Marca Maxmeio

Notícias

p9(1) IMG_5120

Projeto para revitalização da ponte de Igapó engavetado

 

Importante patrimônio arquitetônico e histórico de Natal, a quase centenária Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó (em referência ao bairro onde está localizada), ou Ponte Velha, vai se perdendo no descaso e na memória do seu povo. Não só os governantes.

Quem cruza as águas hoje escuras do Rio Potengi pode observar que a estrutura está completamente desgastada. Diariamente pedaços da ferragem se desprendem e caem na água. Buracos nas colunas, ferros e vigas soltos são apenas algumas amostras do abandono da primeira ponte a cruzar o rio que dá margem a tantos versos e prosas.

Porém, não é por falta de sonhos e de projetos que esse importante marco da história potiguar ainda não foi revitalizado.

Fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o arquiteto Ubarana Júnior elaborou, em 2003, o projeto ‘Museu Mirante do Potengi’, para revitalizar a ponte e proporcionar uma nova utilidade para o espaço. A ideia é construir um museu com cafeteria e cybercafé no final da ponte de ferro, no meio do rio.

Uma construção projetada para ter três andares e comportar deck, museu, auditório e praça de alimentação. Além disso, a estrutura da antiga ponte seria toda reformada. O piso seria de madeira e ao longo da ponte bancos e mirantes seriam instalados.

– “Queria concluir meu curso com um projeto que pudesse ser executado e que de certa forma contribuísse com a nossa cidade. Quando estava pensando o que fazer para o TCC, o meu irmão Paulo Ubarana deu a ideia de restaurar a ponte velha. Aceitei na mesma hora”, revela Ubarana Jr.

Segundo o arquiteto, o projeto é complementado pela restauração da locomotiva Catita, que fez a viagem inaugural da ponte em 1917 e que hoje está em Recife: – “Este passeio de trem sairia da estação da Ribeira e chegaria ao museu, que teria sua visita completada por um passeio de barco saindo do píer do museu, visitando mais de 20 pontos turísticos nas margens do Potengi”.

Sonha o que pode ser possível: – “Seria um ponto de encontro de amigos, para caminhar, praticar o lazer. Serviria também como roteiro turístico, pois além do museu, o passeio de barco e de trem seria acompanhado por guias que contariam toda a história dos pontos visitados”.

Porém, oito anos se passaram e o projeto sequer foi visto pelos governos que se sucederam. Prova maior de que as nossas autoridades se preocupam com o novo, com as construções imponentes, os estádios milionários…maaasss…quando se trata da preservação do patrimônio histórico…

Enquanto projetos e iniciativas como esta permanecem empoeiradas, guardadas em gavetas, a população assiste a bela e histórica ponte de ferro cair em pedaços no sofrido Potengi.

Deixe um comentário

11 comentários em “Ponte de Igapó… vão deixar desmoronar?

  1. Deixo aqui um abraço ao urbano pela suas palavras de um projeto que deveria da certo ,pois enquanto andar por aqui gestores ignorantes estaremos longe de nossos sonhos .Grande abraço fraterno(Historiador )

  2. Adna Martins disse:

    Parabens pelo seu projeto é lindissimo, desde criança sou apaixonada pela ponte, estive no ultimo final de semana la perto e aponte está tão escondida e abandonada que quase a localizei para mostrar a minha filha. Boa sorte! Não fique triste.

  3. joao disse:

    Oiiii pessoal tudo bem meu nome joao sou do RN mais moro em sao paulo ha 11 anos e conheco bem a velha ponte do potengi esse progeto de revitalisacao e muito bom para o RN para os natalenses e principalmente para a velha ponte seria um ponto turistico otimo para os turistas visita e conhecer bem a sua hitoria abrassos.

  4. cedric allioux disse:

    gostei desse projeto futuriste , mais pq vc nao inclui dentro a reforma da ponte de Igapo ,que tb esta ficando velha e estreita de mais, e nao permete ao transito actual em constante crescimento de passar fluidamente .Seria muito bom incluir uma visao geral da zona sul até a zona norte ,porque Natal vai crescer muito mas os anos que vem.Nao temos que esquecer da historia ,mais temos que pensar tambem no nosso futuro.!!!!!!! Pensem!!!!

