Marca Maxmeio

Notícias

Neste domingo, 15 de julho, fui convidado por Julianderson, para fotografar os Surfistas de Miame. Julianderson é um dos responsáveis pela Escolinha de Surf Filhos da Mãe do bairro de Mãe Luiza e que usam a praia de Miami localizada em Areia Preta para praticar o esporte. Para mim foi um domingo bacana, não somente por ter a oportunidade de fotografar os surfistas, mas também por poder ter a liberdade de ficar a vontade e poder observar como é belo aquele lugar da orla de Natal. O resto fica por conta da fotos.

Praia urbana de Touros

Depois dos registros do cotidiano dos desabrigados em Touros, aproveitamos para fazer algumas fotos aéreas do nosso belo litoral.

 

 

Ao chegar na cidade de Touros na manhã deste sábado, 14 de julho, o primeiro contato foi com os Jipeiros do RN e proprietários de 4 x 4 que levavam alimentos para os desabrigados. Em seguida fomos para aéreas alagadas onde encontramos o Exército trabalhando, seja no bombeamento das águas, cavando valas com máquinas ou até tirando carro atolado no lamaçal. Muitas casas ainda estão alagadas, muitos perderam todos os móveis e muitas famílias ainda estão desabrigadas. Em algumas ruas e casas a água foi drenada mas as família que perderam tudo ou quase tudo, reclamam da falta de assistência pelas autoridades, dizendo que estão abandonadas.

Enviado do meu iPhone

Nesta sexta-feira 13 de julho aconteceu em Parnamirim, na Associação dos Moradores da Cohabinal, a nova edição do Projeto “Empresa Cidadã”. Trata-se de um evento que reúne os maiores pagadores de ISS do município Trampolim da Vitória.
“O Empresa Cidadã já é um evento consagrado por apresentar o título de Empresa Cidadã aos empreendedores que contribuem efetivamente com o desenvolvimento da cidade, com geração de emprego, renda e tributos. Precisamente o pagamento de ISS”, afirma o diretor do PN, José Pinto Júnior.
A oportunidade é um momento em que o gestor público municipal, no caso o prefeito Rosano Taveira da Cunha falou aos contribuintes acerca dos investimentos feitos, graças à arrecadação do ISS.
O Empresa Cidadã é uma iniciativa do Potiguar Notícias em parceria com o município de Parnamirim e com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parnamirim. “O Empresa Cidadã é importante porque valoriza os pagadores de ISS de Parnamirim”. Disse o presidente da CDL, Bira Marques.

Solidariedade!

O MPRN está com uma campanha para arrecadar donativos e ajudar as vítimas das intensas chuvas que atingiram o município de Touros e região e alagaram várias ruas.

O grande volume de água deixou diversas famílias desabrigadas. A campanha do MPRN é voltada para a arrecadação de materiais de limpeza e higiene pessoal, fraldas descartáveis e água mineral.

Os donativos serão arrecadados até a quinta-feira (19) e entregues à Secretaria de assistência Social de Touros na sexta-feira (20).

Pontos de coleta:

– Promotoria de Justiça de Touros (Avenida 27 de Março, 120 – Centro)
– Sede a Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97 – Candelária – Natal).
– Sede das Promotorias de Justiça de Natal (Rua Nelson Geraldo Freire, em Lagoa Nova)

O Departamento de Comunicação Social (Decom), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferece, pela primeira vez, o curso de Especialização em Produção de Documentários. A especialização é presencial e as inscrições estão abertas até o dia 8 de agosto.

O processo seletivo acontece de 9 a 20 de agosto. A primeira fase consta da análise do Currículo Lattes ou Curriculum Vitae, conforme critérios estabelecidos no edital, e a segunda fase consta da análise da carta de intenções, no qual o candidato deve apresentar experiências anteriores na área do audiovisual, além de propostas de aplicação dos conhecimentos obtidos durante o curso.

A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 100. As inscrições devem ser realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Mais informações no edital ou pelo e-mail especializacaoufrndoc@gmail.com.

Incrições e edital completo: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato

O arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, vem ao Rio Grande do Norte, participar da festa em honra dos Mártires de Cunhaú. Ele preside a missa de encerramento da festa, nesta segunda-feira, 16, às 16 horas, em frente à capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama. A celebração também contará com a participação do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e de sacerdotes da Arquidiocese.

 

Festa dos Mártires

 

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama, celebra festa em memória dos Mártires de Cunhaú. Desde o dia 2, acontece peregrinação com a imagem dos Mártires pelas comunidades da Paróquia. Na segunda-feira, 16, data em que são lembrados os 373 anos do martírio de Cunhaú, a programação será intensa, iniciando às 7h, com o Martbike, da Igreja Matriz para a comunidade de Cunhaú; a partir das 9h30, haverá louvor e recitação do Terço dos Mártires; às 10h30, missa, no Santuário Chama de Amor; às 13h30, procissão com a imagem de Nossa Senhora da Candeias, saindo do Santuário para a capela; às 14h, show, animado pelo Padre Nilson Nunes, de João Pessoa (PB); às 15h45, encenação do morticínio de Cunhaú, e, às 16h, missa solene, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

 

Martírio de Cunhaú

 

O massacre do Engenho Cunhaú, em Canguaretama, aconteceu em 16 de julho de 1645. Era o tempo do domínio holandês, na região. Em volta da Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú, residia em torno de 70 pessoas, dedicadas aos trabalhos da lavoura e moagem da cana. Em Pernambuco, as investidas holandesas se instauravam, mas, na capitania do Rio Grande tudo parecia tranquilo. Repentinamente, o clima tornou-se tenso com a chegada de Jacó Rabi, a serviço da coroa holandesa, em 15 de julho de 1645. Ele, juntamente com os índios Tapuias e Potiguares, trazia uma mensagem do Supremo Conselho Holandês de Recife, gerando nos nativos, suspeitas e medo do que pudesse acontecer. No outro dia, 16 de julho, domingo e festa de Nossa Senhora do Carmo, aproveitando que na hora da missa se reuniriam os colonos e o pároco, Padre André de Soveral, Jacó Rabi iria ser o portador de uma mensagem do Supremo Conselho Holandês de Recife aos moradores do Cunhaú. Na missa, no momento em que o Pe. André de Soveral elevou o cálice, a um sinal de Jacó para os índios, convocados pelos holandeses, as portas da capela se fecharam e começou, então, o massacre do Cunhaú.

O SERHS Natal Grand hotel Recebeu nesta quinta-feira (12) convidados para coquetel de inauguração do Salão Água Marinha. O diretor geral, Willian Lass apresentou o novo espaço com 4 salas e espaço para coquetel. Estiveram presentes representantes de empresas de eventos, associações médicas, imprensa e a animação do evento ficou por conta do cantor Leonardo Nunes e banda.

Fotos: Nuno Guimarães

A Base Naval Natal celebrou na manhã desta quinta-feira (12) 77 anos de sua criação e homenageou personalidade civis e militares com o Prêmio “Mérito Almirante Ary Parreiras”.  A cerimônia militar foi presidida pelo seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra Josean Alves Pinheiro, e contou com presença de Titulares de Organizações Militares e diversas autoridades, civis e militares. Na abertura da cerimônia foi entregue o prêmio ao Servidor Civil destaque do semestre de  2018 e entrega do Distintivo de Bom Comportamento aos militares  da unidade militar.

Sobre Prêmio  “Mérito Almirante Ary Parreiras”:

O Prêmio “Mérito Almirante Ary Parreiras” Destina-se a reconhecer o Mérito dos militares e servidores civis que servem na Base Naval de Natal, e tenham se destacado pela exemplar dedicação ao trabalho e competência profissional, bem como os militares e civis que prestaram relevantes serviços a Base Naval de Natal.

Trechos da Ordem do Dia 02/2018 do Comandante da Base Naval de Natal:

“Passados 77 anos, a Base Naval de Natal ressente-se dos investimentos previstos no Plano de Equipamento e de Articulação da MB (PEAMB), para continuar a bem cumprir sua missão, missão essa que não se restringe somente à tarefa de apoio aos meios navais sediados ou em trânsito na área de
jurisdição do Comando do 3o Distrito Naval. Ela também abrange a formação de reservistas da Marinha, a manutenção dos próprios nacionais residenciais na Cidade do Natal, a operação e manutenção da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, dentre outros. Dessa forma, continuamos nos esforçando para bem atender as necessidades dos meios navais cada vez mais complexos e modernos, como os Navios-Patrulha Araguari e Macau. A inoperância do Dique Flutuante Cidade do Natal é, novamente, uma carência que afeta a nossa tarefa principal e que a Administração Naval saberá bem resolver.

Apesar das dificuldades que o país, e consequentemente a Marinha, vem vivenciando, muito tem sido feito no sentido da manutenção da qualificação do nosso pessoal, da recuperação da estrutura predial e do apoio aos navios subordinados ao Comando do 3o Distrito Naval e meios em trânsito.

Nesta data de júbilo, somos tomados pelo sentimento de motivação e agradecimento a todos os que trabalharam na construção desta importante Organização Militar. Inspiremo-nos nos valores do nosso fundador – competência profissional, honra e amor ao trabalho – para enfrentar os desafios atuais. Nesse sentido, rendemos homenagem àqueles que, com suas contribuições, ajudaram na consecução de objetivos que garantem à nossa Base bem cumprir sua missão e, por isso, são agraciados com o Prêmio Mérito Almirante Ary Parreiras.

Por fim, conclamo a todos os meus comandados que relembrem que a tarefa atribuída a Ary Parreiras, para muitos inexequível, só foi possível pela dedicação e trabalho árduo de homens, que, apesar das dificuldades, conseguiram alcançar  o sucesso, respondendo a contento ao chamado da Pátria. Da mesma forma, dediquemos nosso esforço e trabalho a continuar a “epopeia silenciosa” do nosso fundador, honrando o nosso lema que resume a nossa origem e a nossa missão: “Base Naval de Natal, às margens do Potengi, sempre pronta a servir!”
Viva a Marinha! Tudo pela Pátria!

JOSEAN ALVES PINHEIRO
Capitão de Mar e Guerra – Comandante

Militares e civis agraciados com o Prêmio “Mérito Almirante Ary Parreiras” Medalhão de Bronze, em reconhecimento aos relevantes serviços
prestados à Base Naval de Natal:

Coronel (EB) IGOR LESSA PASINATO;
Capitão (PM) FÁBIO EDUARDO BORJA DE ARAÚJO;
Subtenente (PM) LUIZ JÚNIOR DA CUNHA;
Primeiro Sargento (PM) GIOVANI M. ARAÚJO;
Guarda-Municipal ALBERFRAN CÂMARA GRILO;
Policial Rodoviário Federal OSVALDO SÉRGIO DELFINO DA COSTA;
Sr. ADÃO SANTOS DO NASCIMENTO;
Sr. ELIAS DE MEDEIROS;
Sr. FRANCISCO CANINDÉ SOARES DE LIMA;
Sr. JOÃO PAULO MENDES SALES;
Sra. KÁTIA SUELY FERNANDES SANTOS;
Sr. KELYSON DE LIMA MONTENEGRO; e
Sr. RODOLFO JOSÉ DE MEDEIROS DANTAS.

Por www.eliasjornalista.com