Marca Maxmeio

Notícias

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, lançou um edital para o Concurso Árvore Solar, iniciativa que vai selecionar projetos para a implantação de uma estrutura de geração solar fotovoltaica, semelhante a uma árvore, oferecendo wi-fi e carregamento gratuito de celulares, além de iluminação.

A competição é destinada a estudantes universitários e de nível técnico nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e municípios do interior de São Paulo, área de concessão das distribuidoras do Grupo Neoenergia – Celpe, Cosern, Coelba e Elektro, respectivamente.

O local onde será instalada a Árvore Solar, depois de realizado o concurso, ainda será definido pela Cosern junto à Prefeitura de Natal. A iniciativa é uma composição verticalizada com instalação de placas fotovoltaicas que se assemelha a galhos de uma árvore, utilizando a luz do sol como fonte de energia para pequenas cargas.

O concurso vai escolher de um a quatro projetos e implantá-los em cada Estado participante. O primeiro colocado da competição será premiado pelo Grupo Neoenergia com uma viagem de três dias a Fernando de Noronha, para conhecer as belezas naturais do arquipélago e as usinas solares fotovoltaicas implantadas pela empresa na ilha.

Serão aceitas propostas de estudantes de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e Arquitetura. Também poderão participar os alunos do curso técnico em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação. Cada equipe deverá ser composta por cinco estudantes de uma mesma instituição orientados por um professor. As inscrições das equipes já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail eficiencia@neoenergia.com conforme o edital.

Os trabalhos devem apresentar como requisitos fundamentais estruturas on-grid, com altura mínima de três metros da base da árvore até os módulos e potência de 2,5 a 3,3 quilowatt pico (kWp).  Todas os demais critérios e orientações podem ser encontrados no site da Cosern (www.cosern.com.br) .

CALENDÁRIO DO CONCURSO:

DATA CRONOGRAMA
30/09/2018 Cadastro das Equipes.
30/10/2018 Submissão das propostas.
30/11/2018 Divulgação dos projetos selecionados no concurso.
De 01/12/2018 até 30/03/2019 Premiação da Equipe vencedora em primeiro lugar.

Foto: Canindé Soares/Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Btn Posts Anteriores