Notícias
29 de agosto às 08:41
Apresentação da Orquestra sinfônica em comemoração ao aniversário do RN
Orquestra Sinfônica do RN e artistas potiguares celebram 523 anos do RN
Público prestigiou concerto especial e gratuito no Papódromo na noite de quarta-feira
Por ASSECOM-RN
A OSRN, ao lado de artistas potiguares, emocionou o público que acompanhou e aplaudiu as peças do concerto - Foto: Carmem Félix/Assecom-RN
Um concerto especial gratuito que uniu o erudito ao popular. “Rio Grande do Norte 523 anos”, apresentado pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), na noite da última quarta-feira, no Papódromo, Centro Administrativo, contou com participações de cantores, compositores e grupos potiguares que celebraram a cultura e a história potiguar.
A OSRN, ao lado dos artistas, emocionou o público que acompanhou e aplaudiu as peças musicais, mesmo com a chuva que caiu durante o concerto. A governadora Fátima Bezerra exaltou a apresentação da sinfônica do RN e dos artistas como uma referência da tradição histórica do estado na arte e na cultura. “O Rio Grande do Norte sempre foi pródigo em artistas que honraram a história e a cultura do seu povo. Nesta noite, a nossa orquestra Sinfônica e todos os músicos convidados nos encheram de orgulho por sermos potiguares”, celebrou.
Um dos momentos mais especiais da noite foi a participação de João Felipe, que aos seis de idade, foi notícia nacional em julho ao chamar a atenção do maestro e pianista João Carlos Martins pelas suas habilidades musicais. O maestro da OSRN, Linus Lerner, entregou a batuta ao pequeno regente que conduziu a orquestra na peça “Uma Pequena Serenata Musical” de Wolfgang Amadeus Mozart.
PARTICIPAÇÕES ARTÍSTICAS
Além da orquestra sinfônica, o espetáculo contou com apresentações de artistas locais como Khrystal, Jubileu Filho, Valéria Oliveira, Sérgio Groove, Alzeny Nelo, Galvão Filho, Cida Lobo, Deusa do Forró, Carlos Zens, Felipe Oliveira e Helano Moreira. Os grupos Camerata de Vozes sob a regência de Tércia de Sousa, o Coral Harmus sob a regência de Janilson Batista e a Cia de Dança do TAM sob a direção artística de Wanie Rose Medeiros também se apresentaram no palco do Papódromo.
Mary Land Brito, secretária de Cultura do RN, comentou sobre o espetáculo: “São 523 anos do Rio Grande do Norte e em comemoração o Governo do Estado trouxe a Orquestra Sinfônica, juntamente com artistas locais, que já fazem parte da história do RN, para comemorar junto com a população. Um evento gratuito, cheio de diversidade musical. Um verdadeiro presente para o potiguar”.
MOMENTO INCLUSIVO
Vivianne Medeiros e Laércio Medeiros, ambos professores, acompanharam o concerto e comemoram a iniciativa: Nós ainda somos carentes de momentos como esse que reúne cultura, arte, de música. Então uma oportunidade dessa é maravilhosa, ouvir artistas como Carlinhos zen, Valéria Oliveira, é um momento de muita alegria. “Parabenizar a iniciativa né, é sempre um prazer participar de momentos culturais, ainda mais quando são inclusivos como este, com artistas locais e disponível a sociedade”.
Mantida pelo Governo do Estado, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais e apoio do Papódromo Natal.
-
13 de setembro às 13:58
Melhores Crônicas de Luís da Câmara Cascudo terá lançamento neste sábado
-
29 de agosto às 21:05
Sebrae-RN anuncia vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024
-
29 de agosto às 08:41
Apresentação da Orquestra sinfônica em comemoração ao aniversário do RN