Marca Maxmeio

Notícias

27 de março às 17:13

Primeiro dia do Fórum de Turismo

[nggallery id=967]

Ex-presidente da Embratur afirma no Fórum de Turismo que o PIB do Turismo Direto chegará a 7,8%

 

Na manhã desta terça-feira (27), teve início o 3º Fórum do Turismo do RN que tem o intuito de discutir soluções e traçar estratégias para o turismo do estado. A solenidade de abertura foi marcada pela presença da governadora Rosalba Ciarlini.

 

 

 

 

No seu discurso, a governadora destacou a cultura para ser uma das bases de sustentabilidade do turismo. “O Governo do Estado investirá em 2012 quatro milhões em divulgação do RN como destino turístico. Além disso, precisamos associar outras ações para desenvolver o turismo e tornar a cultura o braço forte da capital do RN.”, afirmou Rosalba.

 

 

 

 

Após a abertura, o secretário de Turismo do RN, Ramzi Elali e a secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado comandaram a primeira palestra do Fórum que teve como tema “Turismo e Cultura: é hora de caminhar juntos”.

 

 

 

 

Ramzi Elali afirmou que o objetivo do governo é valorizar a parceria entre a cultura e o turismo. “Entendemos que a cultura é importante para atrair o turista que procura o destino para conhecer sua história, o seu folclore e o seu artesanato e para isso, existe o projeto de construção do Museu da Rampa, que resgata a participação do Rio Grande do Norte na Segunda Guerra Mundial e que já tem assegurado o investimento de oito milhões reais,” ressaltou Elali.

 

 

 

 

A secretária Isaura Rosado ao proferir a sua palestra informou que no fim do ano passado o governo criou o Fundo Estadual da Cultura. “Este ano teremos 20 milhões para as atividades culturais do estado, e com isso, conseguimos alcançar o Ceará e estar à frente da Paraíba em relação a investimentos em cultura”, garantiu Isaura Rosado.

 

 

 

 

A última palestrante da manhã, a ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires debateu o tema Turismo do RN: Como se reposicionar no mercado?. Segundo Jeanine, o perfil do turista está em fase de transformação. “Há uma mudança no perfil do cliente e é necessário conhecer os diferentes perfis desses clientes. As mídias sociais muitas vezes define o turista que vem a cidade, uma vez que eles relatam através do facebook e do twitter a estadia no destino turístico. Natal tem 95% de aprovação dos turistas que visitam a cidade e deve haver um estímulo para esse visitante retornar”, concluiu Jeanine.

 

 

 

 

Em relação à Copa de 2014, a ex-presidente da Embratur, disse que o evento traz avanços para o turismo brasileiro. “Com a Copa do Mundo de 2014 mais brasileiros irão conhecer o Brasil e mais turista internacionais irão visitar o nosso país. Em 2015, após a Copa e antes das Olimpíadas do Rio, as chamadas economias emergentes vão ter uma fatia maior no desenvolvimento do setor econômico. E já em 2012 O PIB do Turismo Direto chegará a 7,8%,” destacou Jeanine Pires.

 

Camila Pimentel

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário