Marca Maxmeio

Notícias

_MG_1103

Marcelo Filho
Repórter – Tribuna do Norte

Cerca de 23 mil toneladas de sal  estão estocadas no Porto de Natal. Mesmo com o Terminal Salineiro de Areia Branca em plena operação, o porto da capital passou a receber o produto que posiciona o Rio Grande do Norte como o estado que mais exporta. A medida, segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), atende a demandas logísticas de empresas da indústria salineira, e não estaria ligada a nenhuma deficiência operacional do Terminal Salineiro de Areia Branca.

O porto localizado na região da Costa Branca movimentou em 2014 1,5 de toneladas de sal, de acordo com dados da Companhia. A expectativa é fechar 2015 com 1,9 milhão e a meta para 2016 é atingir 2,5 de toneladas.

Emerson Fernandes, diretor-presidente da Codern, explica que a falta de barcaças, embarcações utilizadas para transportar o produto das salineiras ao Porto-Ilha, em Areia Branca, levou a companhia a autorizar o estoque e posterior carregamento do material. “Ocorre que uma dessas empresas propôs fazer essa movimentação no porto de Natal, devido à falta de barcaça. As empresas que não as possuem podem trazê-las em caminhões caçambas para descarregar no porto”, disse.

Conforme apurou TRIBUNA DO NORTE, a empresa responsável pela carga é a Salina Diamante Branco, de Galinhos, litoral norte do estado. São aproximadamente 23 mil toneladas, que deverão ser exportadas no próximo dia 17. Segundo Emerson, outras empresas salineiras que estão localizadas próximas da capital também podem solicitar à Codern que descarreguem no porto conforme suas necessidades logísticas. Também há a intenção de atrair empresas de outros ramos para movimentar suas cargas no porto de Natal, diversificando os produtos exportados.

Leia mais em www.tribunadonorte.com.br

Deixe um comentário