Marca Maxmeio

Notícias

O Dia das Mães é sempre de muita emoção para aquelas que estão presentes fisicamente e para homenagear as que já não mais estão aqui. O Leão e Vila, empresa que tem a maior estrutura funerária do Rio Grande do Norte, prepara uma programação especial e cheia de emoção.

Nos cemitérios Vila Flor, na Grande Natal, e Vila Park, em São Gonçalo do Amarante, serão realizadas apresentações musicais a partir das 9 horas no próximo domingo.

A celebração da missa será às 10h, em ambas as unidades. Os cemitérios ficarão abertos até às 17h.

Foto: Marinheiro Bezerra

Além da relevância da data para o mundo, a participação de um ex-Combatente da Marinha foi simbólica e motivadora para todos os que estavam presentes na cerimônia.

Trata-se do Primeiro-Tenente Severino Ferreira de Souza. Aos 98 anos de idade, sendo convidado pelo Comando do 3º Distrito Naval, ele compareceu à Cerimônia referente ao Dia da Vitória, realizada naquele Comando, na cidade de Natal-RN.
O fim da Segunda Grande Guerra foi comemorado neste ultimo dia 8 de maio, em todo o mundo. Há exatos 80 anos, o maior conflito armado da História chegava ao fim. A data tornou-se conhecida internacionalmente como o Dia da Vitória, pois representa o êxito das Forças Aliadas para o restabelecimento da paz.
Com a entrada do Brasil no conflito, em apoio aos Aliados, o Estado do Rio Grande do Norte teve participação fundamental, tornando-se um dos cenários para a destacada atuação do Brasil no processo de pacificação do mundo, ao tornar-se base para abrigar as Forças americanas.
Normalmente, aulas, livros, exposições e documentários estimulam a imaginação, e, através de fotografias e relatos sobre aquele marcante momento da História da humanidade, ocorrido entre 1939 e 1945, oferecem uma noção do que foi aquele período.
No estado potiguar, em especial na capital e na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal, foram concentradas as instalações para os esforços de guerra do Brasil na costa nordestina. São construções que resistem ao tempo e trazem todo aquele contexto à memória, auxiliando na preservação da História.
No entanto, para além das instalações, um dos principais presentes da História é a possibilidade que ela apresenta de, 80 anos depois, estarmos diante de personagens vivos, que participaram de um momento tão marcante quanto esse, que representou a luta pela defesa dos ideais de restauração da paz no mundo, a exemplo do Tenente Severino Ferreira de Souza.

Na época da Segunda Guerra Mundial, o Veterano ocupava a graduação de Marinheiro, e participou dos esforços de guerra servindo à Marinha do Brasil, na Base Naval de Natal. “É uma alegria muito grande participar da cerimônia. Obrigado pelo convite”, agradeceu, ao ser cumprimentado pelo Vice-Almirante Jorge José de Moraes Rulff, Comandante do 3º Distrito Naval.
Ao término da cerimônia, bem-humorado, acompanhado do filho e do neto, projetou sua festa de aniversário de 100 anos, e fez questão de convidar o Comandante do 3º Distrito Naval.

Neste sábado, 10 de maio, o público natalense é convidado a revisitar a Galeria João Maria Alves, no Mercado de Petrópolis, que reabre suas portas após uma reforma estrutural. O espaço retoma sua programação com uma nova temporada de exposições fotográficas, sob a curadoria do Coletivo daFOTO!.

Formado pelos fotógrafos Alexandre Santos, Damião Paz, Flávio Aquino, Henrique José, Meysa Medeiros e Vlademir Alexandre, o coletivo estreia a fase renovada da galeria com a primeira exposição que é  “Relicarium”, da fotógrafa Meysa Medeiros. A exposição reúne imagens que já percorreram outros estados do Brasil, além de países da Europa e da América Central, e chega agora ao seu local de origem com um novo olhar sobre memória e visibilidade.

A reestruturação do espaço contou com recursos da Seleção Pública da Lei Aldir Blanc nº 16/2024 – Premiação de Pontos de Cultura, realizada pela Prefeitura do Natal. Parte do valor da premiação foi destinada à melhoria da galeria, reforçando o compromisso do Coletivo daFOTO! com a valorização da fotografia potiguar.

