Marca Maxmeio

Notícias

 

[nggallery id=1054]

 

Jornalista Arlindo Freire recebe título de cidadão natalense

 
A Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta terça-feira (29), sessão solene para a entrega do titulo de cidadão natalense ao jornalista Arlindo Freire, fundador do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte. A solenidade foi uma proposição do presidente da Casa, vereador Edivan Martins (PV) e subscrita pelo vereador George Câmara (PCdoB).

 
Arlindo Freire nasceu na cidade de Pendências e chegou a Natal aos nove anos de idade, onde construiu sua vida profissional no setor da comunicação social. “Como formador de opinião me sinto orgulhoso por esse reconhecimento. Fundamos o Sindicato dos Jornalistas durante a Ditadura Militar, no ano de 1979, período difícil para a História da democracia do país, mas isso não foi obstáculo, e conseguimos formar um órgão representativo da nossa classe”, disse Freire.

 

 

O jornalista mora na capital potiguar há 70 anos e foi correspondente do jornal Estado de São Paulo durante 12 anos. Além disso, trabalhou em diversos veículos de comunicação da capital. Arlindo Freire deixou sucessores na comunicação, os seus sobrinhos Ivo Freire, Aldemar Freire, Juliano Freire e Freire Neto trilham no caminho do jornalismo da capital.

 
Para Edivan Martins, o jornalista Arlindo Freire tem serviço prestado ao jornalismo natalense, uma vez que foi militante das lutas sindicais e sociais. “Arlindo foi o primeiro presidente do Sindjorn, militou nas emissoras de rádio, e nas diversas redações de Natal. Arlindo Freire é um cidadão que a Câmara homenageia de forma justa. Ele tem compromisso com a verdade e com a ética”, destacou o presidente da CMN.

 
Durante o seu discurso, Edivan Martins, narrou à história de Arlindo Freire; a infância em Pendências; adolescência em Natal e o seu caminho pelo jornalismo. “O jornalista Arlindo Freire acompanhou o crescimento da nossa cidade, desde as correntes fincadas nas Quintas e na Avenida 15 até conurbação com os municípios vizinhos”, finalizou Edivan Martins.

O vereador George Câmara também prestou a sua homenagem ao jornalista. “É honra poder compartilhar a proposição desse título de cidadão natalense a Arlindo Freire. Jornalista que teve um papel importante na batalha pela democracia”, ressaltou o vereador.

 
Estiveram presentes a solenidade, o representante da prefeita Micarla de Sousa, secretário de Comunicação Gerson de Castro, Getúlio Neto, presidente da Fundac, que representou a governadora Rosalba Ciarlini, Jan Varela, diretor do Sindjorn, Célia Freire, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN, Maria de Fátima Ximenes, vice-reitora da UFRN e Jurandir Navarro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal do Natal – ASSECAM

 

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores