Marca Maxmeio

Notícias

Por Vilma Torres de Agecom

Em meados do mês de junho teve início a 42ª missão na estação de pesquisa espacial análoga Habitat Marte, localizada no município de Caiçara do Rio do Vento, no interior do Rio Grande do Norte. A missão virtual recebeu participantes da Inglaterra, Índia, Canadá, Estados Unidos e Brasil, sendo comandada pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN Júlio Rezende.

Essa missão foi a quarta vez em que os participantes foram designados como chefes de instalações do habitat espacial: Estação Principal, Centro de Engenharia e Centro de Suporte à Vida Bioregenerativo. As atividades foram operadas com a CapCom, com a qual foi transmitido um relatório pessoal ou a coleta de dados ao comandante e aos outros membros da tripulação. A CapCom ou Capsule Communicator é também usada para otimizar o compartilhamento de informações entre os astronautas e o centro de controle das missões espaciais.

Um resultado importante da missão foi elaborar uma lista de protocolos para o sistema espacial de alimentos que poderá ser desenvolvido para construção de sistemas alimentares, estufas, cultivo, colheita, processamento e preparação de alimentos. Esses protocolos também buscam avaliar a contaminação e o controle de pragas dentro da estação, além de processar os resíduos alimentares.

Os membros da missão foram os pesquisadores Júlio Rezende (Brasil), Davi Souza (Brasil), Jas Purewal (Inglaterra), Sai Kiran Parre (Índia) e Mariam Naseem (Canadá), Eva Blaisdell (Estados Unidos) e Sian Proctor (Estados Unidos).

Mais informações sobre as missões anteriores do Habitat Marte, que é a única estação de pesquisa e simulação espacial no Hemisfério Sul, podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com. 

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores