Notícias
20 de abril às 00:22
Cantigas de roda
[nggallery id=1002]
Nesta quinta-feira, (19), aconteceu na Potilivros da Av. Salgado Filho o lançamento do livro da Profª Dra. Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Cantigas de roda, o estético e o poético e sua importância para a educação infantil. A autora, cuja identidade é marcada pelo lúdico, o estético e o poético, mostram-nos como as Cantigas de roda introduzem a criança num universo de alegria, prazer e liberdade, através das quais ela sente o verdadeiro prazer de brincar, e como atividades coletivas e partilhadas, favorecem a educação social e afetiva da criança. Murmuradas, cantadas, jogadas, dançadas, esses pequenos poemas embalam a infância da criança, ligando-a à cultura, proporcionando-lhe momentos privilegiados de emoções partilhadas. É através deste folclore infantil que a criança dá seus primeiros passos no mundo da literatura, da arte, do canto, da dança. Como a autora mostra em sua obra, a criança entra em contacto com uma grande variedade de gêneros, cada um ocupando sua função e lugar específicos em seu universo afetivo. Cada cantiga tem sua história, cujo desdobramento narrativo permite explorar fortes e contrastados sentimentos, passar do medo e do espanto ao maravilhoso. Essas pequenas composições exercem forte atração sobre a criança, oferecendo-lhe momentos de grande prazer, pela impregnação de seu ritmo, pela magia da melodia e das rimas. Enfim, um mergulho da criança no poético e no estético. Bem-vinda, portanto, esta obra sobre Cantigas de roda. Possam nossos educadores saber explorá-la para que aquele mundo de encantamento, alegria e prazer com que as crianças tanto sonham, se concretize em seu processo educativo.
O livro está a venda em www.editoracrv.com.br e no dia 10 de maio deste ano, as 19 horas terá uma noite de autógrafos na Siciliano do Shopping Midway Mall.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
3 comentários em “Cantigas de roda”

-
16 de setembro às 09:39
Prefeitura de Natal inaugura novo espaço do Centro Municipal de Trabalho e Emprego na Ribeira
-
15 de setembro às 09:45
Mega Help 2025 reúne jovens no Palácio dos Esportes em Natal
-
14 de setembro às 00:33
Ôxe Triatlo 2025 Natal aconteceu neste sábado com grande número de atletas
-
11 de setembro às 17:11
Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece reportagens sobre empreendedorismo no RN
Lindo livro e uma bela cobertura fotográfica. Parabéns!
Grata a todos os presentes na lançamento do meu livro, em especial aos amantes da sabedoria, pois cantigas de roda não são apenas cancioneiro infantil, sem origem, sem autoria, dentro outras conotações mais folclóricas. Cantigas de roda são poemas e poesias cantadas em que a linguagem verbal (o texto), a música (o som) e a coreografia (o movimento) e o representar ( o teatro) se fundem numa única atividades lúdica. Tem origem na Idade Média com os trovadores, homens intelectuais que retratatavam a história da humanidade, destacando a dialética da vida social, espiritual, dos valores e a dos romances. É uma brincadeira completa por isso que é importante para a Educação Infantil.
A professora do bem Audenora é uma alma maravilhosa, ativa, produtiva e do BEM total, deixa nosso planeta mais feliz, sempre, parabéns do BEM alma iluminada e grato a Canindé Soares pela presença sempre carinhosa