morte, mas que deve ser resolvido em, no máximo 24h, como, por exemplo, uma correção ortopédica por fratura, alguma criança com febre persistente sem melhora, uma desidratação.

Já a emergência é uma situação grave com risco de morte e que deve ser resolvido imediatamente, como, por exemplo, uma parada cardíaca, uma hemorragia, um trauma crânio encefálico com sinais de hipertensão intracraniana, com sinais de coma, uma convulsão de difícil controle.

 


Mixmidia Assessoria de Comunicação

Editais ofertam 1180 vagas presenciais, além de 80 vagas na modalidade a distância

 

Divulgados no último dia 5 de setembro, os Editais 46/2017 e 47/2017 regem os processos seletivos com vagas para Cursos Técnicos Subsequentes e Técnicos Integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para a seleção encerram às 18h da próxima segunda-feira, 25 de setembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, através do Portal do Candidato.

As provas acontecerão no dia 29 de outubro, das 8h às 12h (horário oficial local), no campus para o qual o candidato realizou a inscrição. O acesso ao local das provas ocorrerá das 7h às 7h45, quando os portões serão fechados. Os candidatos devem comparecer ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência ao fechamento dos portões. Para preenchimento das folhas de respostas deverá ser utilizada, preferencialmente, caneta esferográfica de tinta preta e, exclusivamente, fabricada em material transparente.

O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2017. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua Produção Textual Escrita corrigida, de acordo com os critérios dos Editais. O resultado preliminar da Produção Textual Escrita será divulgado a partir do dia 04 de dezembro de 2017 e seu resultado final a partir do 14 de dezembro de 2017. Já o Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 22 de dezembro de 2017. Todos as etapas do processo poderão ser acompanhadas na página do IFRN e no Portal do Candidato. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverão realizar sua pré-matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo curso, nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018.

 

Acesse:

Edital 46/2017 – Cursos Técnicos na forma Subsequente

Edital 47/2017 –  Cursos Técnicos Integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Portal do Candidato

 

Notícias Relacionadas:

05/09/2017 – IFRN divulga 1.224 vagas para os cursos Subsequentes e Educação de Jovens e Adultos

12/09/2017 – Retificado edital de seleção para cursos técnicos subsequentes


Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

Aconteceu neste sábado (23) e acontecerá também no próximo sábado (30) de setembro  o curso de Desenvolvimento em Inteligência Financeira-CDIF, com o conferencista comportamental, Paulo Roberto Lima. O curso acontece no Rifoles Hotel, promovido pela Mundi Turismo & Eventos. Depois, o mesmo curso será realizado no hotel Manaíra, em João Pessoa (PB) nos dias (14) e (21) de outubro.
A Mundi Turismo & Eventos, especializada em eventos, promoveu o evento “Liga dos Vendedores”, realizado no inicio do mês de agosto no Holiday Inn hotel, que recebeu 1.500 pessoas. E vêm aí a caravana da Expo Cosmética que acontecerá de (02) a (10) de abril de 2018, em Portugal.
*Divulgação/informações da jornalista Cristina Lira.

 

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) disponibiliza o edital do concurso público para o preenchimento de vagas de Guarda Portuário. Os aprovados serão lotados no Porto de Natal e Terminal Salineiro de Areia Branca (Porto Ilha), com salário de R$ 1.396,44, somado ao adicional de risco de R$ R$ 558,57.

Terão ainda outras vantagens, como auxílio alimentação de R$ 31,45 por dia, seguro de vida em grupo, vale-transporte, auxílio-educação e assistência médica e odontológica extensiva aos seus dependentes legais. O vale-alimentação, o seguro de vida em grupo, auxílio-educação e a assistência médica e odontológica estão condicionados à previsão no Acordo Coletivo de Trabalho vigente e aos critérios estabelecidos pelas pela legislação e normas internas da CODERN.

Os Guardas Portuários lotados no Porto Ilha estão sujeitos ao regime de confinamento, em turnos de 7 (sete) dias de trabalho por 7 (sete) dias de folga, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho. Os Guardas Portuários terão a sua jornada de trabalho de 180 horas mensais, sendo sua escala de serviço 12h por 36h.

As inscrições estarão disponíveis no site www.eplconcursos.com.br , a partir das 11h00min horas, do dia 02 de outubro de 2017 até as 16h00min horas do dia 31 de outubro de 2017, devendo o candidato preencher, obrigatoriamente, de forma completa e correta, todos os campos da ficha de solicitação de inscrição, fazer a conferência das informações. O prazo máximo para reimprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária do território nacional, ou pela Internet via “bankline” será até o 01 de novembro de 2017.

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas na cidade de Natal – RN, na data de 10 de dezembro de 2017, em horário e local a serem divulgados posteriormente através do site da EPL Concursos.

Os requisitos para concorrer são Ensino Médio Completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria “A e B”.

Veja aqui o EDITAL COMPLETO

Destaque nacional do Beach Tennis, esporte que cresce cada dia mais no Brasil, o paraibano Airton Rodrigues é o novo parceiro do Pittsburg Sanduiches & Grelhados. A rede de franquias é o novo patrocinador oficial do atleta que faz parte do grupo de elite da modalidade, oitavo lugar no ranking do Brasil e entre os 200 melhores do mundo. Airton esteve na tarde desta sexta-feira, no Espaço Pitts, onde assinou  o contrato e recebeu oficialmente a sua camisa das mãos de Kleber Carvalho, diretor-presidente do Pittsburg.

Mais sobre o atleta Airton Rodrigues:
Praticante de tênis desde os seis anos de idade, Airton Rodrigues hoje é o melhor atleta de beach tennis da Paraíba e uma das feras brasileiras da modalidade. Pessoense, o atleta começou no esporte no ano de 2012 através do seu amigo Gilberto Ruy, e a paixão foi imediata. Os resultados não demoraram a aparecer e já foram muitos.”Eu tenho títulos de etapas do brasileiro, tenho título de etapa do campeonato mundial, tenho alguns vices de etapas do brasileiro. Então são uma série de conquistas ao longo dessa trajetória”, afirma. Atualmente, Airton é o atleta nordestino melhor colocado no ranking brasileiro, estando em 8º lugar. Todos esses resultados e a dedicação pelo esporte, resultaram em 2017 na sua primeira convocação para a seleção brasileira de beach tennis. Para ele, essa convocação foi de grande importância. “Foi bastante importante para o meu desenvolvimento como atleta e também para podermos mostrar que no Nordeste temos um beachtennis de qualidade e que merece apoio”.

 


Ulysses Freire
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br