Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=1159]

 

Foto Riografia do Norte reuniu centenas de pessoas que foram fortalecer a fotografia potiguar

 

 

A Associação Potiguar de Fotografia realizou, no último sábado, o encontro “Foto Riografia do Norte – conhecendo nossa história”, evento que celebrou o Dia Mundial da Fotografia e os 10 anos da Aphoto, reunindo estudantes, fotógrafos, produtores culturais e amantes do segmento para discutir o fortalecimento cultural da atividade e valorizar a história fotográfica no Rio Grande do Norte.

 

O evento foi realizado no auditório do IFRN da Cidade Alta e discutiu temas como produção fotográfica, fazer artístico, difusão, ensino e mercado, fazendo um resgate da memória do segmento por meio do diálogo com a fotografia contemporânea. Giovanni Sérgio mostrou que a Fotografia Potiguar começou por volta de 1895 com os irmãos alemães Max e Bruno Bougart e, mais tarde, com o intelectual norte-rio-grandense Manoel Dantas.

 

O fotógrafo Canindé Soares relatou sua trajetória e o novo modo de se trabalhar fotografia. Para ele, a democratização da fotografia é um aliado para a valorização do trabalho do profissional. “A democratização é importante porque qualquer pessoa pode fotografar e por meio de muitos aparelhos, mas quando se faz uma foto ruim, a ideia é tentar novamente até acertar e isso valoriza a fotografia como um todo”, relatou em sua fala.

 

O ensino acadêmico da fotografia na UFRN foi destaque com o professor Itamar Nobre que falou sobre seu projeto com a Fototec, projetando jovens fotógrafos no curso de jornalismo. Denis Job mostrou que o fotógrafo que faz a foto tem que ser separado do empresário que ganha dinheiro com fotografia. “É preciso ter produtos fotográficos de qualidade e variados para oferecer para os clientes, além de preços competitivos”, relatou Denis.

 

Pablo Pinheiro teve a participação de Ricardo Junqueira para falar sobre a Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil e a célula no Estado, a Rede Poti de Fotografia que está fazendo um trabalho de articulação entre os fotógrafos para fortalecer a fotografia potiguar. Mariana do Vale falou da arte contemporânea fotográfica produzida no Brasil e mostrou seus seguidores no Estado.

 

O evento foi finalizado com o renomado fotógrafo mato-grossense Marcelo Buainain, que falou sobre a importância da fotografia documental como expressão autoral. A exposição fotográfica “Luz em Natal de Ontem” foi cancelada por motivos particulares do fotógrafo Dijah Abreu Junior, que prometeu realizar a exposição em outra data, com todo o apoio da Aphoto.

 

A primeira edição do Foto Riografia do Norte encerrou com a cessação que haverá outras edições, pois há muitos assuntos a serem discutidos na fotografia potiguar que um só dia é pouco. O evento reuniu centenas de pessoas que testemunharam a fotografia potiguar escrevendo mais um capítulo da sua história com a ativa participação da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto).

Deixe um comentário

1 comentários em “Aphoto faz história na fotografia potiguar

  1. CARLOS EUFRÁSIO disse:

    ” QUEM, APUNHALA UMA CÂMERA, MUITA HISTÓRIA, REGISTROU!”
    CARLOS EUFRÁSIO – Natal/RN.

    Parabéns, meu caro amigo, CANINDÉ SOARES, pelos belos, e importantes momentos, que tão bem, tens registrado, através, de suas câmeras/lentes, ao longo dos anos!
    Um forte abraço!