Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=1671]

[nggallery id=1672]

[nggallery id=1673]

[nggallery id=1674]

 

Os atrativos da região serrana foram estruturadas no Roteiro Paraísos do Agreste, criado pelo Sebrae em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

 

Por Wanderley Filho / Agência Sebrae de Notícias

Trilhas ecológicas, atividades verticais, culinária peculiar e formações rochosas. Essas maravilhas escondidas em meio à caatinga do interior potiguar são apenas parte do que pode ser explorado no Roteiro “Paraísos do Agreste”, do qual fazem parte os vizinhos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, que ficam a cerca de 130 quilômetros de Natal. O lançamento do roteiro ocorreu na última sexta-feira (25), no Mirante de Passa e Fica. O mirante é uma das atrações da cidade, porta de entrada do roteiro, criado através de uma parceria entre Sebrae no Rio Grande do Norte e as prefeituras dos municípios envolvidos.

A região repleta de serras e detentora de um clima agradável já apresentava potencial turístico, incentivado por pousadas e restaurantes instaladas no lugar. Mas as iniciativas aconteciam de forma isolada e, muitas delas, sem seguir um padrão nem capaz de firmar a localidade como rota para os turistas. Para marcar o lançamento, um grupo de mais de vinte pessoas foram convidadas a participar do primeiro famtour do novo roteiro. Formado por agentes de viagens e pessoas ligadas ao turismo, o grupo pôde constatar as delícias e belezas da região, que desponta como atrativo para fortalecer a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte.

Uma das atividades possíveis de se realizar no lugar é uma caminhada pela “Trilha da Serra dos Cocos”. O caminho é repleto de belas paisagens, compostas por rochas gigantes e a vegetação nativa da caatinga, verde neste período de ano. O rapel é outra atividade comum do lugar. Todo o passeio é acompanhado por condutores, capacitados pelo Sebrae. “Essa trilha era visitada apenas por moradores da região, mas, com esse trabalho de divulgação e de organização, acredito que vai atrair gente de vários lugares do Brasil”, acredita Humberto Barbosa, um dos condutores.

A cidade de Passa e Fica está localizada já na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, bem próxima ao município paraibano de Araruna, o primeiro da região a receber pessoas atraídas pelo relevo e o clima convidativos. A rocha mais famosa é a Pedra da Boca, que fica no parque estadual com o mesmo nome. Com 336 metros de altura, a pedra tem um formato de boca devido à erosão, daí o nome Pedra da Boca, e pode ser vista de vários pontos do município virada para o território potiguar. Aventureiros dos dois estados costumam visitar a lugar, principalmente para fazer escaladas e praticar o rapel.

“Receber o aval do Sebrae dá ainda mais credibilidade ao nosso trabalho. Acredito que a criação do roteiro Paraísos do Agreste fará com que essa maravilha da natureza receba agora turistas de outras regiões do Brasil”, prevê Júlio Casteliano, que é instrutor de rapel no Parque Estadual da Pedra da Boca.

A cerca de 100 metros do parque, está o Restaurante de Seu Tico, um simpático senhor que recebe os visitantes sempre com sorriso no rosto. Foi lá onde o grupo de agentes de viagem fez uma parada para um café da manhã. A recepção costuma ter apresentações de fantoches de Seu Francisquinho. “Faz muito tempo que trabalho com isso e não era valorizado. Agora com a presença dos turistas, estou podendo ganhar um dinheirinho com a nossa cultura”, comemora o artista.

Ele está confiante que o roteiro irá contribuir com a economia local. “Apesar de o restaurante ficar no lado da Paraíba, recebo mais visitantes do Rio Grande do Norte e com toda essa divulgação que tá tendo agora, a gente tá se preparando para receber gente de todo lugar do Brasil”, afirma o comerciante.

As atrações agradaram os agentes de viagem. “Não vai ser difícil vender este roteiro para os turistas que procuram algo diferente. É preciso mostrar que o Rio Grande do Norte não é só praia. É muito mais do que isso”, garante a proprietária da Vitória Régia Turismo, Régia Dantas. Mas o que foi visto pelo grupo é resultado de uma estruturação dos empreendimentos e atrativos do local, que foram catalogados e organizados em um roteiro com começo e fim bem definidos.

“Os prefeitos dos três municípios perceberam que já havia uma grande vocação na região. Resolveram então procurar o Sebrae para que pudéssemos desenvolver um trabalho para estimular a ampliação e a consolidação deste setor”, explica a gestora do projeto de Turismo do Sebrae-RN, Darlyne Fontes, responsável da formatação do roteiro Paraísos do Agreste.

Em pouco mais de seis meses, a parceria com os municípios possibilitou a realização de cursos e capacitações, além da criação de novas atividades turísticas e de estabelecimentos comerciais, para a recepção dos visitantes. As iniciativas foram apresentadas durante a solenidade de lançamento do roteiro. Prestigiaram o evento os prefeitos Pepeu (Passa e Fica) e Emanoel Faustino (Serra de São Bento), que falaram sobre a expectativa de desenvolvimento gerado pela criação da nova rota turística no Agreste.
“A gente acredita e sabe que tudo em que o Sebrae participa dá certo. Por isso, acreditamos que essa iniciativa irá contribuir muito para o desenvolvimento de nossa região”, destaca o prefeito de Passa e Fica. Já o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, enfatiza a importância que o Sebrae tem dado à região, principalmente com a abertura de um escritório regional na cidade de Nova Cruz. “Agora, participamos na criação deste roteiro, pois nosso objetivo é apoiar os empreendedores e, assim, a própria comunidade encontra os meios de gerar emprego e qualidade de vida para as pessoas”.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN)

 

 

Deixe um comentário

1 comentários em “Agreste reserva paisagens paradisíacas aos visitantes

  1. JOAQUIM JR disse:

    Parabenizo a todos que participaram diretamente ou indiretamente, Mas não poderia deixar de fazer um agradecimento em especial, a duas pessoas que conheço a pouco tempo, mas fazem a diferença, a jovem Darlynne Fontes ex SEBRAE/RN, pelo carinho atenção e dedicação que tem a cada um de nós Agentes de Viagens do RN/Secretarios de Turismo do Paraíso do Agrestre(Flaviano, Conceição e Luzia) e a Deborah Soares pelas belissímas fotos, te cuida Caninja,kkkk!!! Joaquim Jr.