Marca Maxmeio

Notícias

_MG_5612

[nggallery id=2066]

 

Rosinaldo Vieira – Portal O Momento

 

Um ato ecumênico entre representantes dos católicos, espíritas e evangélicos, de cima do trio elétrico, deu início por volta das 17 horas deste domingo (21.12), a 4ª Caminhada pela Paz de Natal, realizada no trecho entre a avenida Itapetinga e o ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal, onde foi realizado o show do ativista da paz, o cantor Nando Cordel.

 

Vestidos com camisetas brancas e lenços também brancos na cabeça ou nas mãos acenando, pelo menos três mil pessoas pediam paz e não a violência por todo o trecho da caminhada.

 

Homicídio

Coincidentemente ou não, no mesmo dia da caminhada, um homem que seria presidiário e que estaria cumprindo o regime semiaberto, foi assassinado por volta das 7h30 da manhã em uma parada em frente ao ponto de saída da caminhada na avenida Itapetinga.

 

A dona de casa Nilda Vitorino mora em frente a parada de ônibus onde ocorreu o homicídio e além do local do crime, observava na calçada com sua família a passagem da caminhada pela paz. “Eu acordei hoje pela manhã com os tiros e quando sai, vi o corpo estirado na parada de ônibus. Sinto-me assustada, pois a violência chegou à porta de minha casa”, disse a dona de casa Nilda Vitorino.

 

A coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), coronel Margarida Brandão Fernandes, projeto da Polícia Militar do RN (PM/RN) que realiza o combate às drogas, levando PM´s às escolas para realizar palestras de prevenção aos estudantes, falou da importância de se buscar a paz. “O Proerd combate a violência buscando afastar às drogas do meio dos jovens e um evento como este promove a cultura da paz, fazendo as pessoas despertarem para não violência”, disse a coordenadora do Proerd.

 

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Paulo César Ferreira da Costa, disse que esta caminhada é um momento de transmitir para sociedade o clamor da paz. “Um movimento como este é uma semente que plantamos, que se regada pode promover a paz e mudar os índices de violência na sociedade”, disse o secretário Paulo César.

 

A secretária adjunta de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Natal, Vera Raposo Fonseca, disse que este movimento é importante para se combater com mais eficiência o aumento da violência. “Só neste ano de 2014 já foram assassinadas cerca de 120 mulheres no RN, mais do que em 2013 que se chegou a 114 mulheres mortas de forma violenta, muitas delas através da violência doméstica por seus companheiros”, disse Vera Raposo.

 

Minuto de silêncio

No meio do percurso da caminhada, o coordenador do Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz) da Bahia, Clóvis Nunes, pediu que todos os participantes fizeram um minuto de silencia pelas vítimas da violência que só no RN chegará ao final de 2014 com cerca de 2 mil pessoas mortas de forma violenta e no Brasil a mais de 50 mil vidas desperdiçadas. Em seguida a cantora baiana Márcia Porto cantou uma Ave Maria, assim como todas as outras músicas tocadas faziam alusão a paz.

 

A cantora Márcia Porto, inclusive, foi vítima de um assalto na saída de sua residência no bairro Cidade Nova em Feira de Santana, interior da Bahia, onde mora, fato ocorrido neste sábado (20.12), dia anterior à caminhada. No momento do assalto a cantora se preparava para viajar para o Rio Grande do Norte, para cantar nesta caminhada.

 

Ativista da paz, a cantora Márcia Porto milita há vários anos ao lado do MovPaz,. Além de voluntária, ela é cantora oficial do projeto há vários anos, onde participa de shows e ações pela paz em todo território nacional.

 

Nando Cordel

A caminhada foi encerrada com o show do cantor Nando Cordel. “É muito importante esta caminhada da paz, pois mostra que podemos fazer algo para mudar o mundo com atos que começam em casa e a partir dai são levados para as ruas”, disse o cantor Nando Cordel, que em alguns momentos estava ao lado da secretária municipal de Educação, Justina Iva, organizadora do evento. “Não podemos fechar os olhos para tanta violência. Temos que tomar uma atitude como esta caminhada e mudar a cultura da violência pela paz”, disse Justina Iva ao lado do coordenador do MovPaz, Clóvis Nunes.

 

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores