Notícias
Encenação do encontro dos presidentes Vargas e Roosevelt acontecido há 75 anos.
No dia 28 de janeiro de 1943, os presidentes do Brasil, Getúlio Vargas, e dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, se encontraram em Natal, às margens do Rio Potengi, para definir a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Esse encontro ficou conhecido como a “Conferência de Natal ou Conferência do Potengi”, completou 75 anos neste domingo e foi lembrada com a décima encenação desse marco histórico pelas ruas da capital potiguar.
A data está no calendário oficial de Natal há três anos, graças à Lei Municipal nº 6.524, de autoria do vereador Dickson Júnior. “Fui procurado em 2015 pela Fundação Rampa e, de imediato, me prontifiquei a apresentar o projeto de lei. Afinal tem uma grande importância histórica porque marcou a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial”, ressalta Dickson.
O parlamentar reforça ainda que a data é importante não só para Natal, mas para todo o Brasil, uma vez que a partir daí foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), garantindo assim recursos para a consolidação da Companhia Siderúrgica Nacional brasileira e, além disso, foi quando surgiu a aviação de cargas e passageiros do País.
A DATA
A reunião ocorreu em 28 de janeiro de 1943. Voltando da Conferência de Casablanca, que decidiu sobre o caminho a ser seguido pelos aliados, o presidente americano decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia.
PROGRAMAÇÃO
Há dez anos a cena é remontada pelos integrantes da Fundação Rampa, criada em 2001 para preservar as edificações da antiga base de hidroaviões remanescente do início da década de 40.
Na manhã deste domingo, um comboio de veículos percorreram as ruas da capital. Os participantes seguiram da Rampa – vizinho ao comando do 3º Distrito Naval, em Santos Reis – até a Arena das Dunas, onde acontece uma Exposição sobre a 2ª Guerra Mundial (com fotos antigas de Natal, artigos militares e históricos). A entrada é gratuita e segue até o meio de março no Arenatur, das 9h às 13h30.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
2 comentários em “Encenação do encontro dos presidentes Vargas e Roosevelt acontecido há 75 anos.”

-
19 de maio às 15:14
Delegada Paoulla Maués recebe título de Cidadã Potiguar da ALRN
-
10 de maio às 09:28
Grupo Leão e Vila prepara programação especial para celebrar às mães
Grande iniciativa.
Esperamos que o prédio da Rampa seja inaugurado ainda esse, a fim de que Natal tenha um museu exclusivo da Segunda Grande Guerra.
Foi maravilhoso esse encontro de hoje. e com a participação desse melhor fotógrafo do Brasil.
Canindé Soares.
Parabéns para todos..