Marca Maxmeio

Notícias

Todas as fotos do desfile em alta resolução você encontra com reconhecimento facial no nosso álbum da BANLEK no link abaixo:
https://banlek.com/canindesoares

Todas as fotos do desfile em alta resolução você encontra com reconhecimento facial no nosso álbum da BANLEK no link abaixo:
https://banlek.com/canindesoares

Natal celebrou nesta segunda-feira, 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil com a realização do tradicional Desfile Cívico-Militar, que reuniu milhares de pessoas na Praça Pedro Velho, conhecida como Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, na Zona Leste da capital potiguar.

A programação reuniu aproximadamente 5 mil participantes, entre integrantes das Forças Armadas, forças de segurança pública, estudantes das redes pública e privada de ensino e representantes de instituições civis. O desfile marcou as comemorações pelos 204 anos da Independência do Brasil.

A solenidade contou com a participação do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, além da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Também foram apresentados veículos e equipamentos utilizados pelas forças de segurança entre elas a Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal.

Estudantes abrem a programação

Um dos momentos que marcaram o desfile foi a participação dos estudantes, que abriram a passagem dos grupos pela área da Praça Cívica. Escolas públicas e privadas levaram alunos para a avenida, reforçando o caráter cívico e educativo da celebração.

A presença dos estudantes também proporcionou um dos momentos mais simbólicos da manhã, aproximando crianças e jovens das comemorações da Independência e das instituições que participaram da solenidade.

Na sequência, passaram pelo local os integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança do Estado.

Forças Armadas e segurança pública

Entre as forças estaduais, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte participou com um efetivo de 475 policiais. O público acompanhou a passagem de diferentes unidades e grupamentos, entre eles o Pelotão Feminino, o Batalhão de Policiamento Ambiental, a Companhia de Policiamento com Cães do BPChoque, o Batalhão de Choque, o BOPE, o Batalhão de Policiamento de Prevenção às Drogas e o Batalhão de Operações em Áreas Rurais.

Também participaram o Esquadrão Águia, a ROCAM, unidades de policiamento montado e viaturas operacionais.

A Polícia Civil levou 30 policiais acompanhados dos filhos, em uma participação que buscou simbolizar a aproximação da instituição com a sociedade. A corporação também apresentou parte de sua frota durante o desfile.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte participou com 276 militares, além de 110 integrantes do projeto Bombeiro Mirim.

Tradição e patriotismo

Realizado anualmente, o desfile de 7 de Setembro é um dos principais momentos das comemorações da Semana da Pátria em Natal. A programação deste ano teve início no dia 1º de setembro, com cerimônia de abertura na Praça Cívica, reunindo autoridades, estudantes e representantes das instituições civis e militares.

Ao longo da semana, a programação contou ainda com apresentações musicais de bandas militares e outras atividades relacionadas às comemorações da Independência.

Na manhã desta segunda-feira, famílias e espectadores ocuparam as calçadas e áreas próximas à Praça Pedro Velho para acompanhar a passagem dos pelotões, em uma demonstração de civismo e valorização das instituições brasileiras.

Mais uma vez, Natal transformou a Praça Cívica em cenário de uma das principais celebrações do calendário nacional, reunindo gerações em torno da história e dos símbolos da Independência do Brasil.

Todas as fotos do desfile em alta resolução você encontra com reconhecimento facial no nosso álbum da BANLEK no link abaixo:
https://banlek.com/canindesoares

Deixe um comentário