Notícias
Rio Grande do Norte é destaque em evento nacional de observação de aves
Foto Fábio Duarte
O Avistar é considerado o maior evento de promoção de Observação de Aves do Brasil e ocorre nos dias 17, 18 e 19 de maio, em São Paulo
O RN possui importância significativa como rota migratória para as aves limícolas. Ao longo dos anos, a Unidade de Conservação potiguar Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão – RDSEPT foi apontada, cientificamente, como área de relevância para as aves limícolas migratórias, ganhando um importante reconhecimento internacional. Comprometido com a preservação do Meio Ambiente e com a promoção do turismo de observação de aves, o Governo do Estado participa nos dias 17, 18 e 19 de maio, da 17ª Edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar 2024, em São Paulo.
Realizado desde 2006, o evento é composto por vários módulos, como feira de turismo de observação, congresso, exposições artísticas e culturais, passarinhadas, entre outros. As Unidades de Conservação do Rio Grande do Norte estão representadas no Avistar pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) com um estande institucional, além da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores-bolsistas do convênio entre o Instituto e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN (Funcitern).
No decorrer do evento, o Governo estará presente na Feira de Produtos e Serviços, um ponto de encontro vital para o turismo de observação de aves. Dezenas de expositores apresentarão os principais destinos de birdwatching, bem como criações artísticas e de design inspiradas na natureza. Na ocasião, o Rio Grande do Norte apresentará as potencialidades e iniciativas voltadas para o turismo de observação de aves desenvolvidas no Parque das Dunas, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão e na área onde será criada o Refúgio da Vida Silvestre Serra das Araras.
Para o pesquisador-bolsista e coordenador do NUC/Idema, Ilton Soares, o evento é uma oportunidade valiosa para promover a conservação da nossa biodiversidade e para fortalecer o turismo sustentável em nossas Unidades de Conservação. “Ao visitar nossas áreas protegidas, os turistas têm a oportunidade de se conectar com a beleza natural, aprender sobre a importância da conservação e vivenciar a biodiversidade em seu habitat natural. Além disso, o turismo ecológico nas UCs contribui para a geração de renda local, o desenvolvimento sustentável das comunidades e a proteção dos ecossistemas frágeis”, comentou o coordenador.
O diretor-presidente da Emprotur, Raoni de Fernandes, destaca a importância do Encontro. “Participar de eventos como o Avistar nos coloca em networking com operadores que trabalham com o segmento birdwatching e proporciona uma melhor compreensão de como podemos melhorar nosso posicionamento no mercado dentro dessa temática tão importante para proteção de aves em processo de extinção da Caatinga e associar a uma promoção responsável de destino”, afirmou o presidente.
Programação
A programação do evento é pautada por diferentes eixos: científico, conservação, turismo, natureza e saúde, inclusão e até um exclusivo para as crianças, que contam com uma programação especial com cerca de oito atividades diferentes, como pinturas ao vivo e bingo com a temática das aves.
O evento também promoverá oficinas ensinando como montar um identificador de aves pelo canto, através da configuração de um computador e um microfone que juntos são capazes de gravar as aves do entorno e publicar uma lista com as espécies.
Outra novidade do Avistar 2024 é um workshop de Turismo de Natureza promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com o intuito de fomentar o debate sobre o potencial brasileiro como destino internacional de observação de aves.
Serviço
Avistar 2024
Data: 17, 18 e 19 de maio
Horário: a feira tem início às 9h, do dia 17
Local: entre a Praça do Relógio e o Instituto de Psicologia, no campus da USP
Endereço: Avenida Professor Melo Moraes, 1777, no Butantã, em São Paulo
Informações: veja a programação completa no site do evento: www.avistarbrasil.com.br/av20/
-
13 de janeiro às 20:53
Cavalgada de São Bento do Trairí: Tradição e festa movimentam o município
-
9 de janeiro às 18:50
Governo do RN investe R$ 10 milhões na Operação Verão 2025
-
4 de janeiro às 09:46
Água Azul: Litoral do Rio Grande do Norte possui todas as praias próprias para banho