Notícias
Fernando Chiriboga lança seu décimo livro
Cavernas, dunas, serras, rios e mar. Cenários do Oeste Potiguar que o fotógrafo Fernando Chiriboga fez questão de fotografar e registrar no seu mais novo livro que será lançado no próximo dia 30 de novembro, às 19h, na livraria Saraiva do Midway Mall, com o título: “Caminhos de Sertão e Mar”.
O livro, patrocinado pela Cosern – Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, do Ministério da Cultura, reúne mais de 140 páginas, com fotografias e poemas de encher os olhos.
O 10° livro de Chiriboga revela belezas do Oeste do Rio Grande do Norte, com cenários encantadores, como as Dunas do Rosado, em Porto do Mangue, o Lajedo do Rosário, em Felipe Guerra, os morros de areias coloridas na praia de Tibau, entre outros lugares do sertão. A obra também traz poemas de escritores potiguares, como Deífilo Gurgel, Henrique Castriciano, Homero Homem, Othoniel Menezes, Zila Mamede e outros.
Em seu livro, Fernando Chiriboga chama atenção para a bela e inspiradora terra banhada de sol, composta por encantadoras paisagens naturais e humanas. “Que as imagens registradas nesse livro ajudem-nos a conhecê-la, respeitá-la, amá-la, sensibilizando-nos para que atuemos em defesa do seu desenvolvimento sustentável, única forma de legarmos às gerações futuras o direito de usufruí-la em toda a sua plenitude”, escreveu Chiriboga em seu livro.
O autor dedica o trabalho à sua querida família, que faz todo o trabalho de pesquisa, viagem e escolha das fotos, a quem ele chama de equipe especial.
Histórico
O equatoriano radicado em Natal, Fernando Chiriboga veio para o RN em 1985 para cursar Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Inicialmente se dedicou a pintura, tornando-se Artista Plástico. Mas foi na fotografia que encontrou sua identidade artística, aprendendo tudo por conta própria.
Desde 1988, participa de várias exposições coletivas e realizou cinco mostras individuais. Seus trabalhos vêm sendo publicados em importantes revistas e sites no Brasil.
Conquistou menções honrosas e vários prêmios, sendo o último Concurso Photopro Design – International Photoshop Conference – Fotografia, no qual ganhou o 3° lugar, em 2004.
Há 16 anos dedica-se à fotografia de hotéis e turismo, natureza, aventura, gastronomia, imagens aéreas, arquitetura e indústria. Apaixonado pela natureza e por aventura, além de retratar as terras andinas, vem, nos últimos anos, percorrendo o nordeste Brasileiro.
Coleção
De 2004 até hoje, Fernando Chiriboga lançou nove livros de fotografias sobre o Rio Grande do Norte. O Caminhos de Sertão e Mar – Oeste Potiguar, é o 10° de sua carreira.
O primeiro foi Matas Potiguares – Natureza e Surrealismo, com ensaio fotográfico da Mata Atlântica Potiguar, com poemas de Leila Medeiros.
Em 2005, Praias e Dunas – Rio Grande do Norte, com fotos do litoral potiguar. Já em 2007, Chiriboga retratou as belezas do sertão potiguar, com o livro Seridó – Paisagens de um Sertão Encantado.
Voltando para o litoral, em 2008, Chiriboga uniu suas fotos aos relatos de pescadores do litoral, no livro De Ondas e Ventos: Potiguares na Imensidão do Mar.
Em 2009, publicou o Natal – Luzes da Cidade, com as fotos da capital potiguar iluminada.
As serras do alto oeste do estado foram destaque no livro Serras Potiguares – Terras do Alto Oeste, lançado em 2010. No mesmo ano, Chiriboga fez ensaio com as paisagens do litoral potiguar.
Em 2011, lançou dois livros, o Mangues Potiguares – Vida e Marés, com fotos das florestas de manguezal do Rio Grande do Norte, e depois, Céu, Terra, Mar – Rio Grande do Norte, com imagens áreas das belezas naturais do estado.
Serviço:
Caminhos de Sertão e Mar – Oeste Potiguar, de Fernando Chiriboga.
Lançamento: Sexta-feira (30/11), às 19h, na livraria Saraiva (Midway Mall).
—
G7 Comunicação
-
24 de novembro às 21:47
Rodrigo Loureiro celebra aniversário com Feijoada.com e anuncia novidades para o Carnatal 2024
-
13 de novembro às 21:51
Sistema Fecomércio RN entrega Prêmio de Jornalismo e homenageia comunicadores
-
10 de novembro às 09:26
Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia chega na cidade de Natal