Marca Maxmeio

Notícias

_MG_3720

[nggallery id=2055]

 

 

Por Rosinaldo Vieira – Portal O Momento

 

O jornalista Francisco Júnior, repórter e produtor da Intertv Cabugi, lançou na noite desta quinta-feira (11.12), o livro “RN TV – A notícia no ar”, na Pinacoteca do Estado. Segundo o autor, a obra é um almanaque com fotos e textos que contam a história dos telejornais RN TV Primeira e Segunda Edições.

 

De acordo com Francisco Júnior, o livro surgiu estimulado pelo fato de que muitas pessoas procuravam a TV para fazer pesquisas sobre a própria história da Intertv Cabugi. “Em 2011 a emissora passou por uma reforma e várias fitas de reportagens foram colocadas em caixas e foi vendo uma destas fitas que despertei para a ideia de fazer um livro que contasse a história do RN TV”, lembra Francisco Júnior, que conversou muito com a jornalista Ana Luiza Câmara, diretora de jornalismo da emissora por mais de 20 anos, que o apoiou para produção deste projeto.

 

O livro é composto de textos e imagens tiradas dos frames dos próprios vídeos, que são capturadas com as imagens congeladas e depois colocadas no livro. Ao longo de 170 páginas e 20 capítulos, Francisco Júnior conta a história dos quadros do telejornal, como o Cores de Nomes, com a jornalista Margot Ferreira, o Minha Cidade, uma série de reportagens sobre os 167 municípios do RN, obre as sucursais de Brasília, de Mossoró, além da abertura do livro que começa com um resumo sobre a história da Intertv Cabugi e termina no capítulo final com o autor dando um até logo mais, assim como também é feito todos os dias pelos apresentadores.

 

Destaque

“Entre os destaques do livro, lembro de grandes reportagens como a da Copa do Mundo de Futebol em Natal neste ano, que atuei entrevistando os torcedores durante os jogos do Brasil, fazendo uma passagem ao vivo com a chegada da seleção mexicana, que para mim foi muito legal”, disse Francisco Júnior.

 

Os estudantes de jornalismo da UnP. Mateus Rocha e Luana Rego fizeram questão de participar do lançamento do livro. “É um documento bastante didático e servirá como fonte de pesquisa para estudantes, professores e pessoas em geral”, disse Luana Rego.

 

O futuro jornalista Mateus Rocha também destacou a importância da obra. “O livro é interessante porque conta uma parte interessante da história da TV do Rio Grande do Note”, analisou Mateus Rocha, que como a estudante Luana Rego, também pretende seguir a carreira de jornalismo em televisão.

 

A governadora Rosalba Ciarlini também participou do lançamento do livro, assim como produtores, repórteres, diretores e ex-integrantes da emissora, o promotor da Infância e Juventude, Manoel Onofre Neto e o deputado estadual, Fernando Mineiro (PT). “Fiz questão de prestigiar o lançamento deste livro pela importância que a Intertv Cabugi e o RN TV têm para nosso Estado, por sua relevância na prestação de serviços e divulgação dos fatos dia-a-dia e ainda porque sou uma personagem constante de muitas reportagens”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

 

O editor de esportes da Intertv Cabugi, Thiago César, considera o livro como um resgate de 30 anos do telejornalismo potiguar. “Para mim é uma leitura empolgante pelas curiosidades que encontramos em suas páginas e também porque sou um dos personagens do livro, na parte que fala sobre a Copa do Mundo de Futebol em Natal este ano, onde atuei como repórter durante as partidas no Arena das Dunas”, lembrou Thiago César.

 

A família do jornalista e agora escritor Francisco Júnior também esteve presente no lançamento do livro. Estavam lá a mãe Maria José Dantas, a irmã Janaina Dantas e a prima Isabely Dantas Araújo. “Este é um momento de muito orgulho para mim e toda família, que para mim é o começo de uma grande jornada na vida, tanto pessoal como profissional do meu filho”, disse a mãe Maria José.

 

Currículo

Francisco Júnior é natural da Cidade de Currais Novos e está em Natal desde os três anos de idade. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande, tendo atuado inicialmente, ainda como estudante, como repórter da TV Universitária.

 

Na Intertv Cabugi Francisco Júnior chegou em 2008 como estagiário e depois de contratado foi produtor da Intertv em Mossoró e em Natal e também tem atuado como repórter.

Deixe um comentário