Marca Maxmeio

Notícias

12 de agosto às 17:58

Direito autoral é Lei!

opoderA revista ‘O Poder’ já começou de maneira errada a forma de mostrar como usar ‘o poder!’.  Meu nome é Ney Douglas, sou repórter fotográfico do JH Primeira Edição e as fotos da entrevista do senador Garibaldi Alves, na página 10 desta revista, são de autoria minha!

Todas estão sem o devido crédito. As fotos foram registradas em evento promovido pela Prefeitura do Natal, no final de 2008, quando o então prefeito em exercício era o presidente da Câmara Municipal, vereador Dikson Nasser, que organizou um encontro político naquele recinto.

Eu fui lá para cobrir o evento, onde o então presidente do senado, Garibaldi Alves, estava como convidado. Fui cobrir o evento para o JH Primeira Edição, onde sou contratado como repórter fotográfico. Nunca, em nenhuma hipótese, os jornalistas responsáveis por esta revista me procuraram para me comprar ou pedir as fotos que ilustram esta matéria da revista, que são de minha autoria e, por tanto, eram para estar creditadas com o meu nome – assim como manda a lei do direito autoral.

Ou será que os editores e jornalistas responsáveis pela revista ‘O Poder’ não conhecem a lei? Ou não sabem que lei é para ser cumprida?

Vou repetir mais uma vez… o crédito é lei!

E não pedimos muito: é só colocar o crédito. Não entendi porque só os créditos de Canindé Soares e Welington Barbosa foram colocados na revista. Será que meu material e tão ruim assim? Ou pensaram que eu não iria ficar sabendo. Nós, fotógrafos, não somos idiotas,. Temos direito de receber pelo nosso trabalho.

Repito: não fui comunicado sobre o uso de minhas fotos em revista nenhuma.  Pegaram minhas  fotos e publicaram sem minha autorização ou ordem. Este tipo de ‘poder’ pode até acarretar em processo por uso indevido de imagem, já que as fotos que ilustram a entrevista foram feitas por mim,  para o JH Primeira Edição. E vale ressaltar que,  mesmo o jornal (ou o editor ) para ceder estas fotos, teriam que me consultar.

Ney Douglas
Repórter-fotográfico

Deixe um comentário

7 comentários em “Direito autoral é Lei!

  1. Jr Santos disse:

    Tem obrigação de se retrata e tambem tem q PAGAR PELO MATERIAL USADO. Sim … mais como esse material foi para nas mãos do povo da revista??? tem alguma coisa errada.

  2. Jr Santos disse:

    Tem obrigação de se retrata e tambem tem q PAGAR PELO MATERIAL USADO. Sim … mais como esse material foi para nas mâo do povo da revista??? tem alguma coisa errada.

  3. Lidia disse:

    Processo neles! Essa de se reconhecer direitos autorais NAO EXISTE. O certo é eles lhe pagarem pela foto. Sou apenas uma estudante de jornalismo, mas um BOM JORNALISTA que paga a matéria de ÉTICA DO JORNALISMO, compeende que isso é uma falta de respeito e que em qualquer outra cidade isso seria um processo na certa. Sou a favor nao apenas do reconhecimento do trabalho, mas que te paguem também. Afinal, eles podem ganhar dinheiro com uma imagem sua mas você não tem direito ao dinheiro?
    Eu exigiria meu dinheiro sim senhor. Afinal, NO MUNDO DO JORNALISMO, NADA É DE GRAÇA, RARISSIMAS COISAS SÃO MERAMENTE PARA FAZER UM FAVOR. Se você acredita que estou errada, então ainda acredita no ‘jornalismo cor-de-rosa’.
    Espero que nao fique bravo do modo que falei, não falei apenas o que penso. Fui racional e falei a verdade.

    Lídia Nascimento

  4. DJLEO disse:

    Ok, eu faço a retratacao e tal..e o pagamento pelo material? É so isso, obrigado e tchau?

  5. Igor Araujo disse:

    Está certíssimo, tem que cobrar mesmo, propriedade intelectual.

    Aguardemos o desenrolar do caso.

  6. Luís Neto disse:

    Com as explicações e futura retratação por parte do veículo de comunicação acho que a paz reinará.
    Importante a cobrança do Ney, serve de exemplo para outras mídias que por engano ou má fé faça uso de imagens sem a devida liberação do autor.

  7. Leonardo Dantas disse:

    A revista O Poder reconhece a ausência dos créditos nas fotos publicadas
    na entrevista do senador Garibaldi Alves Filho, por isso será feita uma
    retratação na próxima edição dirigida ao fotografo Ney Douglas.
    Classifico o fato como um mau entendido. Na ocasiao do fechamento da
    revista houve uma troca de arquivos, desta forma, ao invés das fotos
    autorizados por outro profissional, por causa de troca, a revista
    acessou equivocadamente o material de autoria de Ney Douglas.
    Respeitamos os direitos autorais, prometemos corrigir qualquer dano com
    uma retratação.

    Além disso, reconhecemos o profissionalismo e talento de Ney que convido
    a ser nosso parceiro no futuro.

    Sucesso

    Leonardo Dantas
    Editor – revista O Poder
    Jornalista DRT/RN 1339-JP

Btn Posts Anteriores