Marca Maxmeio

Notícias

O melhor do artesanato e da cultura potiguar chega até você, ao alcance das suas mãos, neste mês de janeiro. A Feira Internacional de Artesanato – FIART realiza sua 28ª edição com início nesta sexta-feira 20 e segue até 29 deste mês de janeiro de 2023, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com participação de mais de 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 320 estandes. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial.
“A FIART é um evento com quase três décadas de realização. Além de atrair um grande público, com expectativa para este ano de mais de 50 mil pessoas, o evento gera 1.100 empregos diretos e indiretos”, comemora Neiwaldo Guedes, coordenador geral do evento.
Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.
A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

Programação Cultural
O Festival Fiart Cultural é dedicado a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para “estar onde o povo está” e também para salvaguardar nossas tradições. O Festival busca organizar uma programação para ser um palco para a maior diversidade das expressões da cultura popular, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Assim, o Festival busca cumprir a missão de fruir as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com o hoje. Quem chega ao palco do Festival FIART Cultural se depara com uma grande festa popular. De um lado possibilita o acesso do público a um número significativo de produções artísticas do RN nas mais diversas linguagens e a cultura popular e do outro um palco para a expressão da sua identidade cultural potiguar. A edição 2023 acolherá mais de 1000 (mil) artistas e brincantes e espera um público diário de aproximadamente 3 mil, chegando a 30 mil nos dez dias de evento.
A programação do Festival FIART Cultural integra quatro ações: Ação 1: Mostra de Arte e Cultura: com Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música durante todos os dias da FIART; Ação 2 – Festival Parafolclórico (Competitivo) que está em sua 21ª edição e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras; Ação 3 – Salão “O melhor do artesanato potiguar” e Ação 4 – Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.
“O Festival Fiart Cultural é uma janela de muita visibilidade pelo seu conteúdo, pela abrangência de mais de 1.000 artistas e brincantes envolvidos e pelo seu potencial de público por integrar a FIART, feira que atrai a cada ano um público diário de mais de 3mil pessoas/dia ou mais, podendo atingir mais de 50 mil pessoas”, argumenta Neiwaldo Guedes, coordenador geral do evento.
Mais informações através do @feirafiart

Por Gustavo Farache
G7 Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Btn Posts Anteriores