Marca Maxmeio

Notícias

Nada como começar os trabalhos de 2023 com o pé direito!

Nesta quinta-feira, 02 de Fevereiro aconteceu o primeiro evento do ano da Dandara Turismo no por do sol do Rio Potengi.

Com início no Iate Clube do Natal, cumprindo trajeto por todo o Rio Potengi, o barco também passou pela Fortaleza dos Reis Magos e depois retornou ao ponto incial do trajeto.

Com o objetivo social de beneficiar o Instituto Juvino Barreto, o por do sol contou com muita música, bons drinks, coffee break, sorteios, homenagens e, é claro, informações sobre a história da nossa cidade contada por um guia turístico.

A realização do evento proporciona aos seus respectivos realizadores e parceiros uma imensa felicidade e sentimento de gratidão com todos que marcaram presença e embarcaram nessa.

Você sabe como chegar em Senador Georgino Avelino no Rio Grande do Norte?

1° Ele está localizado no Litoral Sul;

2° Faz parte da Área de Proteção Ambiental Bomfim Guaraíras;

3° Município circuvizinho do destino indutor do Turismo Potiguar Tibau do Sul.

4° Acesso pela Br 101 – acessos nas RNs por Arez e Nísia Floresta.

5° Você passa por algumas comunidades para chegar no destino @visitegeorgino tanto por Nísia Floresta, quanto por Arez.

Venha Desbravar o Rio Grande do Norte,
Venha conhecer uma das mais belas paisagens do Estado no município de Senador Georgino Avelino

A Terra de Oportunidades

https://www.instagram.com/p/CoJBkrHuO-L/?igshid=OTRmMjhlYjM=

No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência desse grupo. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás assumem diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.

Com essa inspiração 12 obras compõem a exposição Orixás Adesivados, que tem assessoria afro-cultural de Raphael Jhoycom e audiodescrição de Thiago Cerejeiras.

Exu, Iansã, Iemanjá, Logun Edé, Nanã, Obá, Ogum, Oxalá, Oxossi, Oxum, Oxumaré e Xangô são apresentados através da arte de adesivar.

“É uma técnica de recortes de adesivos com estilete e aplicados sobre suportes, em sua maioria, reutilizáveis como cartaz, papel, materiais dispensados, transformando-os em mosaicos, imagens, ou trabalhando em cima de uma imagem existente” explica a artista Jussara Di Medeiros.

A abertura da exposição acontecerá na quinta, 02 de fevereiro a partir das 19h até ás 21h. Acesso gratuito.

A Casa Sefóra, localizada na Av. Afonso Pena, 1204 – Tirol, foi o espaço escolhido para receber o projeto que foi contemplado pela seleção Pública de apoio as Expressões Culturais Religiosas, lançado pela Funcarte em 2022.

EXPOSIÇÃO ORIXÁS ADESIVADOS
Serviço:
Abertura: Quinta-feira, 02 de fevereiro, dia de Iemanjá. 19h às 21h
Visitação até 18 de março:
De segunda a sexta das 08h às 12h e 14h às 18h
E sábados das 08h às 12h
Casa Séfora – Av. Afonso Pena, 1204 – Tirol.

APOIO CULTURAL:
Prefeitura do Natal
Funcarte /Secult

Parceria Cultural:
Casa Séfora

Realização:
Calicot
Marcelo Veni Produções
MV Projetos Criativos

Serviço:
O que: 28ª edição da FIART
Quando: De 20 a 29 de janeiro de 2023
Que horas: Das 16h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Natal
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (Meia entrada).

Evento histórico homenageia encontro entre Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas e celebra a paz no Complexo Cultural Rampa

Um cortejo, exposições, teatro, música e discursos para rememorar a aliança firmada entre o Brasil e os Estados Unidos contra o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial.
Assim aconteceu a celebração dos 80 anos da Conferência do Potengi, o histórico encontro entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, na solenidade comemorativa realizada sábado (28) no Complexo Cultural Rampa.

“Nossa missão é cuidar da memória e zelar pelo futuro do nosso povo, celebrando todos aqueles que lutaram pela nossa democracia”, destacou a Governadora Fatima Bezerra. As palavras da chefe do executivo estadual se dirigiram ao veterano tenente João Carlos, presente na cerimônia, hoje com 102 anos de idade, que representou todos os militares potiguares que combateram no conflito.

Promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação José Augusto, o evento atraiu um grande público desejoso de conhecer a história, através das exposições abertas que contam a participação brasileira na Segunda Guerra. Todavia, a paz também foi destacada através de uma mostra que exibe frases, letras musicais de grandes personalidades mundiais.

A celebração teve início por volta das 14h com um cortejo de jeeps militares de época, que partiram do Centro Cultural Trampolim da Vitória até a Rampa com a participação de atores personificando Roosevelt e Vargas, além de militares do período bélico. Após a chegada da comitiva, a icônica imagem dos dois presidentes no jeep foi representada no mesmo local da Rampa onde o veículo estacionou em 1943. Com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, da cônsul dos EUA, Jessica Simon e da cônsul honorária da França em Natal, Caroline Fernandes Martins.

GUERRA E PAZ

No histórico prédio da Rampa, foram inauguradas duas exposições com temas antagônicos. Um era a Sala da Guerra, sob curadoria do pesquisador Fred Nicolau, com objetos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) como uniformes, capacetes, medalhas e jornais brasileiros editados na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O outro era a Sala da Paz, apresentando frases de personalidades históricas que lutaram pela pacificação do planeta como Jesus, Buda, Martin Luther King, John Lennon, Bob Marley, Bispo Desmond Tutu, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi e Malaia Yousafsai.

Também foi inaugurada a exposição “Natal da Guerra e do Pós Guerra nas Cores de Pedro Grilo”, que exibe cerca de 80 telas retratando paisagens natalenses pelo olhar do artista falecido em 2022. As mostras poderão ser visitadas pelo público a partir deste domingo, das 10h às 16h com entrada gratuita.

PÔR DO SOL E COMENDAS

Sob fogos de artifício, foi conferida a Comenda “Itamar de Sá” às personalidades que contribuíram para o complexo Rampa e para a história da Conferência do Potengi. A governadora recebeu, ainda, uma cópia do livro “Asas sobre Natal” escrito pelo fotógrafo João Alves, ofertado pelas mãos do filho Edmundo Alves. Houve também a distribuição de bótons comemorativos, da Revista em Quadrinhos sobre o encontro de Vargas e Roosevelt produzida pelos desenhistas Luiz Elson Dantas e Carlos Alberto de Oliveira, além do cordel “História da Conferência do Potengi em Natal”, de autoria de Marciano Medeiros.

A celebração teve a participação do navio-patrulha “Goiânia”, da Marinha do Brasil, que permaneceu fundeado no rio Potengi durante toda a solenidade. Antes do pôr do sol, houve um tributo à presença brasileira na Segunda Guerra com a interpretação das canções “Minha Gioconda” e ” Ave Maria” pela cantora lírica Ângela Maria, seguida da performance musical do saxofonista Joedson Silva tocando as canções “Moonlight Serenade” e “Aquarela do Brasil” dentro de um barco no rio Potengi. Destaque para a apresentação do Quinteto Tabilo interpretando clássicos instrumentais regionais e eruditos e contagiando o público, que cantou e dançou.

COMPROMISSO COM MEMÓRIA

As autoridades presentes destacaram a importância da celebração e da abertura do
Complexo Rampa. A Governadora Fátima Bezerra frisou o compromisso de entrega do equipamento para o povo do RN: “nós fomos eleitos para cuidar da nossa população, da nossa memória, da nossa cultura. Abrir a Rampa é um dever maior do nosso Governo com a nossa história, que deve ser contada para o mundo”. O Secretário Executivo do Minc, Márcio Tavares afirmou: “este é um ato político importante para a recuperação da nossa democracia, simbolizada pela recuperação deste complexo cultural”.

Para o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto, “somente os que estudam a guerra sabem da importância de preservar a paz e lutar pela democracia plena”. A Secretaria de Turismo, Ana Costa, sentenciou que o evento representa a união de ações fundamentais no atual governo: “é o casamento perfeito entre história, cultura e turismo”.

O Diretor-Geral da FJA, Crispiniano Neto enfatizou o humanismo: “mostramos, nesta celebração, o lado humano que corre por dentro da desumanidade da guerra. Agora vamos trazer nossos estudantes e toda sociedade potiguar para conhecer a nossa grande história”. A cônsul norte-americana Jessica Simon elencou a parceria de décadas entre os governos brasileiro e dos EUA e uma futura agenda de trabalho junto ao Projeto do Complexo Rampa: “vamos discutir uma cooperação técnica que possa fortalecer os laços culturais e históricos entre os nossos países”.

TEATRO E MÚSICA

A celebração aos 80 anos da Conferência do Potengi teve também a apresentação do grupo de danças tradicionais Araruna, das Rocas e a encenação do musical “Bye Bye Natal”, escrito por Racine Santos, que narra a presença norte-americana na capital potiguar nos anos 40. O evento foi encerrado pela Sesi Big Band, sob a regência do maestro Eugênio Graça, para que o público dançasse ao som de canções do período da Segunda Guerra, que ganharam fama com as orquestras de Tommy Dorney e Gleen Miller, dentre outras.

Estiveram presentes, na solenidade histórica, os secretários Gustavo Coelho (Infraestrutura), Socorro Batista (Educação), Coronel Araújo ( Sesed), Cultura ( Mary Land Brito), o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, o comandante do 3° Distrito Naval, vice-almirante Reis Leite, o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras Diógenes da Cunha Lima e a secretária da instituição, Leide Câmara; o presidente da Conselho Estadual de Cultura, Iaperi Araújo, o Diretor do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, o reitor do IFRN, José Arnóbio, o representante da FEB, Marcos Renault, o representante do Grupo Rampa, Pedro Brito, além do deputado federal Fernando Mineiro, dos deputados estaduais Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio e da vereadora Brisa Bracchi.

CONFERÊNCIA DO POTENGI

A Conferência de Natal ou Conferência do Potengi reuniu, em 28 de janeiro de 1943, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. Ao retornar da Conferência de Casablanca, Roosevelt decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia na Segunda Guerra Mundial.

O histórico encontro entre os dois presidentes, a bordo de destroyer americano USS Humboldt atracado no porto de Natal, definiu os acordos que deram origem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e garantiram recursos para a consolidação da Companhia Siderúrgica Nacional Brasileira.

Natal, 29 de janeiro de 2023.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

Central de distribuição beneficia 300 mil consumidores e reforçou fornecimento de energia na capital do Oeste

A Neoenergia Cosern colocou em operação nesta quinta-feira (26), sua 77ª Subestação Elétrica, no bairro Belo Horizonte, em Mossoró. Essa nova central de distribuição de energia irá beneficiar mais de 300 mil moradores de Mossoró e região e é um importante reforço na prestação de bons serviços aos mossoroenses.

“Estamos orgulhosos em inaugurar esta importante obra na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Mossoró, que é o coração do Oeste potiguar, ganha mais um reforço no fornecimento de energia com uma central de distribuição com alta tecnologia de automação que irá contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região”, destaca Fabiana Lopes, Diretora-Presidente da Neoenergia Cosern.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ressaltou a importância do investimento da distribuidora no município.

“A Neoenergia Cosern é um patrimônio do Rio Grande do Norte. Essa obra irá proporcionar mais desenvolvimento ao nosso município e, com ela, reforçamos nossa parceria para possamos continuar crescendo juntos e oferecendo serviços cada vez melhores à população”, frisou.

A nova Subestação Belo Horizonte está localizada em um dos bairros mais importantes de Mossoró, atravessado pelas Avenidas Alberto Maranhão e Wilson Rosado, nas quais se concentram inúmeros empreendimentos comerciais. Além do bairro que dá nome à Subestação, a nova central também beneficiará unidades consumidoras instaladas nos bairros Alto de São Manoel, Centro, Sumaré, Nova Betânia, Aeroporto, Conjunto Inocoop e comunidades rurais próximas. Negócios instalados nessas localidades, além dos setores de Comércio e Serviços, serão contemplados com a nova rede de distribuição de energia que se junta às demais em operação na cidade.

“Ao longo de 2022, ampliamos nossos investimentos no Rio Grande do Norte com o objetivo de aprimorar nossa prestação de serviço. Procuramos estar cada vez mais próximos da população, dos empresários e das indústrias instaladas em todas as regiões sempre com foco na qualidade e segurança. A população de Mossoró ganha um reforço de alto nível para o fornecimento de energia na região”, frisa Fabiana Lopes.

Participaram da inauguração, além da Diretora-Presidente Fabiana Lopes, o superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, Osvaldo Tavares; o superintendente de Operações, Luiz José de Queiroz; Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró; o secretário municipal e o diretor da Secretaria de Infraestrutura de Mossoró; Sílvio Torquato, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico adjunto, representando a governadora Fátima Bezerra; representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Mossoró), Senai Mossoró, Seis Clínica Mossoró, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Mossoró), Imprensa mossoroense e moradores do entorno da Subestação.

Informações técnicas
A Subestação Belo Horizonte é atendida por uma linha de distribuição em Alta Tensão (69 kV) com três quilômetros de extensão, capacidade instalada de 26,6MVA e comporta até cinco alimentadores em Média Tensão (13,8 kV). A nova central de distribuição de energia atenderá aos bairros Alto de São Manoel, Centro, Belo Horizonte, Sumaré, Nova Betânia, Aeroporto, Conjunto Inocoop e parte da Zona Rural de Mossoró.

“Os investimentos da Neoenergia Cosern em obras estruturantes de Alta Tensão reforçam o compromisso da distribuidora em tornar o sistema elétrico potiguar ainda mais robusto. Essa obra é de relevante importância pois garante maior confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia”, afirma Anapaula Nobre Ferreira, superintendente de Expansão da Alta Tensão da Neoenergia.

Todas as 77 subestações da Neoenergia Cosern espalhadas pelo Rio Grande do Norte são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento online e a distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado pelo Centro de Operações Integradas (COI) no Edifício Sede, em Natal, que faz a gestão das Subestações e da Rede de Distribuição em todo o território potiguar.

Além dessas Subestações “fixas”, a Neoenergia Cosern conta com quatro Subestações Móveis posicionadas em regiões estratégicas do estado para realizar manutenções preventivas, obras de reforço e atendimentos emergenciais nas demais Subestações.

Fotos: Canindé Soares/Neoenergia Cosern/Divulgação

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Serviço:
O que: 28ª edição da FIART
Quando: De 20 a 29 de janeiro de 2023
Que horas: Das 16h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Natal
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (Meia entrada).

Serviço:
O que: 28ª edição da FIART
Quando: De 20 a 29 de janeiro de 2023
Que horas: Das 16h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Natal
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (Meia entrada).