“Acreditamos que revitalizar esse espaço dentro do mercado é também uma forma de atrair o público, estimular o consumo cultural e consolidar a galeria como um ponto fixo para a fotografia do nosso estado”, afirma Meysa.

A reinauguração marca um novo ciclo para a Galeria João Maria Alves, que se firma como um importante espaço de difusão artística e encontro com a imagem.

Quem somos?

O Coletivo daFOTO! é um ponto de Cultura certificado pelo Minc que tem em seu objetivo propagar e divulgar a fotografia Potiguar através das suas iniciativas.

Sobre:

Evento Exposição Relicarium

Local: Mercado de Petrópolis

Endereço:  Av. Hermes da Fonseca, 804 – Petrópolis, Natal – RN, 59020-000

Data: 10/05/2025

Horário: 10h

Maiores informações: 84 996877985 – Meysa Medeiros

Na noite desta quinta-feira, 8 de março, o palco do Teatro Alberto Maranhão foi tomado pela sonoridade envolvente do saxofonista potiguar Joedson Silva, durante a apresentação do concerto “Potiguando no Balanço”. O espetáculo musical instrumental reuniu artistas de diferentes vertentes e destacou a riqueza da cultura musical do Rio Grande do Norte.

Idealizado por Joedson Silva, o projeto “Potiguando no Balanço” foi lançado em 2019 por meio de financiamento coletivo e tem como proposta valorizar a música instrumental brasileira com um olhar regional. Com um repertório pulsante e afetivo, o show reuniu grandes nomes da música e da poesia potiguar, como Mestre Carlos Zens, Poeta Luiz Manoel, Gelson Pessoa, Abaeté do Cordel, Chico de Iaia, além das cantoras Zette Pereira, Socorro Martins e Dahlye Dyh Viturino. Também participaram os músicos Ismael Lima (sax) e Vandinho Amaro (trompete).

Durante a apresentação, Joedson emocionou o público ao relembrar sua trajetória musical:

“Com os estudos na flauta doce conheci o saxofone com o professor Paulo Roberto Silva, não tinha pretensão para tocar sax, mas foi o instrumento que me encontrei. Com 13 anos, ingressei na Banda Filarmônica de Cruzeta/RN, sob a regência do maestro Humberto Dantas (Bembém)”, relatou o saxofonista.

O espetáculo contou com a produção do Bureau Cultural (Social Casting) e um time de músicos talentosos: Vagner Emanoel (piano), Renan Lima (bateria), Hudson Rocha (guitarra), além de Rogério Hakkinen, responsável pela tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao evento.

O concerto teve apoio de iniciativas culturais e instituições potiguares como o Projeto Reviver, a Casa do Cordel, a Escola de Música Home Teclas e o Flávio Freitas Ateliê, evidenciando a força das parcerias locais na promoção da cultura.

Com uma fusão entre o regional e o universal, o “Potiguando no Balanço” reafirma o talento e a originalidade da música potiguar, traduzida no sopro marcante do saxofone de Joedson Silva.

Evento gratuito e aberto ao público ocorre próximo dia 11 de maio na sede de Morro Branco

A “Alma do Tango”. Essa é a temática da edição mensal do DOMINGO COM ARTE, promovido pela Nova Acrópole, escola de filosofia cultura e voluntariado, e que ocorre próximo dia 11 de maio, a partir das 18h, dedicado às Mães, com entrada gratuita e aberta ao público.

Na ocasião se apresentam o maestro e pianista Eli Cavalcante e o professor e violoncelista Diego Paixão executando canções emblemáticas do ritmo marcado, que expressa a cultura rioplatense, com influência da música europeia, africana e americana, músicas imortalizadas por Gerardo Matos Rodríguez, Carlos Gardel, Astor Piazalle dentre outros.

O evento ocorre na unidade da Avenida Xavier da Silveira, n.1047, iniciando pontualmente às 18h. É uma opção cultural para mães e filhos no domingo dedicado à elas e que possibilita a apreciação do Tango, estilo musical e forma de arte que ultrapassou as fronteiras da Argentina e Uruguai.

SOBRE NOVA ACRÓPOLE
Organização Internacional, Nova Acrópole é uma escola de filosofia que promove cultura e pratica o voluntariado em mais de 60 países. No Brasil possui cerca de cem sedes, sendo oito no Rio Grande do Norte. Em Natal: Morro Branco, Ponta Negra, Tirol, Zona Norte e Candelária; ainda em Parnamirim; Mossoró e Assu.

SERVIÇO
DOMINGO COM ARTE – A ALMA DO TANGO
Unidade Nova Acrópole Morro Branco (Av. Xavier da Silveira, 1047)
Dia 11 de maio
A partir das 18h
Apresentação dos músicos Eli Cavalcanti e Diego Paixão
ENTRADA GRATUITA

Foto: Pedro Fonseca

Dra. Ilana Barros

Além do impacto na saúde cardíaca, Dra. Ilana Barros alerta para os perigos do colesterol alto na circulação e reforça a importância da prevenção vascular

Quando se fala em colesterol alto, o alerta costuma ser voltado ao risco de infartos e derrames. Mas o que muitos ainda não percebem é que o acúmulo de gordura no sangue também pode comprometer a circulação de forma ampla, afetando a oxigenação dos tecidos e favorecendo doenças arteriais periféricas que impactam diretamente a qualidade de vida.

“O colesterol elevado dificulta o fluxo sanguíneo, principalmente nas artérias, e isso pode causar dores nas pernas, cansaço ao caminhar, sensação de peso e até feridas que não cicatrizam com facilidade”, explica a médica angiologista e cirurgiã vascular Dra. Ilana Barros, referência em medicina vascular preventiva em Natal (RN).

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 30% dos brasileiros convivem com o colesterol acima do ideal. O dado acende um alerta para complicações como a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), que afeta principalmente os membros inferiores e pode evoluir para quadros graves. “É comum que esses sinais passem despercebidos ou sejam atribuídos ao cansaço do dia a dia, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento”, destaca Dra. Ilana Barros.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 14 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de doença vascular periférica. Embora as varizes e o colesterol alto não tenham relação direta, ambas as condições podem coexistir e indicar que o corpo precisa de mais atenção com a circulação.

“Cada parte da nossa rede vascular conta uma história. Cuidar do colesterol é cuidar da saúde como um todo, inclusive da integridade dos tecidos, do desempenho físico e do bem-estar diário”, ressalta Dra. Ilana Barros.

A médica recomenda acompanhamento regular, hábitos saudáveis e atenção aos sinais do corpo como formas eficazes de prevenção.

Sobre a Dra. Ilana Barros

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador-BA, e com Residência Médica em Cirurgia Vascular no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife-PE. Além de sua formação inicial e residências, a Dra. é especializada em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular na ANGIORAD, em Recife-PE, e Pós-graduada em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo-SP.

Para saber mais, acesse o Instagram: @drailanabarros

Faltam menos de 30 dias para “Eu corro pra comer”

Prepare-se para o evento que vai misturar adrenalina com um toque suculento de sabor!
No próximo dia 24 de maio, Natal vai abrigar a primeira CORRIDA DO HAMBÚRGUER do Nordeste. Com percursos de 5k e 10k e largada da Cidade dos Bosque, em Parnamirim. A prova é realizada pela DD Burger e tem organização da Sportri Eventos. O hambúrguer? Na entrega dos kits e ao fim da corrida também.

A prova surge como uma experiência inédita no Rio Grande do Norte, unindo o espírito esportivo à paixão pelo sanduíche. O evento celebra o Dia do Hambúrguer que é mundialmente comemorado no 28 de maio e também a abertura, no Bosques Mall, de uma nova loja da DDBurguer, uma das melhores hamburguerias da cidade, que festeja 05 anos.

A Corrida do Hambúrguer tem largada, chegada e o percurso pela Av. Ayrton Senna e promete transformar o asfalto em uma verdadeira festa. E o hambúrguer? Está no KIT do Atleta e na linha de chegada! Se correr dá fome, a recompensa é mais do que justa, neste evento que vai unir esporte, diversão e, claro, muito DDburgeeer!

*As inscrições continuam abertas, são limitadas e podem ser feitas pelo site www.sportri.com.br. Corrida do Hambúrguer
evento animado, pensado para proporcionar um dia memorável para toda a família. Dia 24 de maio é dia de celebração da popularidade do prato que é apreciado em várias partes do mundo, com inúmeras versões e variações.

