Marca Maxmeio

Notícias

Seguranca_0398

 

 [nggallery id=1812]

Por Rosinaldo Vieira

 

O carnaval 2014 da cidade de Macau foi considerado tranquilo pelos responsáveis pelas áreas da segurança e saúde pública e pelo prefeito Kerginaldo Pinto, confirmando que foi um evento de paz e sem casos de violência mais graves.

O titular da 5ª Delegacia Regional de Macau, delegado Delmontie Falcão, disse que da sexta-feira (28 de fevereiro), até às 6h30 da manhã desta quarta-feira de cinzas (5 de março), foram registrados 112 Boletins de Ocorrência (BO´s). Teve ainda cinco flagrantes, divididos em porte ilegal de arma e violência doméstica.

Um dos casos ocorridos durante a folia foi a prisão do soldado da Polícia Militar Bruno Cruz, que mora em Natal e estava de folga durante o carnaval. Ele foi preso com um carro roubado, um Honda Civic, de placas MZU 2078 – Parnamirim – RN.

Segundo o delegado Delmontie Falcão, após se envolver em um acidente de trânsito, ele chegou a sacar uma arma contra o outro motorista, sendo identificado depois que estava dirigindo um veículo roubado em Natal em novembro do ano passado. Detido, o soldado Bruno Cruz foi solto depois de pagar fiança e já voltou para capital. O veículo ainda continua estacionado na calçada da delegacia de Macau.

“A maioria dos BO´s registrados foi de perda de documentos, além de outros casos de briga de rua, violência doméstica. Não tivemos casos de assassinatos ou acidentes de trânsito de maiores proporções. A ação efetiva da PM nas ruas e a blitz montada na entrada da cidade preveniu a entrada de armas e drogas. Considero que tivemos um período de carnaval muito tranquilo em Macau”, afirmou o delegado Delmontie Falcão.

O assessor de segurança da Prefeitura de Macau, André Silva, considerou que a parceria entre as Polícias Militar e Civil, com o apoio logístico da prefeitura contribuiu para a tranquilidade durante os dias da folia. “Montamos um sistema de comunicação eficiente para prevenção e combate à violência, que resultou numa festa que se pautou pela paz e normalidade”, disse André Silva.

 

Saúde

O coordenador do hospital municipal Antônio Ferraz, Adelson Queiroz também considerou tranquilo o período de carnaval na “Terra do Sal”. “A estrutura que montamos para a festa comportou bem o aumento da demanda de milhares de pessoas a mais na cidade. Não tivemos problemas coma falta de materiais, medicamentos, médicos”, disse Adelson Queiroz. Ele informou ainda que para atender aos foliões foram montados leitos extras, passando de 12 para 30, além de um médico de plantão a mais, ficando três por dia e ainda uma ambulância a mais do SAMU, passando para duas de plantão.

“Também não tivemos a entrada de nenhuma pessoa vítima de arma de fogo, apenas casos de arma branca, como facas. Um destes foi uma mulher de 19 anos ferida com uma facada no tórax depois de se envolver em uma briga por volta das 16h da terça-feira (4 de março), logo no início do arrastão dos trios do mela-mela”, disse, afirmando que como o carnaval na cidade só termina no final desta quarta-feira de cinzas, somente a partir desta quinta-feira (6 de março), será possível divulgar uma estatística dos atendimentos. Ainda segundo o coordenador Adelson Queiroz, a jovem ferida de faca foi atendida e encaminhada para o hospital Walfredo Gurgel, sem apresentar risco de morte. A divulgação de seu nome não foi autorizada.

O secretário municipal de saúde, Aparecido Coutinho, disse que este resultado positivo foi fruto de todo um planejamento prévio. “Dimensionamos nossa estrutura pública de saúde para comporta o grande aumento de pessoas nas ruas, para que não houvesse nenhum problema que prejudicasse o atendimento às pessoas. Daí o resultado positivo alcançado”, disse o secretário Aparecido Coutinho.

 

Polícia Militar

O major André Luis Fernandes da Fonseca, comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar em Macau, acompanhou todos os dias da festa até o seu encerramento às 6h30 da manhã desta quarta-feira de Cinzas, no largo Cultural de Eventos Mestre Avelino com o show da banda Grafith e considerou também o carnaval sem incidentes mais graves.

“Para garantir a segurança dos foliões colocamos nas ruas 350 PM´s, entre cavalaria, Rocam (motos), BPChoque, o que garantiu temos um carnaval de paz e tranquilidade. Colocamos os PM´s em pontos estratégicos da cidade, como próximo ao trio da banda Grafith, o que contribuiu para evitar a violência”, disse o major Fernandes.

O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, também acompanhou o encerramento do carnaval até o final do show do Grafith no largo de eventos. Do camarote da prefeitura ele fez uma avaliação do que considerou o carnaval da paz. “Conseguimos realizar um evento de grandes proporções com milhares de pessoas nas ruas, nos blocos, no mela-mela, na praia, nas praças, com uma programação para todos os gostos e que foram bem atendidas pela estrutura que montamos. Me considero bastante satisfeito com o resultado alcançado, pois todo o planejamento prévio surtiu efeito e todos os números anunciados pelos setores de segurança e saúde, confirmam que alcançamos nosso objetivo de realizar um carnaval animado com paz e harmonia na cidade”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto.

 

Deixe um comentário

2 comentários em “Carnaval de Macau termina com dados positivos na segurança e saúde

  1. Parabéns! Rosinaldo Vieira pelo seu grande e estimoso profissionalismo, eu o admiro muito saiba disso e recomendo seu trabalho a qualquer ag~encia ou empresa que necessite dos seus serviços de jornalismo competente. Amo voce não se esqueça

  2. erivan queroz disse:

    Foi ums dos melhores que passei na minha vida,muito massa e tranquilo,ameiiiiiii