Marca Maxmeio

Notícias

Foto: Ivan Dimitri/Wittlesey House / NATIONAL GEOGRAPHIC
Natal é uma cidade que leva a sério o tombamento histórico. Se houver algum monumento de valor histórico, pode ter ser certeza que será tombado. Não no sentido de ser inventariado e preservado pelo poder público. Será tombado, derrubado pelo esquecimento, pela falta de conservação. Sempre encantada com o novo, a cidade esquece seu passado. E quem não tem passado, não tem História, não aprende com seus erros. As próximas gerações olharão para uma Natal cheia de prédios e sem personalidade. Talvez reste a antiga cadeia com suas lojinhas de bugigangas para turistas e a Fortaleza dos Reis Magos, cercada de lixo e com as paredes rebocadas por cimento artificial. Então, precisaremos de outro fotógrafo do passado – um americano, um Jaeci ou um Canindé – que nos mostre como a cidade era linda e como não soubemos cuidar dela.

Por Sandro Fortunato, editor do portal Memória Viva

 

Deixe um comentário

6 comentários em “A memória de uma cidade chamada Natal

  1. Renato disse:

    Lamentavel termos que presenciar tal esquecimento de um passado não tão distante, e muito belo por sinal, chego a me indignar nos dias de hoje, por ver o quão o povo natalense se importa com sua “historia” ” identidade” !

    lamentavel ver primeiramente a população deixar todos esses traços cairem no esquecimento, e em segundo a os gestores politicos não se comprometerem em manter ainda vivo ao menos o espirito dessa cidade vivo !

    lamentavél !

  2. eruda lukas disse:

    amo e adimero tudo que vc faz .suas reportagem ed+ tem tudo ave com o mundo.bjosssssssssss

  3. Caro Moacir, as ruinas ficam na subida da Avenida Rio Branco do lado direito.

  4. Moacir Silvestre disse:

    Gostaria de saber aonde fica essa ruina com
    uma faixada tão bonita e que infelizmente no
    seu dizer, está tombado,ou seja está ao chão.

  5. eruda lukas disse:

    adoro tudo que vem de vc pq e bem feito d+ bjos

  6. evandro disse:

    gosto muito do seu trabalho Canindé, e tambem acho uma falta de respeito com a memoria de Natal, quando vejo fotos antigas da cidade cinto como se estivesse voltando no tempo. com seu vasto conhecimento gostaria se possivel voce me enviasse fotos antigas como essa de Natal desde de ja fico muito grato e admiro muito se trabalho.

Btn Posts Anteriores