Marca Maxmeio

Notícias

por Decom

Reunindo histórias vividas por jornalistas do Rio Grande do Norte, será lançado nesta terça-feira, às 19h, o e-book Fotojornalismo potiguar, produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFRN. O evento acontece no auditório do Departamento de Comunicação Social (Decom).

A obra reúne perfis de 13 fotojornalistas que têm em comum a vivência cotidiana de  acontecimentos transformados em notícia. O e-book faz parte da Coleção Jornalismo Potiguar, lançada em 2017, e foi organizado pelos professores  Socorro Veloso e John Willian Lopes e pelo estudante Pedro Torres, em parceria com o selo Tribo/Máquina.

Com prefácio da jornalista e diretora de redação Cledivânia Pereira, do jornal Tribuna do Norte, e posfácio do professor e pesquisador Daniel Meirinho, da UFRN, o e-book reúne um importante acervo de histórias e memórias de mulheres e homens que apreenderam a prática da fotografia jornalística das mais variadas maneiras e testaram seus conhecimentos nas mais diferentes situações.

São relatos que permitem uma melhor compreensão dos desafios, limites e dilemas do ofício que se reconfiguram de modo profundo, especialmente a partir do advento das tecnologias digitais. Em paralelo, a obra também visa a constituir um espaço de debates do fotojornalismo como forma de conhecimento do mundo em suas diferentes dimensões, sejam elas narrativas, estéticas, éticas e/ou políticas.

Treze fotojornalistas concederam entrevistas aos estudantes Adriano Abreu, Adrovando Claro, Alex Régis, Ana Silva, Canindé Soares, Elisa Elsie, João Maria Alves, José Aldenir, Magnus Nascimento, Moraes Neto, Ney Douglas, Teotônio Roque e Vlademir Alexandre.  Cada perfil está ilustrado com imagens cedidas pelos entrevistados.

De acordo com a professora Socorro Veloso, no primeiro semestre de 2019, 40 alunas e alunos da disciplina História e Legislação do Jornalismo abraçaram com entusiasmo a ideia de produzir um e-book. Foram a campo, fizeram entrevistas, coletaram imagens e escreveram os 13 perfis que reúnem memórias de fotógrafas e fotógrafos com atuação marcante no jornalismo norte-rio-grandense.

“A intenção era contar um pouco da vida e das experiências de fotojornalistas atuantes no RN e apresentar uma pequena, ainda que significativa, parcela do riquíssimo acervo fotográfico mantido por cada profissional. E assim foi feito: ao final do período letivo, tínhamos em mãos 13 histórias inspiradoras e dezenas de fotos cedidas por nossas entrevistadas e entrevistados, para preparar o livro que agora chega a público”, explica a professora Socorro.

Além do livro Fotojornalismo potiguar, a Coleção Jornalismo Potiguar inclui dois outros títulos, o Depoimentos para uma história da imprensa potiguar, lançado em 2018, e o  Jornalistas escritores do RN: entrevistas, lançado em 2017.

Segundo a professora, a coleção se dispõe à tarefa de contribuir para a construção e circulação de memórias do jornalismo potiguar que sirvam não só ao tempo presente. “A ideias é reunir relatos que permitam compreender as formas de se pensar e produzir jornalismo no Rio Grande do Norte, especialmente a partir da segunda metade do século 20 e primeiras décadas do século 21”.

Fotojornalismo potiguar poderá ser acessado gratuitamente em link a ser informado ao público logo após o lançamento, na noite de amanhã.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do e-book Fotojornalismo potiguar

QUANDO: Terça-feira, 25, às 19h

ONDE: Auditório do Departamento de Comunicação da UFRN (Decom)

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores