Notícias
Ação educativa do Setembro Amarelo (Mês de prevenção ao suicídio) em Ponta Negra
Ação educativa do Setembro Amarelo (Mês de prevenção ao suicídio) em Ponta Negra onde distribuíram bonés e panfletos. Ação da Associação Norte Riograndense de Psiquiatria teve como objetivo esclarecer as pessoas, mostrando que mais de 95% dos casos de suicídio são causados por problemas mentais, como depressão, transtorno bipolar e uso de entorpecentes. “É importante que se diga que todos esses casos poderiam ser evitados, caso as doenças fossem detectadas e tratadas a tempo”, disse o dr. Gustavo Xavier, presidente da ANP/RN.
E para detectar as doenças é necessário que a população fique atenta aos sinais. Sim, quem tem ideias suicidas apresenta sinais como isolamento, mudança de comportamento, agressividade. Pensar o contrário é apenas mais um dos tabus a serem quebrados, como ver a depressão como frescura ou “falta de Deus”. “A pessoa acometida por uma dessas doenças precisa da ajuda de um profissional. Procurar a ajuda de um médico, mesmo no sistema básico de saúde é a primeira providência”, lembro dr. Emerson Arcoverde, vice-presidente da ANP/RN.
“Esta é uma campanha para celebrarmos a vida. Queremos o envolvimento de todas as pessoas, de todas as idades e classes sociais. Temos que combater este terrível problema”, concluiu dr. Gustavo Xavier.
-
18 de dezembro às 09:08
Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira volta a reunir trade turístico em Natal
-
13 de dezembro às 21:26
Regata do Dia do Marinheiro 2025 reúne gerações no Rio Potengi e no litoral urbano de Natal
-
12 de dezembro às 13:16
Dia do Marinheiro é celebrado no 3º Distrito Naval com entrega da Medalha Mérito Tamandaré





