SERVIÇO
EU CORRO PRA COMER – CORRIDA DO HAMBURGUER
Data: 24 de maio de 2025
Horário: 16h
Local: Bosques Mall, Cidade dos Bosques, Parnamirim/RN
Percursos: 5K e 10K
Inscrições no site www.sportri.com.br

@corridadohamburguer

Assessoria de Imprensa
SIMONE SILVA

Audiência da governadora com o ministro Renan Filho inclui também a implantação da BR-104 e a travessia urbana de Macaíba

As obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR-304, principal rodovia federal no Rio Grande do Norte, vão ser iniciadas em setembro deste ano. A garantia foi dada à governadora Fátima Bezerra pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante audiência no final da tarde desta terça-feira (06), em Brasília. Na reunião da governadora com o ministro e com o diretor geral do DNIT, Fabrício Galvão, foram tratadas de outras demandas relacionadas à melhoria da malha rodoviária, como a implantação da BR-104, de Macau até Jaçanã, na divisa com a Paraíba, e a travessia urbana de Macaíba.

Para a duplicação da BR-304, disse o ministro, a equipe técnica está trabalhando na elaboração do edital de contratação dos serviços, assim como providenciando o licenciamento ambiental. Os dois trechos totalizam 95,7 quilômetros. O Lote 1 é o de Mossoró a Assu. O lote 2 começa no entroncamento da Reta Tabajara, já duplicada, até o município de Riachuelo.

“Estivemos com o ministro tratando de obras prioritárias, estratégicas do ponto de vista da infraestrutura rodoviária do nosso Estado, começando pela 304, um sonho de nosso povo que está se tornando realidade, graças ao governo do presidente Lula e a determinação do ministro Renan”, relatou a governadora. A duplicação dessa rodovia federal foi incluída por ela no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) como parte do plano de melhoria da malha viária, que inclui a restauração de 800 quilômetros de rodovias estaduais, já concluídos, e de mais 620 quilômetros a serem iniciados no segundo semestre deste ano.

O ministro também falou sobre as obras remanescentes da travessia urbana de Macaíba, que fazem parte da duplicação da Reta Tabajara e incluem a construção do viaduto de acesso ao aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e da implantação da BR-104 no Rio Grande do Norte.

“São três obras muito importantes, estruturantes para o desenvolvimento do Estado. O edital para a duplicação da BR-304 nós vamos lançar no final de junho ou início de julho para que as obras seja iniciadas em setembro. Além disso, vamos recuperar os trechos estaduais da BR-104, que estão sendo federalizados. Os dois quilômetros remanescentes da travessia de Macaíba vamos licitar no final deste mês”, destacou o ministro Renan Filho.

Além da readequação dos trechos de rodovias estaduais pavimentadas que estão em processo de federalização, as obras da BR-104 incluem a implantação de asfalto em novos trechos, como o que vai de Lajes até o município Cerro Corá, abrindo uma nova rota de integração entre as microrregiões de Angicos e a de Serra de Santana, totalizando 46,7 quilômetros.

A BR-104 começa em Macau e vai até Maceió, capital de Alagoas, terra do ministro Renan Filho. São 672 quilômetros. O único trecho ainda não implantado é o do Rio Grande do Norte.

Percurso de 2km promoveu saúde, conscientização, união e solidariedade em Natal

A Governadora Fátima Bezerra participou, neste sábado (3) da 11ª Caminhada da Mãe Potiguar, atividade realizada em celebração ao mês das mães e que promoveu união, conscientização e promoção da saúde, reunindo cerca de 10 mil participantes. O evento também arrecada alimentos não perecíveis e este ano foram doadas mais de 14 toneladas, considerada a maior arrecadação da história da caminhada. Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos entre as mais de 200 instituições ligadas ao Sesc Mesa Brasil.

Promovida pelo Governo do RN, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), além de diversos parceiros, a caminhada também tem como ponto forte estimular a doação de leite materno, através do Programa Amigo do Peito.

Percorrendo um roteiro de cerca de 2km, os participantes deixaram a concentração no Estádio Arena das Dunas, e seguiram dando uma volta no Centro Administrativo do Estado, retornando ao ponto de largada. Durante todo o tempo, um trio elétrico animou os participantes.

“Estamos aqui hoje para realizar mais uma caminhada das mães do Rio Grande do Norte, das mães potiguares. E essa caminhada tem, antes de tudo, um lado humano. É um momento muito bonito, porque é o momento das mulheres, das mães celebrarem o amor, o afeto e a solidariedade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Consolidado como o maior evento em comemoração ao dia das mães em todo o RN, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Luiz Monteiro, disse que o evento já faz parte do planejamento estratégico da Corporação. “Este ano, no primeiro dia de inscrições, todas as sete mil camisetas esgotaram. Isso prova que este momento não é somente de homenagem às mães, mas tem um cunho social importantíssimo”, disse.

Participante de mais de nove edições da caminhada, Tânia Shirley, 47 anos, enxerga a atividade como um momento de unir conscientização e descontração. “É uma forma de união para as mulheres. Além do entretenimento, tem a questão social da doação de alimentos”.

Outra participante, a aposentada Zenaide Melo, 75 anos, estava caminhando pela segunda vez. A atividade, segundo ela, é a sua preferida. “É muito legal. Eu gosto de fazer caminhadas”, revelou. Ela ainda contou que além da atividade de hoje, também integra outras caminhadas que acontecem durante o ano em Natal. Já a arquiteta, Vânia Abrantes, também participou pela segunda vez. Ela destacou como o momento perfeito para encontrar os amigos e se divertir.

O secretário estadual da Saúde Pública, Alexandre Motta, contou que gostaria de ter participado de outras edições da Caminhada, tamanha surpresa do gestor com a proporção do evento. Ele também desejou que a Caminhada cresça cada vez mais.

Também participaram da Caminhada a secretária de estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Júlia Arruda; o secretário de estado da segurança pública, Coronel Francisco Araújo; a secretária da Sethas, Iris Oliveira; o diretor geral do Idema, Werner Farkatt; os deputados estaduais Hermano Morais e Neilton Diógenes; o capelão do CBM, Padre Hugo Galvão, a vereadora de Natal, Samanda Alves.


Assecom-RN

O 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (BtlOpLitFN), sediado em Natal, comemorou nesta quarta-feira, 30 de abril, mais um aniversário de sua criação com uma cerimônia especial que reuniu autoridades civis e militares, além de veteranos que desfilaram ao lado da tropa em um momento de forte simbolismo e respeito à história da unidade.

Durante o evento, o Comandante do Batalhão, Capitão de Fragata (FN) Jonatha Sant’Ana da Silva, e o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Jorge José de Moraes Rulff, deram as boas-vindas aos convidados. Em suas falas, ambos destacaram a importância estratégica do Batalhão para a Marinha do Brasil e sua contribuição direta para a defesa da soberania nacional, especialmente na região Nordeste.

A celebração contou com uma programação dinâmica distribuída em seis estações temáticas, que permaneceram abertas simultaneamente à visitação do público. As atividades incluíram:

  1. Estação Piscina – Demonstração de salto da plataforma e natação utilitária, evidenciando a preparação física dos fuzileiros.
  2. Estação Fotografias – Exposição de imagens e recordações da história do antigo Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), instalada no Salão de Recreio CB/SD.
  3. Estação Pista Multipropósito – Apresentação da técnica de Entrada em Compartimento (CQB), utilizada em operações táticas urbanas.
  4. Estação Caatinga – Mostra de equipamentos e práticas do estágio de instrução em ambiente de Caatinga, típico da região semiárida.
  5. Estação Estande de Tiro – Atividade interativa com armamento de paintball, permitindo ao público uma experiência simulada de tiro.
  6. Estação Mostruário – Exposição dos equipamentos e itens operacionais utilizados atualmente pelo Batalhão.

A iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil com a formação e capacitação dos seus militares, ao mesmo tempo em que aproxima a população das atividades desempenhadas pelas forças armadas. O evento também prestou homenagem à memória e ao legado dos veteranos, pilares fundamentais da história do 3º BtlOpLitFN.

O Batalhão de Operações Litorâneas segue desempenhando papel essencial em ações de defesa, apoio à população e operações conjuntas, consolidando-se como uma das unidades mais relevantes da Marinha na região.

1 2 3 1.258