Marca Maxmeio

Notícias

Governadores apresentam potencialidades da região para a transição energética e buscam financiamento para preservar bioma e conter a desertificação

Tendo como missão atrair investimentos para projetos na área da transição energética e financiamento externo para proteção da Caatinga, uma delegação de governadores de estados nordestinos participa nesta segunda-feira (13) do World Hydrogen Summit, maior e mais importante congresso global de hidrogênio e sua cadeia produtiva, em Roterdã, na Holanda, primeira rota da agenda internacional do Consórcio Nordeste, que inclui ainda Bélgica e Alemanha.

A agenda de hoje começou com uma reunião com empresas do setor e uma visita da delegação ao estande da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos -, tendo à frente a governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste.

Depois, a delegação participou de uma exposição, feita pela Agência Empresarial Holandesa (Netherlands Enterprise Agency) sobre parcerias na implantação de portos verdes. O Governo do RN vem buscando parcerias para a construção do Porto-Indústria Verde em Caiçara do Norte, considerado essencial para a produção de energia eólica no mar e de hidrogênio verde, além de incentivar o crescimento da mineração, fruticultura, pesca, sal e da cadeia de petróleo e gás.

“O Nordeste tem potencial incomensurável para promover o desenvolvimento nas mais diversas áreas de descarbonização da economia, principalmente na produção de energias renováveis e sua cadeia produtiva. Será uma excelente oportunidade para posicionar estrategicamente o Rio Grande do Norte e o Nordeste nesse novo mercado mundial”, disse a governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste.

O total de investimentos em novos projetos de geração de energia no Rio Grande do Norte, outorgados no ano passado, somam 22,5 bilhões, dos quais R$ 17,1 bilhões em energia solar e R$ 5,4 bilhões em eólica.

O governador de Alagoas, Paulo Suruagy Dantas, destacou a importância da agenda. “Estamos aqui não só para mostrar o que Alagoas tem feito, mas para aprender e levar para nosso estado o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia de hidrogênio e energias renováveis”, disse Paulo Dantas, destacando o compromisso do Nordeste com o desenvolvimento sustentável e lembrando que a região foi a que teve o maior crescimento econômico no ano passado, “feito que será repetido em 2024.”

Também participam da 2ª Missão Internacional do Consórcio Nordeste, os governadores Jerônimo Rodrigues (BA), Elmano Freitas (CE), Paulo Dantas (AL), Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, além de representantes da Sudene, Apex Brasil, BNDES e Itamaraty. 

Fonte: Assecom-RN

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores