Marca Maxmeio

Notícias

A maior exposição coletiva de arte urbana da cidade, a Graffiti Expo Natal celebra 10 anos reunindo mais de 30 artistas em exposição gratuita. O evento teve abertura nesta terça-feira (14), reunindo 30 artistas das mais diversas linguagens na Galeria Newton Navarro (sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

A exposição reúne desde 2013 dezenas de artistas visuais da cidade e apresenta seus trabalhos dentro de uma galeria de arte, mas sem perder a essência das ruas. MC’s, Djs e as performances de B-boys e B-girls conectam ambientes e proporcionam um importante momento para jovens artistas e para o público que poderá visitar a exposição até o início de dezembro.

“Em 2023, celebramos 10 anos da Graffiti Expo Natal proporcionando um diálogo entre a arte urbana, a xilogravura e o cordel a partir da instalação do ato criativo de cada participante. 30 expositores apresentarão suas obras, interagindo com homenagens especiais, entrega de certificados e shows”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador da exposição coletiva.

A Graffiti Expo Natal propõe nesta edição a inspiração em linguagens artísticas que transitam pela cultura popular, como a xilogravura, a tradição dos cordéis com o grafite, expressão urbana e transgressora em um encontro um imaginário da madeira ao spray, dos impressos aos muros, do sertão às grandes cidades.

A exposição homenageia a artista visual potiguar Clara Félix Artista Visual. Fascinada por cores, suas obras dialogam com o cotidiano, trazendo leveza e simplicidade. Autodidata, atua na arte urbana há 5 anos. Já participou de intervenções artísticas no Beco da Lama, Espaço Cultural Ruy Pereira e Escadaria de Mãe Luiza em Natal/RN. Teve sua primeira exposição individual através do Sesc/RN. Idealizadora do Projeto LIBERD’ARTE PARA ELAS, voltado para mulheres detentas do sistema prisional. Participou de Festivais de Arte Urbana em Salvador/BA, Florianópolis/SC e São Paulo/SP. Atualmente desenvolve um projeto chamado CLARIÁ que transforma cabaças em obras de arte, traduzindo uma identidade regional peculiar do sertão.

Participam do evento os artistas visuais:Blue, Click, Conde, Dark, Dote, Enaz, Erva Doce, FB Osmo, Flip, Gato preto, Gil, Gis, Led,Lut, M Souto, Nescau, Onirismo, Oxente, Primo, Sam, Stomp, Val, Xipag, Werneck e Yas. Entre o convidados estão: Abaeté do Cordel, Borges, Erick Lima, Estação do Cordel (acervo), Evan, Felipe Bezerra, Neura, Pedro Balduino, Rafa Santos (Pipa), Sou Púrpura, Veio Art (PE). A maioria das obras estarão disponíveis para aquisição no formato leilão, a partir de um lance mínimo estipulado pelos próprios artistas.

Aconteceu também o desfile Street Fashion Expo com os designers: One Customs, SoulVandal e Vanessa Decora. O artista Shell Osmo – Body Paint (PE) participa apresentando pintura corporal.

Graffiti Expo Natal 9ª Edição conta com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) através do Edital da Economia Criativa 2023 e Pito Azul Graffiti Shop Natal RN. Realização da MV Projetos Criativos.

Deixe um comentário