Marca Maxmeio

Notícias

Equipe organizadora convida todos para participar da “Caravana dos 200 anos da Independência do Brasil no RN”, que acontecerá no dia 24 de setembro de 2022, sábado, na capital potiguar.

A participação será de motocicleta ou carro com a família, no desfile da nossa Bandeira do Brasil e fazer uma festa com a população em homenagens à nossa pátria.

O objetivo deste ato cívico é juntar os cidadãos para honrar ainda no mês de setembro, prosseguindo nas comemorações dos 200 anos de independência, como fizeram os grandes homens que lutaram por um Brasil soberano e próspero. Numa demonstração de amor ao Brasil, a nossa nação, acompanhada de familiares e amigos.

Patriotismo significa sentimento de devoção à pátria, de amor, de orgulho aos seus símbolos: bandeira, hino, riquezas naturais, patrimônios material e imaterial e ao seu povo.

Programação:

“Caravana dos 200 anos da Independência do Brasil no RN”
Dia: 24.09.2022 (sábado)
Concentração: Praça da Árvore, Mirassol/Natal-RN
Horário:14h30
Adesivação: 15 horas, da Bandeira do Brasil
Saída:15h30
Finalização: 17h – Praça dos Gringos – Ponta Negra – Natal RN
Trajeto: Sentido praia dos Artistas, Rocas, Ribeira, Prudente de Morais, Candelária, marginal da Br101 até loja Havan e segue para Ponta Negra.
Vias: marginal da Av. Salgado Filho, Av. Hermes da Fonseca, R. Coronel Joaquim Manoel, R. Joaquim Fabrício, Av. Pres. Getúlio Vargas, Ladeira do Sol, Av. Pres. Café Filho, R. Prof. José Melquíades, Av. Eng. Hildebrando de Góis (Correio da Ribeira), Av. Duque de Caxias, R. Gen. Gustavo Cordeiro de Farias, Av. Nilo Peçanha, Av. Prudente de Morais, R. Bento Gonçalves (Candelária), R. Ataulfo Alves, marginal da Av. Salgado Filho indo em frente às lojas: Carrefour, Lampadinha, Atacadão e depois da Loja Havan vai para o sentido da marginal da Av. Salgado Filho, passando em frente ao Mineirão, conj. Neópolis, entra na lateral do Ferreira Costa em direção a Av. Roberto Freire, para finalizar na Praça dos Gringos em Ponta Negra
Levar: água, bandeira do Brasil e alegria
Vestir: roupa verde, azul ou amarelo
Inscrição: Gratuita
Contatos: Bruno Costa
WhatsApp: 84 9 9926 2292
Instagram: @Caravana200Anos

Após quatro anos de estudo e pesquisas que embasaram uma tese de doutorado, o professor e magistrado Jarbas Bezerra fez lançamento do livro “A Cidadania como Ciência”. O livro aborda a temática de relevância inédita no campo educacional e jurídico, comprovando que a Cidadania como ciência surgiu em decorrência de uma teoria criada pelo próprio autor.

Para o juiz, é preciso dar a importância devida à cidadania, um tema já bastante desgastado e que caiu no senso comum, sendo minimizado. Sua proposta, com o lançamento dessa obra, é vê-la enquanto ciência, observando, especialmente, como a cidadania colabora com o desenvolvimento da sociedade. “A leitura da obra é de primordial importância para todos que desejam e lutam por uma sociedade mais igualitária e justa”, disse Jarbas.

A tese que embasa o livro foi defendida em fevereiro deste ano no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd-UFRN). A partir de uma grande pesquisa, Jarbas Bezerra criou uma abordagem teórica inédita chamada Teoria Jurídica Universal da Cidadania (TEJUC), em inglês, Universal Legal Theory of Citizenship, na qual é enfatizada a importância da conduta cidadã para que a cidadania se efetive. É a primeira vez que a cidadania é vista como ciência jurídica no âmbito acadêmico mundial.

A pesquisa de Jarbas, vista como inovadora pelos membros de sua banca de doutorado, composta por doutores brasileiros e estrangeiros, incluindo a professora doutora Paquita Sanvicen, da Universidade de Lérida Espanha, foi bastante elogiada e chegou a ser recomendada à submissão ao Prêmio Capes de Teses, feito bastante raro.

Sobre Jarbas Bezerra

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), Jarbas Bezerra é Pós-Graduado (especialista) em Direito e Cidadania pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), Mestre em Sociedade Democrática, Estado e Direito pelo Instituto Internacional de Humanidades e Ciências Aplicadas (IHCSA) da Universidade Del País Vasco (2011). Ele já integrou o Ministério Público do RN (1989) e atualmente é membro do quadro de magistrados do Tribunal de Justiça do RN (1990). Jarbas Bezerra ainda é professor da Escola Superior da Magistratura desde 1995 e idealizador do Programa Brasileiro de Educação Cidadã -PROBEC. É um dos idealizadores do projeto Setembro Cidadão e doutor em Educação pela UFRN (2022).

Por Juliska Azevedo

Sociedade amigos da pinacoteca com o apoio da Academia Norte-riograndense de Letras e da Prefeitura do Natal através da Lei Audir Blanc, apresenta a exposição “Brasileiros Notáveis” que teve início no último dia 14 e segue até 30 deste mês de setembro, aberta à visitação às terças e quarta-feira no horário da tarde, na sede da Academia Norte-riograndense de Letras.

A abertura foi feita pelo presidente da Academia, Dr. Diógenes da Cunha Lima e a palestra “peculiaridades da independência” realizada pelo Prof. Coquinho. A solenidade contou com a apresentação da banda do Colégio Ativa.

A  esquete “Julgamento de Frei Miguelinho”, que teve texto de Iaperi Araujo, direção do Professor Cláudio com alunos do Instituto Jessé Freire.

“Nesse bicentenário da independência a Academia segue resgatando as celebrações de 1922, do centenário, e homenageando a arte e a cultura”.

Iaperi Araujo, diretor da Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar.

Na organização do evento, Isaura Amelia, Dione Caldas, Gerusa Câmara e Leide Câmara

Por Ciro Marques

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (AdepolRN) entregou nesta terça-feira (13) uma série de propostas para melhorar a investigação policial no Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação dos candidatos ao Governo do RN, Fátima Bezerra (PT), Styvenson Valentim (PODE), Fábio Dantas (SDD) e Danniel Morais (PSOL).

“A Adepol sempre teve uma postura propositiva e nas eleições deste ano não poderia ser diferente. E agradecemos os candidatos por ter aceitado o convite para discutir segurança pública com quem é parte integrante desse trabalho”, afirmou a presidente da Adepol, delegada Taís Aires.

Entre as propostas, então: criação da Corregedoria e ouvidoria na estrutura da PCRN; criação da Divisão de Narcóticos; alterações referentes ao concurso público; criação do Fundapol; regulamentação do serviço extraordinário; e nomeação de diretores pela delegada-geral.

“Tivemos um compromisso importante dos candidatos que foi com o aumento do efetivo da Polícia Civil do RN”, acrescentou Taís Aires.

A Associação de Surf de Miami e Areia Preta promoveu no ultimo fim de semana primeira etapa, do Point ASMAP nas seguintes categorias:

Sub 14
Sub 18
Freesurf
Locais
Grand Master
Kahuna
Grand kahuna
Legend
Surf Amigos

Capitão de Mar e Guerra, Médica, Rita de Cássia Machado Passos, no comando do desfile

A coordenação das atividades da Semana da Pátria, na cidade de Natal, ocorre em forma de rodízio entre as Forças Armadas. Neste ano de 2022, essa atribuição coube à Marinha do Brasil, após dois anos sem comemorações ostensivas, em função da pandemia de coronavírus.

O ponto alto das comemorações da Semana da Pátria, foi o Desfile Cívico Militar deste 7 de setembro.

A Capitão de Mar e Guerra, Médica, Rita de Cássia Machado Passos, foi a Comandante Geral do Desfile, comandando 2.640 militares, sendo 350 mulheres; 1.583 alunos do Grupamento Escolar, 797 componentes do Grupamento cívico; e 160 viaturas. Além disso, 150 militares foram
empregados na organização do evento

Foram preparados 45 alunos para o cargo de delegado, 279 para agentes e 39 para escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), realizou, nesta segunda-feira (05), a solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil, no Centro de Convenções de Natal. O CFP, realizado através da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), foi iniciado no dia 6 de julho deste ano. Cerca de 363 alunos foram preparados, sendo 45 para o cargo de delegados, 279 para agentes e 39 para escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). A formação buscou preparar os participantes para a atuação profissional, com diversas disciplinas práticas e teóricas.

“O nosso governo tem muito orgulho da realização deste concurso. Este é um momento que temos que comemorar, conseguimos realizar o certame, formar cerca de 400 profissionais que em breve serão nomeados e empossados, já com datas anunciadas. Com isto, estaremos repondo o efetivo da Polícia Civil em um terço. Os futuros policiais ingressam em uma nova Polícia Civil, num momento em que o Governo tem uma Política e um Plano Estadual de Segurança Pública e um sistema integrado. Este foi o caminho que nos levou a ser o 3° estado com maior diminuição dos índices de violência. Isto se deu por meio do planejamento e do trabalho integrado das nossas Polícias, no qual está inserida a Polícia Civil do RN”, afirmou o vice-governador Antenor Roberto.

Para a delegada-geral da Instituição, Ana Cláudia Saraiva, esses três meses de formação com certeza ficarão para sempre na memória de todos os que participaram desse período: “tão especial, onde laços de amizade se constituíram a partir do espírito de apoio fraternidade e comunhão de objetivos comuns, laços que esperamos se fortaleçam durante a vida profissional de vocês, pois conforme tantas vezes dito, o trabalho policial é essencialmente um trabalho em equipe, não há sucesso isolado, a eficiência e os bons resultados dependem sempre da união de esforços daqueles que abraçam a missão de servir a sociedade e através do seu trabalho contribuir para um mundo melhor”, ressaltou.

Ela expressou, ainda, que foi muito gratificante cada contato que teve com os alunos durante o curso de formação: “foi lindo presenciar a garra, o entusiasmo e orgulho de vocês ao cantarem o hino da nossa Instituição, de frente a nossa bandeira, alimentando em suas consciências o compromisso de honrar através da força individual do trabalho a Polícia Civil do Grande do Norte, Instituição que os acolhe de braços abertos, para que irmanados possamos cumprir da melhor forma a nossa missão”.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, coronel Araújo, a conclusão deste curso é um feito de grande importância para a segurança pública do Rio Grande do Norte, pela possibilidade de oxigenar os quadros da polícia judiciária estadual, ofertando maior aporte aos trabalhos de repressão qualificada do delito, missão principal da Polícia Civil.

Sobre o CFP

Foram abordados temas como ética e direitos humanos, investigação de crimes patrimoniais e de homicídios, combate ao crime organizado, planejamento operacional e estratégico, comunicação social, técnicas de entrevista e interrogatório, defesa pessoal, abordagem e tiro. A maior parte dos instrutores foi composta por policiais civis, mas o CFP também contou com aulas ministradas por policiais militares, federais e penais, assim como por servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e profissionais de outros órgãos públicos.

As aulas foram desenvolvidas no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra, no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) e em um ginásio localizado no bairro Cidade da Esperança.


Assecom-RN

Com mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas, entre palestras, quadrinhos, bate-papo com autores e artistas, lançamento de livros, debates, cordel, oficinas, sessões de autógrafos, apresentações musicais, artísticas e concurso de cosplay, começa amanhã (31) no Parque das Dunas, e se estenderá até o domingo (04/09), a 11ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.

A abertura oficial do evento está marcada para às 15h, com a apresentação do poeta Antônio Francisco e da Orquestra D’Amore, do projeto Tocando a Vida. O escritor, ilustrador, palhaço e curador Luciano Pontes também é uma das atrações da Feira. Na sexta-feira (01/09), às 9:30h, ele vai bater um papo sobre como o Real e Realismo nos contos infantis buscam na poesia formas de existir na imaginação. Outro destaque da FLiQ é o premiado quadrinista Jefferson Costa.

O evento contará também com a participação do contador de histórias, cantor, escritor, jornalista e influencer nordestino, Pedro Rhuas; um bate papo com a ilustradora e quadrinista potiguar Ilustra Lu; além de apresentações do poeta Thiago Monteiro, membro da Academia de Cordel do Vale da Paraíba, de escolas estaduais, da trupe de circo Os Ladrões de Sorrisos, apresentação de histórias cantadas, gibiteca, música, entre vários outros. As atividades da Feira serão realizadas durante todo o dia, envolvendo um público diverso e dinâmico. Toda programação é gratuita, sendo que o Parque das Dunas cobra R$ 1 real para acesso às suas instalações.

A FLiQ irá oferecer também com oficinas de quadrinhos, oficina de Cultura Indígena, ateliê deelementos da cultura nordestina, além de contação de histórias,bate-papo sobre genealogia e literatura, roda de conversa sobre Literatura Potiguar, entre outros. A Feira será encerrada no domingo, dia 04/09, com o Concurso de Cosplay. A programação cultural inclui ainda palestras, debates, cordel, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e apresentações artísticas.

De acordo com o coordenador do evento, jornalista Osni Damásio, a “FLIQ é hoje um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, tendo como principal objetivo estimular os quadrinhos, a leitura e a produção literária, além de prestigiar os autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte.

Participarão da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal as editoras locais Artbooks, Fundação José Augusto, Editora CJA/TrairY, Escribas, Livraria Câmara Cascudo, Guarderia Souvenirs Literários, Livraria Lcultural, Comics and Book Shop, Editora B3S, Paulus Editora, Grupo Cia das Letras, Editora Aleph, Cantrip, Cuscuz HQ e Bakamoon Geek Store. Também estão programados mais de 50 lançamentos literários.

“São 11 anos valorizando a cultura e a literatura potiguar. A FLiQ é um evento multicultural, com uma ampla programação que atende os diversos públicos, desde a criança, os jovens e os adultos. Neste ano, a feira ganhou mais um dia para que o natalense e a população da grande Natal possam abraçar os livros e desfrutar de muita cultura”, afirma Osni Damásio. 

A 11ª FliQ é patrocinada pela Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, Arena das Dunas, Café Santa Clara, SESC-Sistema Fecomércio, e recebe o apoio da Funcarte, FETRONOR-Despoluir, e Brisanet.

Mais informações sobre as atividades, atrações e expositores da feira, podem ser acessadas através do perfil do evento no Instagram: @fliqnatal.

Serviço:

Evento: 11ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ)

Data: 31 de agosto à 04 de setembro de 2022

Horário: das 08h às 17h

Local: Parque das Dunas