Notícias
Aneel unifica cronograma da eólica
Aneel unifica cronograma da eólica e afasta riscos de prejuízos
Depois de uma audiência com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Nelson Hubner, acompanhados da governadora Rosalba Ciarlini, dos deputados Fábio Faria e Sandra Rosado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, os empresários de energia eólica deixaram Brasília, nesta quarta-feira, 23, aliviados. Eles conseguiram a garantia de unificação do cronograma para a geração, distribuição e comercialização da energia alternativa no Rio Grande do Norte.
Os investidores tinham como prazo setembro de 2013 para a conclusão da linha de conexão, o chamado linhão, para o escoamento da geração de energia, e janeiro do mesmo ano, para a operação de comercialização. O entendimento foi feito depois de uma audiência com o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. “Conseguimos o que viemos buscar”, disse entusiasmada a governadora Rosalba Ciarlini que conseguiu levar para a reunião, os senadores Garibaldi Alves, Paulo Davim e José Agripino, os deputados Sandra Rosado, Fábio Faria, Rogério Marinho, Paulo Wagner, João Maia, Felipe Maia e Henrique Alves. “Além da tranqüilidade para os atuais, essa garantia atrairá novos investidores”, afirmou confiante, Rosalba, elogiando a disposição da bancada federal em se unir pelos interesses do Estado. A mudança nos prazos afasta os riscos dos empresários terem que comprar energia para a distribuição já que havia o desalinhamento do cronograma.
A exploração da energia eólica foi destacada pela governadora como uma das mais promissoras atividades econômicas, principalmente, porque inclui a região central, uma das mais castigadas do semi-árido. “É um investimento concentrado numa região onde não há nada produtivo e que depende da Previdência Social”, emendou o ministro Garibaldi Filho. Para o senador Jose Agripino, a capacidade do Parque eólico do Rio Grande do Norte é semelhante ao da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. “É semelhante à Itaipu em cima de um modelo novo que é privilégio do RN”, frisou. A coordenadora da bancada, deputada Sandra Rosado, também deu um dado significativo: de cada 100 universitários do Estado, apenas um é dessa região.
Além de apoiar os investidores, o governo do Estado criará o Centro Tecnológico de Energia Eólica que vai capacitar mais de 10 mil trabalhadores. Serão produzidos cursos como geração de oportunidades à população. O governo federal já assegurou apoio já que tem interesses na questão de matrizes energéticas.
Assessoria de Comunicação do Governo do RN
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
2 comentários em “Aneel unifica cronograma da eólica”
-
19 de setembro às 22:16
A Cor Muda Tudo inaugura loja em Natal
-
19 de setembro às 10:51
Rodovia estadual ganha status de excelência após obras de restauração
-
14 de setembro às 13:42
Colégio de Lagoa Nova comemora cinco anos com Chrigor e Ferro na Boneca no próximo dia 21
-
14 de setembro às 13:35
Foi sucesso o lançamento das Melhores Crônicas de Luís da Câmara Cascudo neste sábado
o nome disso que vc chama de poluição visual e emprego,geração de renda,avanço e outras coisas mais
Mas que é uma tremenda poluíção visual, isso é.