Notícias
24 de agosto às 22:54
Aniversário do Xerife
[nggallery id=670]
70 anos de Doutor Maurílio
Por Washington Rodrigues
O delegado Maurílio Pinto de Medeiros completou 70 anos nesta quarta-feira, comemorando a data com parentes e amigos na Asfarn, em Macaíba. Entre os presentes, o juiz aposentado Célio de Figueiredo Maia, de Macaíba, o coronel da PM, Valdenor Félix e o ex-chefe de investigações da temida Codepol – Coodenadoria de Polícia Civil, Admilson Fernandes. Também estavam lá o advogado Cleto Barreto e o ex-chefe de investigações Pedrinho Albuquerque.
Recém aposentado da Polícia Civil, após praticamente 50 anos de serviços prestados, Maurílio agora se dedica ao merecido descanso. Enquanto atuou, ele foi ininterruptamente um combatente voraz contra os criminosos. Assim como seu pai, o coronel Bento Manoel de Medeiros. Nesse aspecto – o combate ao crime – Maurílio nunca foi 8. Sempre foi 80.
Fui testemunha do seu trabalho porque convivi quase que diariamente com ele durante 18 anos, período em que fui repórter policial na Tribuna do Norte e no Diário de Natal e depois assessor de imprensa da Secretaria de Segurança Pública.
A dedicação que o delegado tinha à polícia era espantosa. Trabalhava sábado, domingo, feriado e – sua maior característica – atendida todos que o procuravam em seu gabinete. Transformava-os em amigos e informantes. TODOS eram atendidos. Da senhora mais humilde ao empresário mais abastado. Maurílio ouvia a todos com atenção, anotava tudo num papel e resolvia os casos. Alguns crimes precisavam ser investigados a fundo, levavam dias para serem solucionados. Outros eram resolvidos mais rapidamente. Bastava lembrar a lista dos suspeitos (pois os crimes são cometidos quase todos por apenas um grupo dos mesmos bandidos, e não por uma multidão deles), e enviar um bilhete do delegado para que o suspeito se apresentasse em data e hora marcada. E ele vinha. Vinha e confessava sem problemas. Vi isso muitas vezes. Sabia que não tinha alternativa. Quem mandava chamá-lo era o Dr. Maurílio Pinto. Era melhor se apresentar logo, por livre e espontânea vontade, do que ser buscado em casa pelos “Golden Boys”, os meninos de ouro da Codepol. Aí…já viu.
Uma das estratégias mais interessantes que vi no trabalho diário do Dr. Maurílio era a operação “Levanta da Cama”. Infalível. Pegava os bandidos no comecinho da manhã. Dia raiando. Frio da madrugada. Corpo ainda dormente do sono. Não dava tempo nem de reagir.
De manhã cedo, quando a imprensa chegava ao gabinete para saber as novidades do dia, o “xerife” já estava lá, com o suspeito encostado num canto da parede, cabisbaixo, réu confesso, e “o produto do roubo” exposto na mesa, para a apresentação oficial.
Alguns demoravam a contar a história toda. Mas a polícia, pelo menos a polícia de Dr. Maurílio Pinto, era temida naquele tempo e sabia ouvir e aplicar suas modernas técnicas de investigação. E as aplicava. Polícia é polícia. Bandido é bandido. Na minha cabeça isso sempre foi muito claro. Por isso nunca tive dificuldade em entender a rotina da Codepol.
Parabéns ao Dr. Maurílio. E que Deus nos salve dos malfeitores, agora que ele se aposentou.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
2 comentários em “Aniversário do Xerife”
-
14 de setembro às 13:42
Colégio de Lagoa Nova comemora cinco anos com Chrigor e Ferro na Boneca no próximo dia 21
-
14 de setembro às 13:35
Foi sucesso o lançamento das Melhores Crônicas de Luís da Câmara Cascudo neste sábado
-
14 de setembro às 09:06
Entidades reúnem-se e criam a Aliança do Oeste do RN em Mossoró
-
13 de setembro às 20:59
Casa de Apostas Arena das Dunas se moderniza e inaugura sistema de iluminação em LED
-
13 de setembro às 13:58
Melhores Crônicas de Luís da Câmara Cascudo terá lançamento neste sábado
DOUTOR MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS UM ÍCONE DA POLICIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, UMA LENDA VIVA PATRIMÔNIO DE TODA POPULAÇÃO POTIGUAR, HOMEM GUERREIRO, DE FIBRA E QUALIDADE!! DEIXASTES AS TUAS DIGITAIS CRAVADAS NA HISTORIA DA POLICIA DO RN!! QUE PERDA IRREPARÁVEL É A SUA APOSENTADORIA PARA NÓS VAI FAZER MUITA FALTA E QUE FALTA XERIFE DO POVO!! DEUS TE ABENÇOE EM NOME DE JESUS CRISTO AMÉM
Parabens ao amigo Washington Rodrigues pelo texto. Relembrei e vivi muita coisa por você rrelatada. Também acompanhei o trabalho do Xerife de perto enquanto reporter do Diário de Natal. Somos de outros tempos meu caro. A polícia agora é outra e gente como Maurílio vai fazer muita falta.