Notícias
Bloco da Vitória mantém tradição de 57 anos no carnaval de Macau
[nggallery id=1401]
Por Rosinaldo Vieira
Resgatar os antigos carnavais, com muito frevo, marchinhas românticas e satirizadas. É esta a proposta que o Bloco da Vitória mantém a 57 anos em Macau. Nesta manhã de domingo de carnaval (10), um grupo formado por cerca de 40 componentes, a maioria f senhoras idosas, percorreu diversas ruas do Centro da Cidade, com muita disposição e energia, de dar invejar a qualquer grupo de jovens, pois elas dançavam e pulavam debaixo de um sol escaldante de mais de 30 graus de temperatura.
O bloco foi fundado pela cozinheira Maria Santana dos Santos, muito popular na cidade e conhecida por Colô Santana, que faleceu há oito anos aos 82 anos de idade. No entanto, a agremiação carnavalesca continua viva e deverá ainda durar por muitos e muitos anos, devido ao trabalho continuado pelos filhos de dona Colô. “Fizemos questão de não deixar a tradição do bloco se acabar, até por uma questão de homenagear a memória de minha mãe”, disse a filha de Colô Santana, Antônia Maria de Santana, a Toinha de Colô, informando ainda que o bloco sai todo ano no domingo e terça-feira de carnaval.
Outro filho de dona Colô, Francisco Santana Neto, disse que sua mãe era muito conhecida na cidade e participava de praticamente todos os grandes eventos comemorativos. “Ela, inclusive, foi homenageada com a instalação do Museu Carnavalesco Colô Santana, numa forma de perpetuar sua memória, ela que tanto lutou pela cultura e tradições populares de Macau”, destacou o filho, mais conhecido por Netinho de Colô.
De acordo com Colô Santana, o Bloco da Vitória é formado por familiares e amigos, que além de curtirem o carnaval, também organizam a parte de apoio. “Temos, inclusive, o apoio da Prefeitura Municipal, que nos ajuda com os recursos necessários para pagar os músicos da banda de frevo”, disse Netinho Colô.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
4 comentários em “Bloco da Vitória mantém tradição de 57 anos no carnaval de Macau”

Esse bloco resgata os bons carnavais de Macau, onde tudo começava muito cedo e isto que estou mostrando a minha filha como o carnaval de Macau era bom.
Sou neta de Colô Santana moro em São Paulo há a pouco mais de 9 anos…Nesses anos todos não tive o privilégio de desfrutar do carnaval em Macau e mais ainda de poder reverenciar o Bloco da Vitória que é uma tradição e fonte de cultura e beleza.
Creio que a prefeitura deste município poderia investir e incentivar mais o resgate da cultura popular.Cada ano é mais difícil colocar o bloco na rua, pois os maiores investimentos são particulares e nem todos os componentes podem arcar com algumas despesas.Lembro-me da minha infância quando eu, meus irmãos e meus primos saíamos atrás do bloco e parávamos para os chamados “assaltos” que nos eram ofertados comes e bebes nas casas de colaboradores e que todos ficavam na maior alegria.Saudades de um tempo que não volta mais…Só nas lembranças. Obrigada!!
tenho muita saudade como a colega fala no tenpo da do colo .sou de macau esto lonje mais amo a minha terra e muito o carnaval bjs
Participei desse bloco a 15 anos, no tempo de Dona colô, hoje sinto saudades, moro fora da cidade. Foi uma coisa que guardo na lembrança com carinho, foram momentos felizes e espero ainda participar apesar de já está com meus 60 anos. Quem sabe no próximo ano estarei aí.Se Deus quiser!!!!!!!