Marca Maxmeio

Notícias

18 de setembro às 07:32

Ordenação de Frei Magunus

Fotos: Frankie Marcone / FuzueRN

[nggallery id=348]

Ordenação episcopal de Frei Magunus Henrique lota Catedral Metropolitana de Natal

Numa solenidade na Catedral Metropolitana de Natal, que durou cerca de 4,5 horas, foi realizada na noite desta sexta-feira (17), a ordenação episcopal do novo bispo da recém criada diocese da cidade de Salgueiro/PE, Dom Frei Magnus Henrique Lopes. O local estava totalmente lotado para o evento, que teve a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, de padres das mais diversas paróquias de Natal e de outras cidades do interior do RN, além de diáconos, seminaristas e fiéis, inclusive da cidade de Salgueiro, que vieram especialmente para participar da ordenação.
Também compareceram bispos vindos de diversas cidades do Nordeste e do Brasil como Olinda (PE), Recife (PE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Penedo/AL, Cajazeiras/PB, Palmeira dos Índios/AL, Caicó/RN, Paranaguá (PR), Palmares/PE, Guarabira/PB, Caruaru/PE, Mossoró/RN, Patos/PB, Floresta/PE.
A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Vitória da Conquista/BA, arcebispo Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, convidado especialmente para este momento pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo.
Ordenação
O ato de ordenação episcopal do Frei Magnus Henrique propriamente dita ocorreu logo após a leitura do evangelho e seguiu todo o ritual católico para ocasião. Ainda padre, Frei Magnus recebeu a plenitude dosacramento da Ordem, tornando-se assim num bispo por vontade do papa Bento XVI, que o nomeou no dia 16 de junho deste ano.
Como os bispos são aqueles que levam consigo os sete dons do Divino Espírito, por isso devem recebê-los no momento da Ordenação. Durante a cerimônia, o padre deita-se no chão à frente do altar e depois faz o juramento de viver em comunhão com a Igreja Católica e de obediência ao Sumo Pontífice, o papa.
Em seguida, recebe o anel episcopal (que simboliza o compromisso que o bispo tem de guiar a Igreja, esposa deJesus Cristo), o báculo pastoral (semelhante a um cajado, simbolizando que o bispo é o pastor das ovelhas de Cristo, isto é, dos membros da Igreja) e a mitra (para usar na cabeça, que simboliza a pureza e a autoridade dos bispos), tornando-se desta forma oficialmente bispo, assim como ocorreu com o agora Dom Frei Magnus.
Discursos
A prefeita Micarla de Sousa, ao final da celebração, que marcou a ordenação episcopal de Dom Frei Magnus, disse emocionada, que o novo bispo tem sido muito importante em sua vida como religioso. “Em vários momentos seus conselhos contribuíram não só para minha vida, mas também para minha família”, disse a prefeita Micarla de Sousa.
A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que metade do seu coração está apertado pela partida de Dom Frei Magnus, enquanto a outra está feliz por saber que ele irá cumprir uma nova e importante missão na cidade de Salgueiro.
“Que os salgueirenses possam ouví-lo, segui-lo e amá-lo, como sempre fizemos aqui em Natal”, sugriu a prefeita Micarla de Sousa, lembrando que foi em sua gestão, neste ano de 2010, que ocorreu a doação do terreno onde está construída a igreja e o Convento de santo Antônio, que antes pertencia a Prefeitura do Natal. Nesta ocasião Dom Frei Magnus era o guardião do convento, onde vivem os frades capuchinhos da capital potiguar.
O novo  arcebispo da diocese de Salgueiro, desmembrada da diocese de Petrolina (PE), assumirá no próximo dia 12 de outubro, às 17 horas, durante a celebração de uma missa. Ele tem como lema episcopal a seguinte frase: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses.
Já como bispo, Dom Frei Magnus presidirá a primeira missa, no Convento Santo Antônio, em Natal, no dia 18 de setembro deste ano, às 19 horas. No dia seguinte, 19, também às 19h, presidirá a eucaristia na Igreja Matriz de São João Batista, em Assu, onde nasceu e, no dia 21, às 19h30, na cidade de Itajá/RN.
“Estou convencido que o Senhor Deus me escolheu para esta missão. Sustentado pela fé em Nosso Senhor, entrego tudo que sou e tenho e da divina providência, que me guiará nesta nova etapa da minha vida”, discursou o primeiro arcebispo da diocese e Salgueiro ao final da celebração eucarística.
O novo bispo
O frei Magnus Henrique Lopes, da Província dos Capuchinhos do Nordeste do Brasil, tendo sua sede em Natal na igreja Santo Antônio (Igreja do Galo), na Cidade Alta, será o primeiro arcebispo da nova diocese de Salgueiro, que faz parte do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo bisponasceu na cidade de Assu/RN no dia 31 de julho de 1965, estando atualmente com 45 anos de idade. I
Por cinco anos, Frei Magnus residiu em Maceió (AL), onde concluiu o Curso de Psicologia, iniciado ainda em Recife. Em Maceió, foi formador e ecônomo do Convento, além de ser nomeado Provincial dos Capuchinhos, para o Regional Nordeste 2, função que exerceu por seis anos. Depois, foi para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral. De Roma, retornou para Natal, em julho de 2009. Em dezembro do ano passado foi nomeado guardião do Convento Santo Antônio.
O local estava totalmente lotado para o evento, que teve a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, de padres das mais diversas paróquias de Natal e de outras cidades do interior do RN, além de diáconos, seminaristas e fiéis, inclusive da cidade de Salgueiro, que vieram especialmente para participar da ordenação.recebeu a plenitude do sacramento da Ordem, tornando-se assim num bispo por vontade do papa Bento XVI, que o nomeou no dia 16 de junho deste ano.
Texto: Rosinaldo Vieira
Fotos: Frankie Marcone
www.fuzuern.com.br

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores