Notícias
Natal em Natal é lançado com destaque para programação multicultural
[nggallery id=1667]
“Quero dizer a vocês da minha emoção particular. Depois de quatro anos, a cultura voltou à nossa cidade. Os artistas sabem que na Prefeitura têm um parceiro. Este ano retomamos o Natal em Natal, apesar das dificuldades financeiras. Será um momento de grande efervescência cultural”, disse um empolgado prefeito Carlos Eduardo, no lançamento do evento nesta terça-feira (29), no Restaurante Mangai.
Da vasta programação do Natal em Natal, o chefe do executivo municipal citou o Festival Literário de Natal e a Feira Literária, que ocorrerão no período de 6 a 9 de novembro; o Festival Cine Natal (4/11 a 7/12); o Natal em Cena (12, 13, 14, 19, 20 e 21/12) e os shows do Auto de Natal, destacando as apresentações de Roberta Sá (13/12 – Mirassol), Elba Ramalho (14/12 – Zona Norte), Zeca Baleiro (20/12 – Mirassol) e Fagner (21/12 – Zona Norte), que serão antecedidos por artistas locais. “Essa festa vai crescer. Ano que vem vai ser muito maior. Nós temos que fazer do Natal em Natal um período feliz”, assinalou o gestor.
Ele informou, ainda, que o Natal em Natal fará uma homenagem ao poeta Vinicius de Morais, no ano de seu centenário, acrescentando que Caetano Veloso vai fechar o Festival Literário no dia 9 de novembro. Aos artistas presentes mandou um recado: “Nós damos relevância e importância à cultura, mas são vocês que fazem a cultura acontecer. Estamos democratizando a cultura a partir dos editais. A nossa política cultural é de Estado. Esta cidade tem grandes artistas”.
Na ocasião, o prefeito lembrou que enviará em novembro à Câmara Municipal o projeto de reforma administrativa, o qual prevê a criação da Secretaria Municipal de Cultura, que se juntará à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Sobre o carnaval 2014, Carlos Eduardo anunciou parceria com a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) para o recrudescimento da festa. “Vamos ter um grande carnaval nas quatro regiões administrativas. Vamos convidar os grandes valores locais e nacionais e queremos ser referência para o Brasil”, registrou.
A apresentação do Natal em Natal foi feita pelo presidente da Capitania das Artes, Dácio Galvão. Conforme o gestor, serão desenvolvidos 24 projetos entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, culminando com a Festa de Santos Reis, no dia 6 de janeiro. Galvão informou que o orçamento total do Natal em Natal é em torno de R$ 3 milhões, graças às parcerias estabelecidas com a iniciativa privada.
Ele disse que o grande destaque do Natal em Natal é o conceito da diversidade cultural que colocará lado a lado, por exemplo, o escritor Milton Hatoum e o compositor e escritor Caetano Veloso, e os cantadores e violeiros Ivanildo Vilanova e Pedro Bandeira. Dácio Galvão salientou a pluralidade do evento e os editais culturais que, de acordo com ele, estão em conformidade com o Conselho Nacional de Cultura. “Isto vai evitar a descontinuidade do evento. A cada edição, os artistas vão se apropriar do Natal em Natal”, afirmou. Ainda conforme o presidente da Capitania das Artes, nesta quarta-feira (30) a página oficial do Natal em Natal estará no ar. O internauta pode acessá-la digitando o endereço www.natalemnatal2013.com.br
A presença de artistas, escritores, jornalistas, produtores culturais, secretários municipais e da vice-prefeita Vilma de Faria, conferiu importância ao lançamento do Natal em Natal. Participaram também do evento a escritora portuguesa, radicada no Brasil, Tatiana Salem Levy, e o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, que fazem residência literária em Natal a convite da Prefeitura.
Convidado para participar da mesa redonda “Literatura e erotismo”, dentro do Festival Literário, o poeta Livio Oliveira enfatizou a excelência da programação do Natal em Natal, destacando o seu ressurgimento, como força cultural: “O evento marca a cidade. Este retorno é imprescindível para que a marca se estabeleça de vez. A cidade merece. Há uma esperança maior. O Natal em Natal é um marco importante”.
Para a atriz e diretora do Teatro de Cultura Popular (TCP), Sonia Santos, a importância do Natal em Natal é ímpar para a cidade, porque vai agregar cultura e turismo. Na opinião da artista, o evento deve constar no calendário nacional e ter alcance global. Ela destacou a diversidade de atrações nos vários segmentos artísticos, o que vai possibilitar um amplo poder de escolha por parte dos natalenses e turistas. “O Natal em Natal é uma grande ação cultural de fim de ano”, resumiu a diretora do TCP.
-
4 de fevereiro às 19:03
Com maior estrutura funerária do Estado, Leão e Vila inaugura centro de velório em São Gonçalo
-
4 de fevereiro às 13:21
Assembleia Legislativa abre oficialmente o ano legislativo de 2025
-
3 de fevereiro às 10:13
Imagens do último dia da Fiart no Centro de Convenções de Natal
-
2 de fevereiro às 10:12
Imagens da quinta e sexta-feira da FIART no Centro de Convenções de Natal