Marca Maxmeio

Notícias

_MG_7408

  1. Acho que vou ser demitido. Qual o próximo passo?

Se você recebeu a triste notícia de que será demitido em breve ou está prevendo uma demissão, muita calma nessa hora! Não é hora de entrar em desespero e começar a procurar por justificativas por parte da empresa. O ideal é sempre encarar a demissão como um fator integrante na vida do profissional de qualquer setor. Agora, que você já sabe que será demitido, é hora de começar a pensar sobre os próximos passos. Lembre-se de que você é um profissional caacitado e possui experiência para procurar pela mesma vaga em outras empresas. Portanto, evite sair de sua empresa atual brigado com seu chefe ou colegas de trabalho. Isso pode lhe trazer desvantagens quando você estiver se candidatando para uma outra empresa, visto que em algumas empresas, o feedback da empregadora anterior do profissional é levado em consideração na avaliação do candidato. Por isso, seja maduro o suficiente para aceitar a situação e sair de bem com sua antiga equipe. E considerando que, em muitas empresas, seu banco de dados é apagado pouco antes de sua saída, aproveite para levar consigo alguns de seus trabalhos que podem servir como parte de seu portfólio na candidatura para um próximo cargo.

  1. Use este tempo de espera de forma inteligente

Já que você foi demitido e encontra-se desempregado, antes de sair à procura de uma recolocação no mercado de trabalho, use este tempo para cuidar de si. Você pode fazer um check-up com seu médico para verificar se sua saúde está em dia, ir ao dentista e até mesmo tirar um período de férias com a família para desestressar e voltar revitalizado. Além disso, o profissional também deve ater-se a um fator importante: o corte de gastos. Como você não está mais empregado e, portanto, precisa economizar, cortar alguns gastos torna-se obrigatório para que você não acabe endividado. Assim, você previne imprevistos desagradáveis e, mesmo estando fora do mercado de trabalho, consegue manter-se financeiramente estável. Ao procurar por um novo cargo, você também pode optar por cursos extracurriculares, que irão qualificá-lo ainda mais e atualizá-lo sobre os novos conhecimentos da área.

  1. É hora de atualizar seu currículo

A primeira coisa que você precisa ter em mente é a restruturação de seu currículo, uma vez que, desde seu último emprego, você adquiriu novas experiências e agregou novos conhecimentos relacionados à sua área de atuação. Atualize seu currículo com informações relevantes para o próximo emprego em vista e explore toda a experiência obtida até então.

Uma vez chamado para a entrevista de emprego, evite reclamar de sua última empresa e citar nomes de possíveis culpados. Isso pode causar uma má impressão ao seu futuro empregador e levar a conversa para um tom negativo. Você está ali para falar de suas conquistas e parceria com a empresa para a qual tenha trabalhado anteriormente, e não o contrário. Em uma entrevista de emprego, é importante que você seja o mais positivo possível para que o empregador se sinta atraído por seu discurso e deseje contratá-lo para fazer parte de seu núcleo de funcionários.

Aproveite e confira nossas mais de 24.447 vagas em Campinas, 432.971 vagas em São Paulo, entre milhares de outras vagas no Rio de Janeiro e em muitas outras localidades!

 

Por Daniel Cunha
Portal de emprego
www.jobtonic.com.br

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores