Marca Maxmeio

Notícias

IMG_7691

[nggallery id=1810]

 

Por Rosinaldo Vieira

 

O carnaval de Macau 2014 também se traduz nas dezenas de blocos de rua que resgatam a tradição do carnaval de se unir a amigos, vestir uma fantasia ou uma camisa padronizada e percorrer diversas ruas, seja puxado por orquestras de metais ou trios elétricos. Tem o bloco dos idosos, das crianças, da Vitória, o bloco das Mulatas, o Cordão da Fantasia, considerado um dos maiores da cidade e que sai na segunda-feira puxado por muito frevo.

Um destes desfiles na rua aconteceu nesta segunda-feira carnavalesca em pleno pingo do meio dia, com o sol a pino, dando uma energia a mais aos foliões do bloco Estrela do Sertão, que saiu da rua João Amaral com cerca de 150 componentes para um percurso de aproximadamente três quilômetros de extensão.

Segundo o presidente do bloco, Lindenberg Moura, o Berguinho, ele e seus companheiros de festa já desfilam pelas ruas de Macau há três anos. “Inclusive, fazemos até uma prévia uma semana antes de sair às ruas num dia à noite na praia de Camapum, já para ir esquentando as turbinas para a tão esperada festal”, disse o presidente Berguinho.

O dirigente do Estrela do Sertão explicou que o bloco, assim como a maioria dos outros, surgiu da união de amigos, que também fazem parte de uma quadrilha junina de mesmo nome. “Foi a partir da quadrilha junina Estrela do Sertão, que também organizo, que junto com os demais componentes, resolvemos estender nossas atividades para brincar o carnaval com um bloco, que graças a Deus tem dado muito certo”, disse Berguinho.

 

Comparação com outras cidades

Entre os componentes do Estrela do Sertão, o deputado estadual George Soares (PR), que está percorrendo várias cidades do interior do Rio Grande do Norte para acompanhar a folia e uma delas foi Macau. “Nos últimos dias já percorri em nosso estado cerca de 1.200 quilômetros, passando pelos municípios de Caicó, São João do Sabugi, Parelhas, Apodi, São Rafael”, disse o deputado George Soares.

Nesta segunda-feira (4 de março), além de Macau ele ainda vai para a cidade de Assu. “Com certeza o carnaval de Macau é o maior do Rio Grande do Norte. E eu digo como testemunha ocular, pois percorri várias cidades potiguares como Apodi e Caicó, que se especula tenha um público estimado em até 70 mil pessoas nas ruas, enquanto como foi noticiado na imprensa, Macau chega a mais de 200 mil pessoas. Parabéns ao prefeito Kerginaldo Pinto por conseguir organizar uma festa desta dimensão sem maiores problemas”, destacou o deputado George Soares

Deixe um comentário