Marca Maxmeio

Notícias

Em cerimônia na tarde desta quinta-feira, 17 de janeiro, ocorreu a passagem de comando Base Naval de Natal (BNN). O evento foi presidido pelo  Vice-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, comandante do 3º Distrito Naval, onde o Capitão de Mar e Guerra Josean Alves Pinheiro, passou o comando da Base para o Capitão de Mar e Guerra Sérgio Luiz Soares da Costa.

Sobre Base Naval de Natal (BNN)

A decisão de construção de uma Base Naval em Natal remonta o ano de 1922. Na ocasião, o Decreto Presidencial nº 15.672 considerou que “a Esquadra, Órgão fundamental de defesa marítima, não pode prescindir, para sua eficácia, da localização inteligente de pontos de apoio, onde, no abrigo, os navios se reabasteçam de munições e combustíveis”.

Apesar dos aspectos ressaltados no Decreto, foi somente em 7 de julho de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, que começou a ser preparado o terreno para a edificação do prédio da Base Naval de Natal (BNN), localizada à margem direita do rio Potengi.

Sob o Comando do Almirante Ary Parreiras, a BNN teve sua construção concluída para apoiar os navios brasileiros e dos aliados que operavam no Atlântico Sul durante o conflito.

Desde sua criação, a Base Naval de Natal contribui para o aprestamento dos meios navais estacionados ou em trânsito na área. Atualmente, gera seus próprios recursos para continuar com sua missão, sob a orientação de uma nova sistemática conhecida como Organização Militar Prestadora de Serviços (OMPS), instrumento criado pela Alta Administração Naval para aplicação com maior eficiência dos recursos de pessoal e material.

A BNN está capacitada a executar atividades técnicas e industriais relacionadas à construção, reparo e manutenção de embarcações de pequeno e médio portes, bem como serviços de reparo em plataformas e estruturas pesadas, para emprego naval, ferroviário entre outros, sempre segundo padrão de qualidade, requisitos e especificações internacionais.

 

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores