Marca Maxmeio

Notícias

Dra. Taís Aires, Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte – ADEPOL/RN prestigiando a posse da nova diretoria da AMPERN

Fonte;
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (União Brasil), prestigiou nesta sexta-feira (20), a posse da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal da Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (AMPERN), entidade que congrega promotores e procuradores de Justiça do estado, eleitos para o biênio 2022-2024. A Associação defende as prerrogativas da categoria.

Na ocasião, Juliana Limeira, promotora de Justiça desde 2002, foi reconduzida à presidência da associação para um mandato de mais dois anos. Ela é a segunda mulher a assumir a instituição e a primeira a ser efetivamente eleita.

“Faz-se necessária esta interação entre a Câmara Municipal e o Ministério Público. A Dra. Juliana vem fazendo um ótimo trabalho e prestando relevantes serviços à sociedade. Dito isso, a classe política potiguar não poderia deixar de prestigiá-la. Desejo a ela sucesso nessa nova jornada”, afirmou o presidente Paulinho Freire.

Na sequência, o presidente da Seccional potiguar da OAB, Aldo Medeiros, ressaltou a importância do relacionamento entre o Ministério Público e a advocacia. “Somos parceiros da mesma caminhada e lutamos juntos para que a Justiça seja aplicada da melhor forma possível. Exercemos papéis complementares, uma união de interesses. E quem ganha com isso é o povo do Rio Grande do Norte”.

Por sua vez, a Procuradora da República no RN, Cibele Benevides, destacou o simbolismo de uma mulher presidir a AMPERN. “Dra. Juliana foi eleita com uma votação expressiva, o que oferece imenso respaldo e legitimidade para sua gestão. Este fato muito nos orgulha porque significa o reconhecimento da competência e sensibilidade feminina, o que contribuirá para novas conquistas no futuro”, comemorou.

Ao fazer uso da palavra, Juliana Limeira falou sobre os desafios para o próximo biênio. “Estamos dando início a mais uma etapa com ânimo renovado e vontade de fazer a AMPERN crescer cada vez mais. Continuaremos na luta classista e institucional, sempre levantando a bandeira do Ministério Público e da defesa da sociedade”, disse ela, que assumiu a Associação do MP pela primeira vez em janeiro de 2021, após renúncia do então presidente Marcelo Santos. Para este mandato foi reconduzida com 97,3% dos votos 

“Temos questões nacionais para enfrentar, como a recomposição do subsídio, que está defasado desde 2016. No âmbito estadual, existe a questão que envolve a relação entre os associados e o contato com a Procuradoria-Geral de Justiça, fundamental para que a gente tenha melhores condições de trabalho”, completou.

Texto: Junior Martins

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 18/05/2022

Colégios Salesianos do RN

Os Colégios Salesianos do RN, unidades São José e Dom Bosco, vêm a público esclarecer sobre boato que circula nas redes sociais acerca do acontecimento de um suposto massacre nesta quarta-feira, 18, em nossas dependências. A equipe gestora está ciente da pichação encontrada em banheiro da unidade Dom Bosco, onde se falava sobre a realização de tal ação no colégio e imediatamente iniciou um processo de averiguação sobre o assunto para identificação dos possíveis autores de tal atitude.
Enfatizamos que essa informação trata-se de uma maldosa “fake news”. Nas últimas semanas, diversas escolas públicas e particulares de todo o Brasil têm relatado ameaças como essas, conforme noticiado na mídia nacional (ver links abaixo).

Como reforço na segurança, entramos em contato com a Ronda Escolar da Polícia Militar para que redobre a atenção no entorno da instituição. Além do apoio da PM, reforçamos a segurança interna e a nossa equipe está atenta e tomando as medidas preventivas necessárias para que os nossos educandos e colaboradores sintam-se seguros para frequentar o ambiente escolar.
Ressaltamos que nossas unidades são ambientes seguros para o acolhimento dos nossos alunos e colaboradores e estamos trabalhando efetivamente para manter o clima de tranquilidade necessário para o bom andamento das nossas atividades pedagógicas.

Contamos com o apoio dos senhores para que não contribuam com a disseminação de informações inverídicas. O Salesiano RN preza pela formação integral e a segurança física, emocional e moral de seus estudantes.

Links para verificação:

Revista Crescer (03/05) – https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2022/05/escolas-brasileiras-relatam-ameacas-de-massacre-e-pais-se-assustam.html

Portal G1 (07/03) – https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/03/07/e-fake-mensagem-de-ameaca-de-massacre-a-escolas-de-uberlandia.ghtml

Correio Braziliense (05/05) – https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/05/5005566-fake-news-sobre-massacre-em-escola-leva-dois-adolescentes-a-delegacia.html

Atenciosamente,
Direção-geral

Foi uma luta de anos, com a participação direta da Associação dos Delegados de Polícia Civil e outras entidades. Mas finalmente, na semana passada, o Governo do Estado convocou para o curso de formação parte dos aprovados do mais recente concurso para ingresso na polícia judiciária do RN. Para a Adepol/RN, a chegada de novos policiais é sempre importante, e motivo para comemorar, mas não se pode esquecer que o déficit nos quadros ainda é gigantesco e já é hora de pensar nas próximas turmas. Atualmente a PC conta com 1.352 servidores, quando deveriam ser 5150. Ou seja, com os novos 400 convocados, será insuficiente a contribuição para a diminuição da defasagem.
Esta semana o Ministério Público ajuizou uma ação pedindo que o Governo nomeie os aprovados em até trinta dias depois de encerrado o curso de formação, iniciativa que conta com a aprovação da Adepol. “É, sim, um momento para comemorar, estamos muito felizes porque isso vai virar realidade, mas a gente não pode esquecer que ainda precisam vir mais duas turmas ou uma segunda turma maior para o curso. Não podemos esquecer que a PC funciona com apenas 1/4 do efetivo ideal”, ressalta a delegada Taís Aires, presidente da Adepol.
Segundo ela, este ano houve uma reunião com a governadora Fátima Bezerra e a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, e na ocasião houve o compromisso de se iniciar ainda este ano a segunda turma de formação.  “A gente espera que esta promessa se concretize. A gente vai continuar lutando para que isso aconteça.”
Outro fator que preocupa é o número de policiais que estão aptos a se aposentar, hoje são 145 . Além disso, os poucos que continuam trabalhando em suas folgas e recebendo baixas diárias operacionais para ajudar a completar as escalas. Muitos adoecem e acabam se afastando por tal motivo.
Para Taís Aires, a ação proposta pelo Ministério Público, se julgada procedente, afasta alguns impedimentos legais específicos de um ano eleitoral. Além de evitar nomeações tardias em relação ao período em que o novo servidor passou pelo curso de formação.

JACSON DAMASCENO Assessoria de Imprensa

Iniciativa vai ampliar a presença feminina na operação da distribuidora – que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado

A Neoenergia Cosern abre nesta quarta-feira (18) as inscrições para seleção de uma nova turma da Escola de Eletricistas – desta vez com todas as 25 vagas destinada exclusivamente para mulheres. As inscrições serão feitas no site do SENAI-RN (www.rn.senai.br), instituição responsável pela formação, e encerram na segunda-feira (23). 

O objetivo é ampliar a presença feminina na operação e incentivar a igualdade de gênero dentro da empresa, que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado”, ressalta Márcio Caires Vasconcelos, Diretor Presidente da Neoenergia Cosern.

As aulas estão previstas para começar no dia 1 de agosto, no período noturno, durante seis meses (carga horária de 480 horas). No segundo semestre, está prevista a abertura de uma turma mista em Mossoró e, para essa nova turma, serão garantidas pelo menos 35% de vagas para mulheres.

Capacitação profissional é gratuita

O curso de Eletricista de Rede de Distribuição oferece capacitação profissional gratuita contribuindo com a qualificação e o ingresso no mercado de trabalho. Podem participar candidatas acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.

Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica. As aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto. As aulas práticas são presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

A Escola de Eletricistas oferece oportunidade para mulheres e homens que buscam formação profissional e desejam atuar no setor elétrico, um mercado que possui uma alta demanda de mão de obra qualificada. Temos o compromisso de incentivar a participação feminina na sociedade e dentro da nossa companhia”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia, Régia Barbosa.

A Neoenergia pretende ampliar a presença de mulheres em postos de liderança e em atividades ligadas à operação até 2030. Recentemente, a companhia assinou a declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), iniciativa promovida pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global.

A Escola de Eletricistas visa qualificar novos profissionais para atuar em redes de distribuição de energia elétrica e é realizada nas cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

Após a conclusão do curso, os alunos estão aptos a trabalhar como eletricistas no mercado de trabalho ou serem contratados para vagas na Neoenergia. Dos mais de 4,4 mil eletricistas formados pela Escola, cerca de 3,3 mil já foram contratados para atuarem no grupo Neoenergia.

Inscrições (exclusivamente para mulheres):

De 18 a 23 de maio, pelo site www.rn.senai.br.

Pioneirismo da Neoenergia

A Neoenergia foi pioneira no setor elétrico ao abrir turmas da Escola de Eletricistas exclusivas para mulheres, iniciadas na Neoenergia Coelba (BA) e na Neoenergia Pernambuco (PE) em 2019. A iniciativa é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas.

Atualmente, 15 turmas, com 374 alunos e alunas, estão em andamento, com aulas iniciadas em 2022. Novas vagas serão abertas ao longo do ano e anunciadas no site da Neoenergia, www.neoenergia.com.

Já passei muitas vezes por esse lugar, e já tinha fotografado esse chafariz nos anos 90, e ainda com filme fotográfico. Neste domingo, 8 de maio resolvi parar e fazer um registo mais atual.
Poço Arueira Direita (Chafariz), no distrito de Arueira, município de Jandaia.
Perfurado e instalado no governo do Dr. Raphael Fernandes no ano de 1937.

Fonte: Blog do BG

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio de Medeiros, o Paulinho, morreu às 2h49 desta segunda-feira (9) aos 59 anos em Natal.

Ele lutava contra um linfoma não Hodgkin (LNH) e estava internado desde 20 de abril na Policlinica, no Alecrim, quando se licenciou da prefeitura. Em 2 de fevereiro fez uma parte do tratamento em São Paulo.

Paulinho deixa a mulher, Terezinha Maia, duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.

O velório acontecerá às 11h30 no ginásio de esportes do bairro Amarante, em São Gonçalo, onde haverá missa aberta ao público. Antes, na Câmara Municipal, haverá sessão solene extraordinária em homenagem ao prefeito, restrita à família e vereadores.

Já no início da tarde o cortejo seguirá para São Fernando, no Seridó, para ser velado no ginásio de esportes Paulo Emídio de Medeiros, no bairro Vital Galdino, e sepultado às 8h da terça-feira (10) no cemitério municipal.

Leia mais em www.blogdobg.com.br

Fonte: www.guamareemdia.com

As comemorações alusivas aos 60 anos de Emancipação Política do município de Guamaré foram enceradas ontem (7). Com o objetivo de disponibilizar para a população um dia de festa com apresentações culturais e várias ações apresentadas, através das secretarias municipais no desfile cívico.

A concentração aconteceu ao lado do Palácio Luiz Virgílio de Brito, sede do Poder Executivo, local do corte do bolo de aniversário da cidade.

Foram 4 dias ininterruptos de programação com eventos religiosos, culturais, shows, apresentações, dentre outros desenvolvidos pela Prefeitura. Sempre no final de cada dia, um show na arena com a participação do público.

O prefeito Arthur Teixeira, agradeceu a todos pela presença, e disse está feliz pela linda apresentação. “O povo de Guamaré está de parabéns, hoje a cidade está completando 60 anos de sua Emancipação Politica, e é motivo de alegria para todos nós”. Comentou.

Além do prefeito Arthur Teixeira e da vice Elaine Guedes, fizeram presente os deputados Hermano Morais e Coronel Azevedo, o líder politico Hélio Willamy, e atual secretário de articulação, o presidente da câmara, vereador Eudes Miranda, também prestigiaram a solenidade demais secretários de governo, vereadores, lideranças políticas e religiosas, e o povo em geral.

As apresentações ficaram por conta das escolas, secretarias, e o pelotão da Guarda Municipal e da Polícia Militar que deu um show a parte.

O surfista potiguar Italo Ferreira é o destaque da nova edição da revista digital Mais Abellhudo,quando faz revelação surpreendente sobre a sua carreira, abordando outros assuntos e confirmando que está 100% focado para ser o bicampeão olímpico de Paris no ano de 2024.

Na entrevista exclusiva, o primeiro Campeão Olímpico da história do Surfe Brasileiro, a conquistar o Ouro, o jovem nascido, criado e morando na cidade de Baía Formosa, região do litoral sul do estado do Rio Grande do Norte, Ítalo Ferreira, fala da rotina puxada e de ser exemplo maior de superação ao ter uma das maiores trajetórias de lutas e de conquistas.

O filho de Luizinho Ferreira e de Katiane Ferreira, maior ídolo de Baía Formosa, fala do amor que tem pela sua terra natal, destacando entre outros assuntos na entrevista as suas pretensões para poder descobrir e promover uma maior ajuda no desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes com atividades esportivas através do seu instituto.

A entrevista é mais do que reveladora e mostra uma nova história do jovem que chegou a conquistar as maiores ondas no mundo, ultrapassando barreiras que até pouco tempo poderiam ser intransponíveis.

Mais do que um atleta que está no topo mundial da elite do surfe, Italo Ferreira é o primeiro brasileiro a ganhar uma estátua em sua homenagem na sua própria cidade e em vida. Ele está quebrando barreiras e rompendo seus próprios limites.

Mulheres Gestoras Potiguares- Dentre outros destaques da edição da revista digital Mais Abellhudo, traz um especial com cinco mulheres gestoras potiguares, as prefeitas Marianna Almeida (Pau dos Ferros/RN), Maria José (Martins/RN), Andrezza Brasil (Sítio Novo/RN), Jussara Sales (Extremoz/RN) e Iraneide Rebouças (Areia Branca/RN).

Geoparque Seridó- O presidente do Consórcio Intermunicipal Geoparque Seridó,o prefeito de Currais Novos/RN,Odon Junior escreveu um artigo exclusivo e destaca entre os assuntos estatísticas e informações  importantes do reconhecimento mundial pela UNESCO.

Turismo- Já o primeiro resort heterofriendly do Brasil,no estado do Piauí é um nova proposta que nasce com enormes possibilidades para um novo turismo vem crescendo em grande parte do mundo.

A edição da revista digital Mais Abellhudo está disponível para ser baixada pelo através do site www.maisabellhudo.com Foto: Divulgação

Instagram Revista Mais Abellhudo

Assessoria de Comunicação
Revista Mais Abellhudo

Um incêndio atingiu na noite de ontem (4) uma das unidade do Olimpo Recepções, uma das principais empresas do tipo em Natal. O fogo teria começado por volta das 17h e destruiu a Olimpo Mar, como é chamada a unidade que fica na Praia dos Artistas, na zona Leste da cidade. Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros ainda atuava no local para terminar de controlar o incêndio. Não houve feridos, apenas danos materiais. 

Leia mais na Tribuna do Norte

Com um dos mais bonitos e antigos conjuntos arquitetônicos existentes em Natal, o Solar Bela Vista reabriu suas portas, nesta quinta-feira (28), após quase três meses em obras de restauração. Na solenidade de reinauguração além de exposição de artes e instalações, teve apresentação do Sexteto da SESI Big Band.

Construído na primeira década do século XX pelo coronel Aureliano Medeiros, o casarão, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trouxe beleza e inovações para a Natal da época. Após a morte do militar, o imóvel já foi hotel e sede – temporária – do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Nos anos 1980, durante a gestão do então presidente Fernando Bezerra, o Sistema FIERN adquiriu o imóvel e fez a primeira grande restauração, com supervisão da Fundação José Augusto (FJA). De lá para cá, o local é o braço cultural do SESI-RN. À época, funcionava uma escola de música, um auditório e salas de leitura.

A mais recente reforma do Solar surgiu após um projeto levado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ao Conselho Nacional do SESI em um investimento de R$ 650 mil.

“O Solar Bela Vista é um dos patrimônios culturais mais importantes da nossa cidade pela sua história e pela sua imponência arquitetônica, além de abrigar um acervo de arte ímpar. E, após meses de obras de restauração, estamos reabrindo esse espaço para que o natalense, o potiguar e toda sociedade possam conhecer um pouco mais da nossa cultura”, destacou Amaro Sales.

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, vê a reabertura do Solar como “importantíssima para o Sistema [FIERN]”. Ele destacou a localização do imóvel, que está totalmente restaurado e reformado, no Centro Histórico de Natal. Um dos pontos ressaltados foi a adequado às legislações para atender a acessibilidade. “Isso resulta em melhorias para a realização de eventos”, disse.

O Solar representa a parte cultural do SESI-RN, que está sendo reativada. “Nos últimos anos, o SESI se dedicou, devido as circunstâncias, à saúde e segurança do trabalhador da indústria e da educação. Agora o Departamento Nacional [do SESI] voltou sua atenção para a parte cultural, que será bem explorada”, comentou.

Durante o evento de reabertura, vai acontecer uma exposição “Luzia Dantas: Poesia e beleza que basce da caatinga”, em parceria com o Museu Câmara Cascudo.

Restauração

O diretor de Operações do SESI-RN, Gontran Azevedo, disse que o imóvel é mantido dentro do maior cuidado por se tratar de um bem antigo na cidade e ser parte do acervo cultural do SESI-RN. “Foi feito todo um trabalho de reforma, pintura, carpintaria, acessibilidade e adequação do estacionamento que era desnivelado”, explicou.

O processo licitatório ocorreu no final do ano passado e a reforma em si começou final de janeiro. Todo o projeto foi submetido ao Iphan. “Como é tombado, a gente não pode fazer nada que não seja de comum acordo. Nada que foi feito aqui foi sem conhecimento e acompanhamento do Iphan”, assegurou.

Mesmo com as dificuldades por causa das restrições da pandemia, todo o projeto de reforma foi realizado conforme foi licitado no projeto aprovado.

Gontran lembrou que todas as esquadrias em estado deplorável, devoradas pelo cupim e a maior parte das portas e janelas foram trocadas. Um diferencial na reforma realizada, segundo ele, foi acessibilidade na parte posterior do prédio. “Era um terreno muito acidentado, que criava dificuldades em colocar mesas, cadeiras, armar tendas, palcos. Agora pode fazer eventos com capacidade triplicada de pessoas bem acomodadas”, disse.

De acordo com o diretor de Operações, a ideia é incorporar o Solar ao portfólio do SESI-RN na área de serviços. “Utilizar o casarão em perfeitas condições para viabilizar financeiramente a manutenção dele, que é cara. Locar para eventos culturais, lançamentos de livros, aniversários, casamentos, gravações. Será um equipamento cultural para a cidade e para o SESI”, afirmou.

Ele lembrou a SESI Big Band, que é uma orquestra de Jazz formada pelos instrutores e professores do projeto SESI ARTE do SESI-RN, que pode vir a fazer apresentações culturais no Solar. “É um motivo de muito orgulho e responsabilidade manter esse patrimônio histórico vivo”, concluiu o superintendente do SESI-RN.

Fonte:
https://www.fiern.org.br/