Marca Maxmeio

Notícias

13 de janeiro às 00:31

Alameda Marilene Dantas é inaugurada

[nggallery id=867]

Alameda Marilene Dantas é inaugurada como espaço para prática de exercícios

Por Rosinaldo Vieira

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, inaugurou na noite desta quinta-feira (12), a Alameda Marilene Dantas, localizada na avenida Alexandrino de Alencar, abrangendo o canteiro central que vai da rua Rui Barbosa, até o Parque das Dunas (antigo Bosque dos Namorados), no Tirol, num percurso de um quilômetro de extensão. No local, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), criou toda uma infraestrutura que possibilita as pessoas usarem o local, por exemplo, para prática de caminhadas, criando mais um espaço de convivência urbanizado na cidade.

 

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). No local foi instalada uma nova iluminação com o uso de lâmpadas de vapor metálico, que são mais modernas e que possuem cor branca. Também foi executado pela Semsur um projeto paisagístico no canteiro central, transformando o espaço em um jardim.

 

Outro benefício foi a instalação por parte da Prefeitura do Natal, de uma Academia da Terceira Idade (ATI), nas proximidades da sede do Ibama e do Parque das Dunas. Outras 30 ATIs estão previstas para serem instaladas em vários pontos de Natal ainda este ano. “Neste espaço a cidade continua reverenciando a figura de Marilene Dantas, que tanto cuidou da imagem de Natal, através do paisagismo. A partir daqui vamos entregar outras áreas que promoverão a qualidade de vida entre os natalenses, como as avenidas Paulistana, na zona Norte, Rodrigues Alves, no Tirol e ainda um local a ser definido na região oeste”, destacou a prefeita Micarla de Sousa, durante a solenidade de inauguração.

 

Segundo o titilar da Semsur, Cláudio Porpino, foram investidos neste trabalho cerca de R$ 120 mil. “Com este projeto estaremos contribuindo para tirar a capital natalense de ser uma das mais sedentárias do Brasil”, ressaltou o titular da Semsur, Cláudio Porpino.

 

Entre os parceiros do projeto, o diretor técnico do Idema, Jamir Fernandes, destacou a importância desta iniciativa da Prefeitura do Natal. “A criação da alameda resolverá uma lacuna que as pessoas sentem nesta região, pois o Parque das Dunas, onde as pessoas praticam caminhadas e corridas durante o dia, fecha às 18 horas e que agora podem continuar à noite neste espaço”, destacou Jamir Fernandes, do Idema.

 

O superintende do Ibama, Alvamar Costa, outro parceiro do projeto, informou que o estacionamento do órgão será disponibilizado para os veículos de idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. “Percebemos aqui a satisfação das dezenas de pessoas que já usam este local em buscam de mais saúde”, destacou o superintendente Alvamar Costa. Também compareceram a solenidade de inauguração os sobrinhos da homenageada, André Luiz e Vicente de Oliveira Neto.

 

Para o desenvolvimento do projeto de criação da Alameda Marilene Dantas, a Semsur se uniu a outros órgãos do executivo municipal, como no caso da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que organizou o tráfego de veículos nas faixas dos dois lados do canteiro central, das 17h às 6h30, para utilização do espaço para prática de exercícios pela população, com a devida sinalização horizontal e vertical. Já a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), oferecerá professores de educação física para orientação aos frequentadores do local.

 

 

Marilene Dantas

A homenageada com o nome da Alameda, Marilene Dantas, é formada em Teologia e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), era natural do município de Patu (RN), trabalhou na Pastoral Universitária, foi professora aposentada do curso de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi Coordenadora do Núcleo do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios) em Mossoró (RN).

Na Prefeitura Municipal de Natal, exerceu por 15 anos o cargo de titular da Semsur, além de presidir a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) por seis meses.

Por último, exerceu o cargo de secretária executiva do Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, antes de falecer em 2010.

 

Deixe um comentário

2 comentários em “Alameda Marilene Dantas é inaugurada

  1. CARLOS disse:

    Faltou informar que os recursos para as ATI são do Governo federal, via Ministério da Saúde (foi apenas um lapso…).

  2. Roberto Moura disse:

    Pra vcs verem, e houve uma época que a chamavam de “Marilene Moto Serra”. Ainda bem que ao final foi reconhecida sua boa vontade com a cidade.