Marca Maxmeio

Notícias

Todas as fotos feitas durante o carnaval em alta resolução você pode encontrar com reconhecimento facial na nossa conta na BANLEK
https://banlek.com/canindesoares

Governo do Estado valoriza tradição e apoia carnaval natalense
Quarto ano consecutivo de investimento reafirma compromisso do Governo com o carnaval democrático

O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a cultura popular ao apoiar as manifestações carnavalescas e fortalecer uma das agremiações mais tradicionais da capital potiguar. Nesta terça-feira (17), a governadora Fátima Bezerra acompanhou a alegria, a irreverência e a força cultural da Banda do Siri, que há 37 anos desfila pelas ruas da Redinha, mantendo viva a resistência da folia na Zona Norte de Natal.
Com animação contagiante e o ritmo vibrante da Orquestra Frevo do Xico, os foliões se concentraram ao lado do Mercado da Redinha antes de seguirem em desfile pelas ruas da Redinha, embalados por marchinhas populares, estandartes e bonecos gigantes — marca registrada do bloco. Pioneira na introdução desses elementos no carnaval natalense, a Banda do Siri ajudou a consolidar os bonecos gigantes como símbolo da festa na capital.

PARTICIPAÇÃO POPULAR
A governadora destacou o alcance das ações do Governo do Estado em apoio ao Carnaval em todas as regiões. “Estou muito feliz, porque de Natal ao litoral, passando pelo Seridó e pelo Oeste, só encontrei alegria. Este ano, o Governo do Estado não apenas reforçou o esquema de segurança, com mais de 8 mil agentes atuando em todas as regiões, como também ampliou as ações de proteção e defesa das mulheres e investiu mais de R$ 15 milhões na promoção da cultura, fortalecendo a participação popular por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo”, afirmou.
Fátima Bezerra também ressaltou a importância cultural e simbólica de um dos blocos mais genuínos da capital. “O melhor de tudo é ver o nosso povo celebrando sua identidade, sua cultura e movimentando a economia criativa, que gera renda e oportunidades. Estar aqui na Banda do Siri, que faz parte da minha história, em frente à casa de Hélio Rocha, e lembrar também de João Alfredo, é muito emocionante. Eles foram desbravadores, idealizadores dessa tradição. É um momento de renovar a esperança e a confiança na força do nosso povo e da nossa cultura.”
A secretária estadual da Cultura, Mary Land Brito, enfatizou que este é o quarto ano consecutivo de apoio ao Carnaval por meio do Programa Câmara Cascudo. “O programa fez um recorte específico para a folia. Quem já vinha dialogando com o Governo conseguiu, dentro da janela legal e burocrática, acessar esse apoio. Foram mais de R$ 15 milhões destinados a diferentes estilos de carnaval: blocos tradicionais, como a Banda do Siri, na Zona Norte, além de carnaval de rua, carnaval de bairro, carnaval para crianças, para pessoas idosas, para comunidades tradicionais e festas culturais diversas.”

BANDA DO SIRI
Criada em 1988 pelos amigos Fábio Lima, Ribeiro Dantas, João Alfredo e Hélio Rocha, a Banda do Siri nasceu do desejo de fortalecer o carnaval na própria comunidade. A ideia surgiu após a participação do grupo na Banda do Cajueiro, em Pirangi, quando perceberam que muitos veranistas da Redinha se deslocavam para outras localidades por falta de um bloco estruturado no bairro. Ao retornarem, decidiram criar uma banda genuinamente redinhense, consolidando uma tradição que atravessa gerações.
Ao longo de mais de três décadas, a Banda do Siri desempenhou papel fundamental na valorização de um carnaval democrático e acessível. Sem cordas, abadás ou restrições, o bloco mantém viva a essência da folia popular, onde cada participante é livre para vestir sua fantasia e celebrar à sua maneira.
O fundador e diretor da Banda do Siri, Fábio Lima, comemorou o reconhecimento institucional. “Nossa alegria está viva há 37 anos nas ruas da Redinha, agora contando com o apoio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. Pela primeira vez, um bloco desta praia conseguiu esse patrocínio. Isso se deve à ampliação das leis de incentivo cultural promovida pelo Governo do Estado”, celebrou.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

Deixe um comentário