Marca Maxmeio

Notícias

_MG_3763

A Casa da Ribeira celebra seus 14 anos de atividades com muitas novidades. Neste 6 de março, data que marca o aniversário da Casa, serão conhecidos os quatro premiados no edital Cena Jovem. O evento terá também a apresentação do espetáculo “A Ida ao Teatro”, do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 19h. O evento começa às 20h.

 

Como um dia é pouco pra comemorar 14 anos de história, a Casa da Ribeira está preparando mais atividades para a sua programação de aniversário: nos dias 13, 14 e 15 de março, a Casa recebe as peças “Jacy” (grupo Carmin) e “Bestiário” (Vinicius Souza, MG); a performance de dança “Etéreo” (René Loui); e a Leitura dramática “Três Tigres Tristes”. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

 

Celebrando seus 14 anos em 2015, a Casa da Ribeira começou o ano lançando o Projeto Cena Jovem, iniciativa que busca abrir as portas para artistas do RN, oferecendo prêmios de R$ 30 mil para cada um dos quatro grupos ou coletivos que serão escolhidos para o fomento de novos espetáculos. Os selecionados serão divulgados durante o evento de aniversário da Casa.

 

Patrocinado pela Petrobras, Governo Federal e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto inclui ao todo 64 ocupações do teatro da Casa da Ribeira, entre outras vantagens.

 

“Recebemos 50 projetos para o Cena Jovem. A excelente adesão ao edital demonstra quanto o projeto é pertinente para a rede produtiva do estado do RN. Ao apostarmos no fomento todos ganham: ganham os artistas que terão recursos para montagens inéditas, ganha a Casa da Ribeira que poderá permanecer aberta com uma programação diversa e ganham principalmente os públicos que terão oportunidade de refletir e se emocionar com os quatro espetáculos em cartaz a partir de agosto”, analisa Gustavo Wanderley, Diretor de Planejamento e Projetos da Casa da Ribeira.

 

História

 

Inaugurado no dia 6 de março de 2001, o Espaço Cultural Casa da Ribeira ocupa um casarão com 102 anos de história (construído em 1911). A Casa está localizada no bairro da Ribeira, em Natal RN, localidade recentemente tombada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

A Casa da Ribeira comporta no prédio histórico um teatro com 164 lugares, uma sala de exposições, um Laboratório de Ideias – LABi, um Acervo Literário com mais de 1.400 títulos e um café cultural. É um espaço que valoriza as temporadas de grupos e artistas, e tem como foco o desenvolvimento humano através das artes, entendendo às apreciações artísticas como importantes oportunidades de conhecimento e convivência.

 

Nesse sentido, a Casa da Ribeira tem como prioridade elaborar projetos para o acesso facilitado de públicos à programação do centro cultural. Esse olhar para o “público” é parte do amadurecimento de seu papel enquanto Instituição Cultural e é um dos aspectos mais importantes da trajetória de 14 anos de funcionamento.

 

“Em 14 anos passamos por muitas fases, mas acredito que o maior aprendizado foi ter entendido que a nossa missão prioritária é conjugar o binômio Educação-Cultura com foco nos públicos”, afirma o Presidente e Diretor Artístico da Casa da Ribeira, Henrique Fontes.

 

O espaço cultural foi idealizado por iniciativa do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e, desde 2001, é administrado por um grupo de artistas e produtores, através de uma associação cultural com personalidade jurídica própria.

 

A Casa da Ribeira foi erguida graças ao apoio da iniciativa privada, com investimentos diretos e através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet. É uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.

 

Rua Frei Miguelinho, 52

 

Testemunha de muitos fatos, o casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho nasceu como uma modesta hospedaria em 1911. Os moradores mais antigos da Ribeira contam que, no primeiro andar, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas. Tempos depois, o casarão foi transformado em oficina de navios, sendo posteriormente, por muito tempo, a Padaria Palmeiras, uma das principais panificadoras dos bairros da Ribeira e das Rocas.

ão podia faltar teatro no dia do aniversário da Casa da Ribeira. Por isso, no evento do dia 6 de março, o Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias apresenta o espetáculo “A Ida ao Teatro”. A peça conta a história de um casal que, vivendo sob o mesmo teto há anos, fazendo sempre as mesmas coisas e sempre discutindo em torno das mesmas questões, se vê repentinamente diante de algo que pode alterar sua relação tediosa: uma ida ao teatro.

 

O espetáculo é uma divertida história de Karl Valentin, adaptada pelo grupo “Facetas…”, que apresenta cobranças mútuas e frustrações comuns da vida conjugal, levando o espectador ao riso e à reflexão sobre a difícil tarefa da vida a dois e o lugar do teatro na sociedade.

 

No elenco Rodrigo Bico vive o Marido (Luiz Otávio) e Enio Cavalcante a Mulher (Marta). O detalhe é que esta é a primeira apresentação de Rodrigo Bico como ator depois de ter assumido a presidência da Fundação estadual de Cultura José Augusto. O gestor continua ator.

 

 

Serviço

 

Aniversário de 14 anos da Casa da Ribeira
[ Resultado Cena Jovem + Espetáculo “A Ida ao Teatro” – Facetas, Mutretas e Outras Histórias ]
Data: sexta-feira, 6 de março de 2015
Horário: 20h
Entrada: gratuita (ingressos podem ser retirados a partir das 19h)

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores