Notícias
A FENACI “Federação Nacional dos Corretores de Imóveis” e o SINDIMÓVEIS/RN “Sindicato dos Corretores de Imóveis do estado do Rio Grande do Norte”, vem a público informar que;
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIO SEM CORRETOR DE IMÓVEIS, PODEM CAUSAR TRANSTORNOS E PREJUÍZOS
“Faça tudo sem custos e sem intermediários”, recomenda a propaganda do aplicativo, veiculado na última sexta-feira, no “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, que, em reportagem sobre o mercado imobiliário, dia 15/07, mostra uma proprietária que afirmou ter recorrido à ferramenta para tentar trocar seu imóvel por outro. Para o presidente da FENACI, Joaquim Ribeiro, e o presidente do SINDIMÓVEIS/RN, Alexandre Paulino, “os corretores de Imóveis são indispensáveis numa transação imobiliária”.
Para o presidente da FENACI, Joaquim Ribeiro, nada pode substituir o corretor de imóveis na intermediação imobiliária. “Não temos nada contra os avanços da chamada “era digital”, mas negócios imobiliários direto com o proprietário, podem trazer muita dor de cabeça e, pior ainda, prejuízos ao bolso de quem compra ou de quem vende”, adverte.
O presidente do SINDIMÓVEIS/RN, Alexandre Paulino diz que, a profissão de Corretor de Imóveis, já está regulamentada à 53 anos, e somos agraciados com a LEI n° 6.530 de 12 de maio de 1978, e, de lá pra cá, inúmeras foram as tentativas de desestabilizar essa profissão que é reconhecida por lei. Nossa função na transação imobiliária requer confiança, e na maioria das vezes, é preciso ter o contato pessoal, porque, lidamos com algo muito valioso para um ser humano, a aquisição da casa própria, independente de ser para alugar ou comprar.
Joaquim Ribeiro ressalta que, “na mesma reportagem”, destaca o presidente da Fenaci, “o próprio criador do aplicativo reconhece a insegurança de tal tipo de transação e sugere que antes de fechar negócio as pessoas façam como as imobiliárias, buscando auxílio de um advogado. Acontece que advogado não pode intermediar transações imobiliárias. Ele pode assessorar em uns poucos aspectos, o que não vai impedir que a pessoa entre numa fria se houver algum problema com qualquer das partes. Quem está legalmente habilitado para intermediar transações com imóveis é o corretor imobiliário”.
“O corretor de Imóveis, é indispensável pra quem pretende adquirir seu imóvel”, ressalta Alexandre Paulino. Comprar ou alugar um bem tão importante para a vida de uma pessoa que requer conhecimento técnico na área, pois tratamos com muitos documentos, tipo, escritura, laudêmios, certidões das mais diversas, e, isso é muito complexo, além do mais, um erro cometido por uma pessoa que não está no dia a dia da transação imobiliária, pode prejudicar o sonho e a economia de anos de um cidadão que pretende adquirir o imóvel. Esse sonho da casa própria, não pode virar um pesadelo para a sociedade. É preciso ter segurança na transação imobiliária, e, nisso o corretor de imóveis tem competência.
Joaquim Ribeiro lembra que, nas “transações seguras”, ninguém melhor do que o corretor de imóveis para que se faça um negócio imobiliário com segurança. “Engana-se quem acha que o corretor de imóveis existe só para receber a comissão. Ele tem responsabilidades perante o Código Civil e é o profissional preparado para olhar os documentos com muita atenção, verificando todos os documentos, constatando se o imóvel não oferece nenhum risco, se realmente o interessado pode comprar aquilo sem ter problemas futuros, como, por exemplo, localização inadequada, zoneamento incorreto, entre outras dezenas de transtornos que podem levar a vultosos prejuízos. Sem contar que, que, entre outras competências, é o profissional autorizado para realizar avaliação imobiliária”, complementa.
Segundo Alexandre Paulino, comprar ou alugar um imóvel, pode virar uma tarefa difícil e complexa se o cliente não tiver um corretor de imóveis de sua confiança. Isso também serve para os que pretendem vender ou alugar seus próprios imóveis. Pra isso, todos os profissionais tem buscado uma qualificação profissional para que possam prestar o melhor serviço ao cliente. Isso passa por cursos de avaliação de imóveis, documentação imobiliária, documentação cartorial (despachante imobiliário). Fotografia imobiliária, entre outros… Nós do SINDIMÓVEIS/RN, estaremos lançando em breve, uma programação de cursos de capacitação profissional e aperfeiçoamento pedagógico, para que todos os corretores de imóveis, associados ou não a instituição, possam desfrutar de conhecimentos e pratica-los no seu dia a dia da labuta. Além de já termos uma competente assessoria jurídica a disposição de todos os profissionais.
Joaquim Ribeiro ressalta que, a importância do trabalho do corretor de imóveis é tanta que tramita pela Câmara dos Deputados um projeto de lei que dispõe sobre ‘a identificação do intermediário na compra e venda de imóveis, a título oneroso, na respectiva escritura pública’, contemplando antiga reivindicação da Fenaci no sentido de que o corretor imobiliário que possibilitou o negócio assine também o documento final da transação”.
Alexandre Paulino diz que, hoje, no Rio Grande do Norte, somos bem mais de 3.000 Corretores de Imóveis pessoa física, devidamente credenciados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 17° Região, onde, em sua totalidade, buscam se qualificar pra manterem um conceito de qualidade perante a sociedade. São inúmeros os profissionais que até viajam para buscar um curso de qualificação fora do estado. Fiquei surpreso ao ver vários colegas participando de um curso na cidade de São Paulo, promovido por um portal imobiliário, no mês de junho. Isso demonstra a busca pelo aperfeiçoamento profissional. Não somos contra os aplicativos nem home page’s, que fique bem claro isso, mas, não concordamos nem aceitamos aqueles que, tentam desqualificar e desmerecer o trabalho do profissional Corretor de Imóveis, que, tanto se esforça para ganhar o “pão de cada dia”. Muitos de nós, saímos de casa e deixamos nossos familiares, para que, no fim do dia, muitas vezes próximo a madrugada, possamos retornar e encontrar o aconchego do nosso lar novamente. Pois no dia inteiro, antes de retornar pra casa, fizemos o possível, pra que um cidadão possa sentir esse mesmo desejo, após adquirir o seu imóvel, através de um profissional de confiança que é o Corretor de Imóveis. No entanto, fazemos esse trabalho com enorme satisfação, pois tenho a convicção que, os corretores de imóveis são os agentes do desenvolvimento do mercado imobiliário.
Natal, 16 de julho de 2016.
Joaquim Antonio Mendonça Ribeiro
Presidente da FENACI
“Federação Nacional dos Corretores de Imóveis”
Carlos Alexandre Paulino da Cunha
Presidente do SINDIMÓVEIS/RN
“Sindicato dos Corretores de Imóveis do estado do Rio Grande do Norte”.

-
23 de abril às 12:18
Polícia Militar do RN forma 547 sargentos em curso de aperfeiçoamento
-
20 de abril às 11:11
Roberto Carlos celebra 84 anos com show especial na Casa de Apostas Arena das Dunas
-
18 de abril às 21:05
Parabéns Marcelo Veni, Feliz Aniversário!