  5. Joaquim Jr disse:

    Há alguns anos uma parte da Ponte e da História da Cidade foi vendida, e o que ficou?, que na decáda de 90 foi rebatizada por Ponte Professor Ulisses de Góis em homenagem ao Grande Professor Potiguar, proposta do Dep.Est.Lauro Bezerra e aprovada em Lei pelo Gov na época, precisamos Urgente fazer de fato um Movimento em favor da Ponte de Igapó, pois daqui a pouco, iremos dizer ali… existiu um ponte com ferragens vindas todas da Inglaterra, os governos não cuidaram dela e ela caiu no Rio Potengi!!!

  6. wellington lima disse:

    Olha…eu tive o prazer de ainda criança passar…cruzar de ônibus por esta ponte…isso eu tenho viva na memoria ate hoje…vi com tristeza o desmanche de parte dos vãos da ponte, que na minha comcepção foi um crime…que não sei quem nem porque, tinha o intuito de destruir a ponte. Mas alguém parou o desmanche, e ficou assim, anos e anos do geitinho que está. Sinceramente eu nunca tinha visto nem ouvido falar desse progeto, que por sinal é maravilhoso, coisa de quem ama a terra realmente, agora, em pensar que alguém vá se interessar por ele… eu duvido, porque não tem quem realmente se disponha a realizar pois não vai dar IBOP… é realmente uma pena um progeto dessa magnitude ficar engavetado. Eu me envergonho disso pois o descaso com os patrimonios de Natal é algo gritante. As residencias antigas tão sendo postas a baixo, daqui uns dias, Natal estara sem memoria, não restará nadinha pra contar… a ponte ta lá, porque é de ferro e resiste muito bem as intemperies dos tempos…mas se fosse de madeira ja teriam queimado. Fica aqui meu protesto, não só em relação a ponte, mas a todos os monumentos de Natal que está se acabando, só um pequeno exemplo…o predio que abrigou a antiga Escola Doméstica de Natal e a antiga Escola Normal la na Ribeira vizinho ao TAM…ta la se acabando em completo abandono… é uma lástima.

  7. FRancisco lourenço disse:

    e p q revitalizar a velha ponte de igapo não da voto!!!….ora!! eles ainda não apresentaram um projeto para a ponte nova (de igapo)que tambem esta toda corroida por baixo e ultilazada todos os dias milhares de pessoas, dizem que tem um projeto que inclue a ponte de igapo nós projetos de mobilidade da copa…sera !!!??…pois que eu saiba para os “politicos” e sempre necessário que exista alguma carencia em algum lugar para que eles possam prometer em troca dos votos dos tolos!!!

  8. Marcelo França disse:

    Meus parabéns ao arquiteto Ubarana Júnior pelo belíssimo projeto que além de resgatar nossa história preservando-a p/ no futuro nossos filhos e netos se encantarem com o que um dia agente se encantou, seria como o próprio arquiteto diz um ponto turístico e ponto de encontro para os natalenses. E se nossos políticos não executam esse projeto é porque eles “sem exceção” só olham p/ o umbigo deles próprios. No dia que os políticos olharem pro povo e fizerem alguma coisa “sem interesse”, realmente a política acontece e o povo é beneficiado, enquanto isso não acontecer é só conversa pra boi dormir. Aos políticos que vejam esse desabafo solitário deixem de olhar só pra si e olhem pro povo com carinho. Somos nós que bancamos seus caprichos.

  9. jose rodolpho disse:

    ei amei este projeto, mas como foi sitado ai ninguem dos governantes toma alguma iniciativa. se isto fosse mesmo construido iria ser o mais barato

  10. Walter Leite disse:

    Bela idéias. Compartilhei no twitter e meus contatos. Essa história tem que ir pra frente. Vamos engrossar o caldo. Você tem uma arma boa, seus usuários e amigos que são muitos e todos gostam de te ouvir.

  11. seara maria braga de freitas disse:

    Ao arquiteto Ubarana Jr. meus parabéns pelo projeto maravilhoso, belíssimo, ousado e ao mesmo tempo simples, causaria um impacto enorme chamando atenção para a bela ponte de Igapó. No início da gestão da atual prefeita, enviei-lhe um e-mail solicitando que tomassem providências no sentido de preservar este patrimonio arquitetônico,e que buscassem uma empresa para adotá-la e transformá-la num ponto turístico, recebí a resposta que isto já estava incluso no seu programa de governo, porém até agora nada aconteceu. Imagino sua frustração em não ver realizado tão belo projeto.Porém, não desista, continue usando todas as ferramentas necessárias para divulgar tamanho descaso com o patrimonio e com o seu trabalho.