Marca Maxmeio

Notícias

13 de junho às 06:12

9 mil alunos no combate às drogas

Fotos: Frankie Marcone

Programa de combate às drogas forma 9 mil alunos no Machadinho

Cerca de 9 mil alunos de 80 escolas particulares de Natal e Parnamirim e outros 2.500 pais se formaram na manhã deste sábado (12), na turma do primeiro semestre deste ano do programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Uma grande festa, com o ginásio Machadinho lotado, marcou o programa desenvolvido por policiais militares em escolas públicas e privadas do RN.

Participaram do evento o governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, a ex-governadora Wilma Maria de Faria, o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, as deputadas estaduais Larissa Rosado e Márcia Maia, esta última madrinha do Proerd e Adriana Trindade, adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). “Este é um dos momentos mais importantes da minha gestão, pois dessa forma conscientizamos os jovens para se tornarem cidadãos conscientes dos perigos do uso das drogas”, definiu o governador Iberê Ferreira de Souza.

De acordo com a major Margarida Brandão, coordenadora do Proerd no RN, o programa é desenvolvido semestralmente nos estabelecimentos educacionais, sendo o primeiro semestre dedicado às escolas privadas e o segundo para as escolas públicas. “O programa é feito pelos policiais militares que frequentam uma vez por semana as escolas por uma hora durante seis meses, levando informações e conscientizando os estudantes sobre o combate, os males e a importância de ficar longe das drogas”, explicou a major Margarida.

Proerd

O Proerd é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Militar desde 2002, e está presente em 21 municípios do RN. Tem atualmente 71 policiais militares instrutores que atendem anualmente uma média de 35.000 crianças, adolescentes e comunidade em geral nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha e Lagoa Nova. O programa é de caráter social e preventivo é já funciona em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa também é voltado à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, com o objetivo de possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, sendo composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental.

Texto: Rosinaldo Vieira

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores