Notícias
24 de junho às 21:22
As imagens do último dia da Copa do Mundo em Natal
[nggallery id=1904]
Fiquei “fora” desta copa mas fiz minha parte. Na verdade faço parte, e faço por paixão, mesmo quando tentam me impedir. A vida é assim… mas enquanto uns dizem não, uma multidão diz sim, e assim vou levando a vida, feliz e agradecido, pelas conquistas, pela profissão maravilhosa e pela imensa quantidade de amigos. Amigos esses que tem me ajudado a realizar alguns sonhos, entre eles um dos maiores e que já é realidade. O meu quarto livro, o “Natal em Fotos”, o livro da copa, que é muito mais importante do que está dentro da Arena fotografando a Copa, importante para mim e importante como documento histórico. É um registro para Natal de uma Copa do Mundo que aconteceu aqui. Isso ninguém pode tirar de mim.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
5 comentários em “As imagens do último dia da Copa do Mundo em Natal”
-
13 de novembro às 21:51
Sistema Fecomércio RN entrega Prêmio de Jornalismo e homenageia comunicadores
-
10 de novembro às 09:26
Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia chega na cidade de Natal
Para meu amigo anônimo,
Primeiro eu sabia que não seria credenciado… pois fiz o pedido de credenciamento sem está agregado a nenhuma agência ou veículo de comunicação. Esse foi o requisito que pesou em não ser credenciado. Totalmente compreensivo isso já que era a imprensa do mundo todo querendo esse credenciamento. Dessa forma, porque a FIFA iria me credenciar? Mas depois enviei um e-mail para o setor de credenciamento pedindo autorização para entrar com meu equipamento como torcedor e para isso compraria o ingresso mas foram curto e grosso não resposta negativa. Mas vi muitos torcedores entrando com equipamento profissional. Não somente por isso e apesar de entender a posição da FIFA, não achei por bem ficar calado e expus a situação.
Quanto a fazer de graça é outro equivoco seu… eu atendo as principais agências do Brasil. E nessa copa seria o fotógrafo oficial da Agência Estado aqui em Natal. Mas dispensei e passei para o meu amigo Frankie Marcone. Além disso tive pedido de fotos de várias outras agências… dessa forma, posto parte do material no meu site e parte é vendido. Não estaria trabalhando contra ninguém até porque cada profissional que estava la dentro já representava um agência e já teria seu material vendido.
Quanto ao livro, acho que vc interpretou mal… o livro nunca seria mais importante que a copa… ou o trabalho dos colegas. fato… mas para minha pessoa foi mais importante fazer o livro do que está lá dentro da Arena. Entre escolher um ou outro… escolheria fazer o livro outra vez. Como é que desmereço o trabalho de alguém, escolhendo o que acho melhorara mim? Falei de mim amigo… o trabalho la dentro é importante e os colegas fizeram um trabalho fundamental.
Outro equivoco… vc dizer que eu queria que a copa do mundo se rendesse a mim… apenas coloquei em público o acontecido… inclusive escrevi várias vezes que compreendia o não credenciamento… se comportar dessa maneira é querer que a copa do mundo se redesse a mim?
Por fim, compreendi o fato de não ser credenciado, mas tenho o direito de não ficar calado… nesse ponto a FIFA não foi incoerente comigo, mas foi com outros colegas. Vou citar somente o exemplo… o Franklim Marcone que cobre futebol com maestria e atende uma das mais importantes agências do país, a Futura Press, não foi credenciado, a própria agência fez o pedido de credenciamento somente para ele aqui em Natal e foi negado.
Fica explicado aqui minha posição… falei por mim… fiquei triste sim de não poder registrar a copa do mundo num momento que teria a grande oportunidade… mas por outro lado fiquei feliz por alguns colegas terem conseguido… entre eles, o Magnus Nascimento, Ney Douglas e Junior Santos.
Vida que se segue… obrigado pelo comentário… discordante mas respeitoso… é assim que devemos ser sempre com todas pessoas.
Meu caro amigo, pena que não se identificou… pois gostei do seu comentário… uma coisa bacana do homem é a sinceridade… ser verdadeiro… e observei que nas suas palavras vc foi… só uma coisa vc errou… foi que me interpretou erroneamente… falei por mim… nada contra ninguem… mais tarde te respondo melhor. Obrigado!
Meu amigo Canindé. Preferi vir aqui falar com você porque não tive nem tenho cara para lhe dizer isso pessoalmente. E só vou dizer porque gosto muito de você e lhe conheço faz bastante tempo. Em primeiro lugar, acho que você deveria por uma questão de honestidade que não foi credenciado pela Fifa por não cumprir os requisitos para cobrir a Copa do Mundo, dentre eles enviar a documentação necessária dentro do prazo.
A Copa não é Jerns. A organização é incomparável. Devo lembrar ainda que várias agências, jornais, revistas e sites pagam profissionais, estadia, viagem, etc, para ter fotografias. Você iria “cobrir” a copa para si. Iria jogar tudo no seu blog. Ou seja, iria trabalhar contra nós, seus companheiros de profissão. Se Canindé Soares faz foto de graça quem iria pagar pra ter foto de outros profissionais, não é verdade?
Por fim, meu caro amigo, devo dizer que fiquei muito triste ao ver você dizer que seu livro “é muito mais importante do que está dentro da Arena fotografando a Copa”. Claro que sei da importância da sua obra, mas esse comentário infeliz foi muito mal recebido por nós profissionais. Pode não ter sido sua intenção, mas você acabou desmerecendo nosso trabalho. Nosso esforço. Trabalhamos vários horas por dia nesses últimos dias. Demos nosso suor, nosso esforço. Infelizmente parece que pra você isso não vale de nada.
Você não precisa de nada disso, meu amigo. És um cara querido por todos aqui neste Rio Grande do Norte. Mas agindo assim você usa a opinião pública contra sua categoria e acaba entristecendo a nós que fizemos tudo como manda a regra: nos credenciamos por jornais, sites, etc; com toda a documentação necessária, etc. Por fim, digo que se fosse melhor fazer um livro do que estar na Arena posso afirmar que você está sendo contraditório. Se fosse realmente isso não precisaria de todo esse alarde sobre ter sido “barrado”.
Acredito que você queria sim estar lá dentro, como todos. Mas, infelizmente, você ficou fora por ter achado que a Copa do Mundo teria que se render a você. Talvez tenha faltado um pouco de HUMILDADE ao companheiro.
Forte abraço. E reforço que não me identificar por não ter coragem. Assumo isso sem problemas Mas lhe digo que gosto de você e lhe tenho como a maior referência no fotojornalismo do RN. Não me leve a mal. Apenas reflita.
Meu amigo Canindé. Preferi vir aqui falar com você porque não tive nem tenho cara para lhe dizer isso pessoalmente. E só vou dizer porque gosto muito de você e lhe conheço faz bastante tempo. Em primeiro lugar, acho que você deveria por uma questão de honestidade que não foi credenciado pela Fifa por não cumprir os requisitos para cobrir a Copa do Mundo, dentre eles enviar a documentação necessária dentro do prazo. A Copa não é Jerns. A organização é incomparável. Devo lembrar ainda que várias agências, jornais, revistas e sites pagam profissionais, estadia, viagem, etc, para ter fotografias. Você iria “cobrir” a copa para si. Iria jogar tudo no seu blog. Ou seja, iria trabalhar contra nós, seus companheiros de profissão. Se Canindé Soares faz foto de graça quem iria pagar pra ter foto de outros profissionais, não é verdade? Por fim, meu caro amigo, devo dizer que fiquei muito triste ao ver você dizer que seu livro “é muito mais importante do que está dentro da Arena fotografando a Copa”. Claro que sei da importância da sua obra, mas esse comentário infeliz foi muito mal recebido por nós profissionais. Pode não ter sido sua intenção, mas você acabou desmerecendo nosso trabalho. Nosso esforço. Trabalhamos vários horas por dia nesses últimos dias. Demos nosso suor, nosso esforço. Infelizmente parece que pra você isso não vale de nada. Você não precisa de nada disso, meu amigo. És um cara querido por todos aqui neste Rio Grande do Norte. Mas agindo assim você usa a opinião pública contra sua categoria e acaba entristecendo a nós que fizemos tudo como manda a regra: nos credenciamos por jornais, sites, etc; com toda a documentação necessária, etc. Por fim, digo que se fosse melhor fazer um livro do que estar na Arena posso afirmar que você está sendo contraditório. Se fosse realmente isso não precisaria de todo esse alarde sobre ter sido “barrado”. Acredito que você queria sim estar lá dentro, como todos. Mas, infelizmente, você ficou fora por ter achado que a Copa do Mundo teria que se render a você. Talvez tenha faltado um pouco de HUMILDADE ao companheiro. Forte abraço. E reforço que não me identificar por não ter coragem. Assumo isso sem problemas Mas lhe digo que gosto de você e lhe tenho como a maior referência no fotojornalismo do RN. Não me leve a mal. Apenas reflita.
Amigo Canindé, parabéns pela bela cobertura, digna do profissional que vc é. E, obrigado pelo nosso registro, ficou d+.