Marca Maxmeio

Notícias

29 de novembro às 23:54

CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAZ

XXIII CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAZ SOBRE A PAZ

Doze estudantes de escolas públicas e particulares dos estados do Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco, conquistaram a primeira etapa para se tornarem artistas internacionalmente reconhecidos, vencendo a competição em nível local do XXIII CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAZ SOBRE A PAZ, patrocinados pelo Lions Clubes Natal Ponta Negra, Reis Magos, Potengi, Lagoa Nova Açú, São Bento, Catolé do Rocha e Petrolina Centro.

Os cartazes estão entre os 350.000 inscritos de todas as partes do mundo no Concurso de Cartaz sobre a Paz de Lions Clubes Internacional. O Lions Clubes Internacional patrocina este programa há 23 anos para enfatizar a importância da paz mundial para os jovens do mundo todo. “Vivemos um tempo em que o ‘bullying’, a violência e a intolerância marcam a convivência entre os jovens. Possibilitar que reflitam sobre a temática da paz torna-se extremamente relevante”, opina a professora Cláudia Santa Rosa, Coordenadora do Concurso.

Nesta segunda-feira (29) os doze cartazes foram expostos no Salão Nobre Deputado Paulo de Tarso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, das 9 às 17 horas. Às 15h30 a comissão julgadora composta pelo artista plástico Dorian Gray Caldas, jornalista e Presidente da Casa do Bem Flavio Rezende, Repórter Fotográfico Canindé Soares e educadoras Terezinha Bezerra e Adeilza Bezerra, escolheu o cartaz que irá representar o Distrito LA-5 nas próximas duas etapas do Concurso. O Distrito LA-5 reúne 48 clubes de Lions dos três estados e a expectativa e de ampliação da participação das escolas nas próximas edições, justamente pela pertinência da temática da paz à formação do cidadão da contemporaneidade.

Além do cartaz, cada participante escreveu uma frase, expressando o que pensa sobre a paz ou o que lhe inspirou durante a produção.


Cartaz Vencedor

A adolescente Sara Cristina Batista, 13 anos, aluna da Escola Municipal Profa. Josefa Botelho, localizada em Ponta Negra, Natal/RN, foi a grande vencedora. O seu cartaz foi escolhido pela originalidade, o mérito artístico e a representação do tema do concurso “Visão sobre a Paz”. O Distrito LA-5 homenageará a vencedora pela destacada participação no concurso.

Sara expressou toda sua alegria, pois estava presente no momento do anúncio do seu cartaz como vencedor. Para ela “Paz é um bem indispensável para a vida.”

No final, etapa internacional, serão selecionados um vencedor do grande prêmio e 23 vencedores do prêmio de mérito. O grande prêmio inclui US$ 5.000, mais uma viagem para o vencedor e dois membros da sua família a Nova York, EUA, para participarem da cerimônia de premiação durante o Dia do Lions com as Nações Unidas. Os 23 vencedores do prêmio de mérito receberão um certificado e US$500. A torcida a partir de agora é para Sara Cristina chegar à final internacional.

“Acompanho esse Concurso faz alguns anos. Sempre há exemplos de criatividade entre os estudantes e talentos que são revelados. O Concurso também evidencia a necessidade de algumas escolas e secretarias de educação investirem mais na arte. É evidente que estes jovens têm idéias claras sobre o que a paz representa para eles. O Lions fica orgulhoso de proporcionar esta oportunidade para que eles compartilhassem as suas visões,” destaca Cláudia.


Sobre o Lions

O Lions Clubes Internacional é a maior organização de clubes de serviços do mundo, laica e apartidária, quase um milhão e meio de associados em aproximadamente 46.000 clubes, em 206 países ou regiões geográficas. Desde 1917, os Lions clubes têm prestado assistência aos cegos e deficientes visuais e firmaram o compromisso de servir as comunidades e jovens em todo o mundo.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores